Aeroporto internacional na Serra da Capivara ainda sem previsão de voos comerciais
Inaugurado em 2015, o aeroporto fica em São Raimundo Nonato, no Piauí
É verdade, a Serra da Capivara tem sim um aeroporto internacional, o que seria a maneira ideal de acesso dos turistas à região. Seria.
Mas antes de explicar os detalhes sobre o assunto, vamos lembrar a importância desse lugar.
Que o Parque Nacional Serra da Capivara reúne a maior concentração de sítios pré-históricos do Brasil e é um destino imperdível você já sabe porque a gente te contou aqui no blog e em todas as nossas redes sociais.
O parque é o primeiro do país criado no bioma Caatinga e reúne descobertas arqueológicas em suas quatro serras.
Parte desse conhecimento está exposta em dois museus: o do Homem Americano e o da Natureza, inaugurado no final de 2018.
Mas para conhecer esse destino incrível no sertão do Piauí, reconhecido Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e que em 2019 completou 40 anos, muitos turistas ainda esbarram na dificuldade de acesso.
É que o aeroporto mais próximo com voos comerciais fica em Petrolina, em Pernambuco, há 304 km.
Já o município de São Raimundo Nonato, que ostenta o título de portal da Serra da Capivara, até tem um aeroporto internacional prontinho, mas ainda sem voos comerciais.
Nós fomos lá conferir porquê.
Aeroporto internacional na Serra da Capivara ainda sem voos comerciais
Parece inacreditável, mas toda essa infraestrutura, com espaço para o check in de cinco companhias aéreas, só está recebendo voos fretados particulares.
O aeroporto foi inaugurado em 2015 e do alto, tem o formato do símbolo do parque nacional, uma pintura rupestre de um veado.
Além de bonito, com obras de arte nas áreas comuns, o aeroporto tem ainda uma praça de alimentação e espaço para várias lojas no térreo.
No primeiro andar já está tudo pronto para a o funcionamento da parte administrativa do aeródromo e salas destinadas aos órgãos federais como a ANVISA e a Polícia Federal, além de um observatório, com visão para parte da pista de pouso e decolagem e pátio de aeronaves.
Explicações
De acordo com a Esaero, empresa privada que administra o aeroporto, para que esteja totalmente pronto para atrair empresas aéreas, o local ainda precisa de um posto de abastecimento de combustível de aeronave.
A Diretora de Planejamento e Qualidade da Esaero, Liziane Martins, também informou ao blog que duas empresas aéreas já demonstraram interesse em operar no aeroporto, mas depende do Governo do Piauí fazer a articulação para que as companhias iniciem rotas para São Raimundo Nonato.
Nós procuramos a Diretora de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, da Secretaria de Turismo do Piauí, Carina Câmara.
Ela confirmou que o aeroporto ainda não tem previsão de funcionamento total, “será feita uma reforma de ampliação da pista do aeroporto para 2.400 metros inicialmente, para poder receber aeronaves maiores. Está sendo estudada a possibilidade de uma PPP (parceria público-privada) para o aeroporto”, declarou Câmara.
A Diretora do Prodetur reconheceu ainda que precisa ser feita uma ação para atrair os turistas brasileiros e estrangeiros e que estão sendo pensadas possibilidades para isso.
Enquanto as coisas não acontecem, o aeroporto continua subutilizado, dificultando a chegada de turistas do Brasil e do mundo a esse destino nacional.
Nós do Família que Viaja Junto ficamos na torcida para que os responsáveis da iniciativa privada e do Governo do Estado do Piauí não permitam que o Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato se transforme num elefante branco em pleno acesso a uma região vocacionada para a pesquisa e o turismo.
Essa viagem foi realizada em parceria com:
Agência Trilhas da Capivara: trilhas@trilhascapivara.tur.br
Guia: Eliete Silva (@eliete_guia)
Pousada e restaurante: Trilha da Capivara.
Como chegar à Serra da Capivara:
São Raimundo Nonato fica no sertão do Piauí, mas o acesso mais próximo é por Pernambuco.
A cidade dispõem de hotéis, mas se sua intenção é visitar a Serra da Capivara temos uma boa opção nesse post.
Como o aeroporto de São Raimundo ainda não tem voos comerciais, o acesso à cidade pode ser pelo aeroporto do Petrolina, em Pernambuco. Lá você pode alugar um carro e viajar 304 km até São Raimundo Nonato, via BR-235 e BR-324.
Para outras dicas de roteiro na Serra da Capivara clique aqui.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular para uso fora do Brasil e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Para salvar essas informações, clique no pin.
Caramba, parece-me um tremendo desperdício. Um aeroporto novo, tão bem organizado, limitado aos voos privados. Tomara que o governo local consiga alterar isso, a região ia ganhar bastante com voos comerciais.
É triste mesmo Ruthia e quando você pensa que toda essa estrutura está subutilizada desde 2015, aumenta a indignação.
E só quem perde é o turismo local, que poderia estar gerando muito mais emprego e renda com os visitantes, que certamente iriam visitar a região. Vamos torcer que se resolva.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Também estou aqui na torcida para que comece seu pleno funcionamento em breve, adoraria conhecer a Serra da Capivara. Adorei que o aeroporto tem a forma do símbolo do parque.
