O Museu de Arte Sacra do Pará

You may also like...

20 Responses

  1. Muito interessante esse museu.Já visitei alguns museus de arte sacra e sempre há coisas interessantes e novas.
    Adorei a foto com o vitral no fundo.

    • É sempre uma forma a mais de conhecer a cidade a partir de seus museus.

      E esse de arte sacra tem tudo a ver com as origens de Belém, aprendemos mais sobre a criação da cidade a partir dp acervo.

      Obrigada por acompanhar a nossa família!

  2. Vitor Martins disse:

    Que lugar fantástico e cheio de história. Adorei conhecer, um dia quero muito ir.

  3. Marcia disse:

    Não tinha visto nada sobre o Museu de Arte Sacra do Pará, antes. Confesso que gosto mais de observar arte sacra em igrejas, nos museus eu nunca gostei, engraçado, né? Acho que fica descontextualizado…

    • O interessante desse museu é que ele é integrado a uma igreja, Marcia.

      Dessa forma, parte do acervo fica na parte superior da igreja, de onde vemos o altar, dessa forma não fica fora do contexto do tema, rs.

      Obrigada pela visita!

  4. Não sendo uma pessoa religiosa, não deixo de apreciar tudo quanto é arte… e a sacra tem uma fantástica tradição secular que vale a pena ser apreciada.

    • Penso que independente de crenças, a religião de cada lugar se confunde com a própria histórica daquele povo, Rui.

      Sempre há beleza e aprendizado quando respeitamos o outro e procuramos ver pelo seus olhos.

      Obrigada por nos visitar!

  5. Suriàn disse:

    Não sou muito adepta dos museus, mas adoro arte. Achei super interessante este museu de arte sacra do Pará. Confesso que nunca tinha ouvido falar dele.

    • O museu de Arte Sacra faz parte do circuito da cidade velha de Belém, por isso concentra uma coleção que conta a história do começo da cidade, Suriàn, mais uma forma de conhecer melhor a capital paraense.

      Obrigada por acompanhar a nossa família!

  6. Cintia Grininger disse:

    Amo museus e adorei essa combinação de arte sacra e indígena juntas. Bem a cara do Brasil, especialmente do Norte e Nordeste.

  7. ferscafi disse:

    Eu seeempre entro em todas as igrejas que vejo pelo caminho em viagem pq costumam ser lindas como essa! E tb para descansar os pés rs. Confesso que já estou cheia de museus de arte sacra, mas pode ser um bom passeio durante um período de chuva por exemplo!

    • O acervo desse museu está ao lado de uma igreja e é muito interessante andar pelos seus corredores e descobrir vários pontos de vista da igreja, Fer.

      Outra informação importante é que o museu é refrigerado, já que Belém é bem quente, rs.

      Obrigada pela visita!

  8. Marcela disse:

    Eu sempre fico em dúvida se vale a pena ou não visitar certos museus, mas esse de arte sacra no Pará você já deixou bem claro que vale sim! FIquei morrendo de vontade de ir. Obrigada por compartilhar.

  9. angiesantanna disse:

    não cheguei a visitar o museu da arte sacra do para, mas pelo q eu vi auqi no post tem muita coisa bonita. os paraenses sao bem religiosos ne!

  10. Gustavo Albuquerque disse:

    Olá! Parabéns pelo seu post! Eu realmente adorei, principalmente as fotografias que são incríveis. Eu gostaria de fazer uma pergunta durante o seu tour pelo museu. Os guias ofereceram informações mais específicas sobre essa grande escultura da pietà, como por exemplo; o século em que a obra foi produzida, nome do artista ou o material utilizado na produção? Já estudei muitas fotografias dessa peça, mas continuo em dúvida entre gesso ou madeira policromada. Já fiz inúmeras pesquisas a respeito dessa peça, mas infelizmente não encontrei quase nada sobre ela.

    • Oi, Gustavo, tudo bem?!

      Infelizmente não tenho essa informação pois a guia só ficou em um trecho do museu com a gente.
      Acho que inclusive essa peça não tinha identificação na época.
      Mas sugiro que entre em contato com o museu que eles certamente tem isso catalogado.

      Obrigada pela visita, volte sempre!

Deixe uma resposta