Muita gente como você também gostaria de conhecer Juliana, só que a falta de voos dificulta o acesso.
Imagine o quanto essa região iria receber de visitantes do mundo todo se o aeroporto estivesse em pleno funcionamento? Seria perfeito!
Obrigada por nos acompanhar!
Eu fico pensando o motivo por já não terem feito a pista da forma esperada para atender diferentes portes de aviões. As vezes eu acho que o pessoal não vê o quanto de dinheiro um turismo bem feito atrai.
Não dá mesmo pra entender Andrea, a não ser pela falta de planejamento ou descaso mesmo. E olho que estamos falando de um aeroporto internacional!
É um pena que a região esteja perdendo a oportunidade de aprimorar o turismo local, inacreditável!
Obrigada pela visita!
Um lugar tão lindo e com tanta dificuldade de acesso! Não entendo como todos os possíveis empecilhos não são pensados na fase de planejamento. Também na torcida para que entre em operação (real), o mais breve possível.
Só nos resta publicizar essa situação e torcer mesmo, Maria. Mas a solução tá demorando viu, parece mesmo que a coisa não foi planejada corretamente.
Tomara que a gente possa voltar aqui pra divulgar o início da operação.
Obrigada por nos visitar!
Caramba, coisas que parecem que só acontecem no Brasil. É realmente chocante saber que o Aeroporto internacional na Serra da Capivara existe mas não abriga voos comerciais 🙁
Eu fico envergonhada com essas coisas, Gabriela. Tantos recursos investidos para um subaproveitamento desse.
Impossível não se indignar com a falta de interesse no turismo, principalmente no interior do Nordeste. Fica aqui o meu protesto.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Uma pena né? Com esse aeroporto eu tenho certeza que cresceria o turismo na Serra da Capivara e que geraria muitos empregos
Com certeza absoluta que o aeroporto iria alavancar o turismo e a economia da região, Paula.
Imagine as possibilidades, sem falar que facilitaria muito também a chegada de pesquisadores do mundo inteiro, já que a região é rica em sítios pré-históricos e ainda há muito para ser estudado.
Obrigada por nos acompanhar!
Pena que seja tão complicado chegar lá sem um aeroporto. Fomentaria muito o turismo. Seria bom escrever para o Ministério do Turismo.
Pois é Luciana, mas como o aeroporto é privatizado, depende da empresa responsável e do governo do Estado do Piauí, inicialmente, articular e atrair as companhias aéreas.
Mas como está demorando tanto, quem sabe a instância Federal tome uma atitude definitiva para resolver logo essa situação. Seria ótimo!
Obrigada pela visita!
Pena esse desperdício que o Brasil teima em sempre ter. Ia ser ótimo para a região e para o país todo. Ia facilitar muito as viagens de muita gente. =)
Também ficamos tristes, Martinha, nós vimos o potencial da Serra da Capivara e acreditamos que é um destino que tem muito a oferecer.
Mas a dificuldade de acesso ainda é um entrave, por isso resolvemos fazer o post e buscar respostas. Esperamos que o cenário mude.
Obrigada por nos visitar!
A gente tem que lamentar muito que um lugar tão bonito ainda não esteja liberado para uso. E parece ser uma baita estrutura. Tomara que seja liberado em breve.
É pra lamentar mesmo, Klécia. A Serra da Capivara é um destino rico em belezas naturais e história, porém ainda pouco conhecido e visitado pela dificuldade de acesso.
Só nos resta tornar pública essa situação e esperar uma atitude dos responsáveis.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Poxa, uma pena que o aeroporto na Serra da Capivara ainda não esteja funcionando, li sobre as dificuldades do parque e ameaça de fechamento.
Ainda bem que o parque tá funcionando e recebendo bem os turistas, Natalia. Estivemos lá em Junho e nos surpreendemos com a estrutura e as opções de passeios.
Só falta agora os turistas conseguirem chegar pelo aeroporto, que também tem muito a oferecer, mas ainda precisa operar totalmente.
Obrigada por nos acompanhar!
Que tristeza saber que seria possível agilizar e muito a chegada na Serra da Capivara. Pior ainda é saber que a estrutura está pronta e ainda não pode ser utilizada pelas pessoas “normais”‘. Espero que em breve essa situação mude.
É uma tristeza ver o aeroporto todo estruturado e vazio, Victoria.
Imagine quantos visitantes do Brasil e do mundo poderiam conhecer essa região de forma mais ágil e fácil com voos diários ou semanais?
Também ficamos na torcida para que as cias aéreas vejam o potencial turístico dessa região. Tenho certeza que teriam retorno financeiro.
Obrigada pela visita!
O aeroporto ficou muito bonito, além de espaçoso. Seu aspecto reflete a identidade da região. Espero que o Aeroporto internacional na Serra da Capivara possa realmente contribuir para o acesso facilitado à Serra, queremos muito conhecer a região!
Nós também ficamos na torcida, Deyse, tá tudo pronto e estruturado, só falta o interesse das cias aéreas.
Tenho certeza que o turismo vai ser alavancado na região com os voos comerciais e você também vai adorar conhecer.
Obrigada por nos visitar!