Colônia Salesiana em Pernambuco, refúgio e Santuário
A Colônia Salesiana em Pernambuco fica no município de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife.
Localizada no meio da Mata Atlântica, em Jaboatão Centro, nos limites entre a zona rural e a zona urbana do município e a apenas 4 km da antiga sede de Jaboatão, a colônia é um refúgio no meio da cidade grande.
O espaço é utilizado para retiros, eventos religiosos e a romaria anual de Nossa Senhora Auxiliadora, além de ser um dos atrativos turísticos de Jaboatão dos Guararapes.
Também conhecida como Colônia dos Padres Salesianos, a Colônia Salesiana abrigada ainda o Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora.
Nesse post vamos conhecer mais sobre esse ambiente de paz e tranquilidade, que também recebe visitantes com agendamento.
História da Colônia Salesiana em Pernambuco
Em 1895, os padres salesianos compraram um antigo engenho da Colônia Barão de Lucena.
O objetivo era fazer uma casa de repouso para os religiosos italianos cuidarem da saúde, já que eles adoeciam com frequência no ambiente de alagadiço do Recife daquela época.
A desapropriação dos engenhos, segundo o historiador Reinaldo Carneiro Leão, teve a participação direta de Henrique Pereira de Lucena, o Barão de Lucena, (1835-1913), ministro da República no governo do Marechal Deodoro da Fonseca.
No início do século XX os religiosos abriram e mantiveram uma escola agrícola no lugar que recebeu o nome de Escola Agrícola São Sebastião, posteriormente renomeada Escola Municipal São Sebastião.
A inauguração da Escola São Sebastião aconteceu em janeiro de 1900, nos lotes 82, 83, 90 e 91 da antiga Colônia Suassuna.
Em março de 2006, o colégio passou a se chamar Escola Salesiana da Colônia e, no início, atendia em média 80 alunos do entorno em turno integral.
Os padres também construíram em cima de uma pedra do local o Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora.
A antiga casa de repouso onde religiosos salesianos doentes se recolhiam para recuperar a saúde, depois abrigou um seminário.
A Capela de São Sebastião, em atividade desde 22 de janeiro de 1905, não fica mais nas terras dos religiosos salesianos.
Estrutura da Colônia Salesiana em Pernambuco
Hoje na Colônia Salesiana funcionam uma escola de ensino fundamental gratuita para 700 alunos, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, a basílica e a casa de retiro aberta para grupos religiosos, com capacidade para 100 hóspedes.
Distante 18 quilômetros de Recife e a três quilômetros do atual Centro de Jaboatão, a colônia promove festas religiosas e é um ponto de romaria de católicos.
O local abre para encontros, casamentos e ensaios fotográficos.
Uma réplica da casa de São João Bosco, fundador dos Salesianos, também é um local de visitação.
A colônia conta ainda com uma grande área verde para a recreação.
Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora
Um Santuário em plena região metropolitana de Recife.
O Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora da Colônia Salesiana é uma das únicas Basílicas rurais do Brasil.
A construção é do início do século XX, com o lançamento da pedra fundamental do templo em 22 de janeiro de 1905, pelo arcebispo de Olinda e Recife Dom Luís Raimundo da Silva Brito e o Padre Lourenço Giordano.
Porém, a inauguração só aconteceu no dia 5 de dezembro de 1915, com a ajuda do Padre italiano Antonio Vellar.
A Basílica por fora
No meio da Mata Atlântica, a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora se sobressai sobre uma grande pedra, medindo 36,5 metros de comprimento, 22 metros de largura e aproximadamente 11 metros de altura.
O Santuário tem estilo romântico, com forma externa bizantina.
A planta é do engenheiro Domingos Delpiano.
Uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora com quatro metros de altura ergue-se majestosa no alto do frontispício (fachada).
Lembra a Basílica de Maria Auxiliadora dos Cristãos em Turim , na Itália?
O que acha?
A Basílica por dentro
O interior tem belas colunas de cor âmbar, coro e arcadas circulares.
No altar-mor de mármore, o nicho principal guarda uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, confeccionada no Tirol, na Áustria, a pedido do Padre Antonio Vellar.
A imagem é esculpida em madeira, pintada em cores naturais e tem 130 centímetros de altura.
A pia batismal começou a funcionar desde 1914 por concessão especial do bispo diocesano e foi um presente do doutor Gonzaga Macujé, que a retirou da capelinha do engenho de mesmo nome, em Jaboatão dos Guararapes.
As imagens de São João Bosco, de Santa Maria Mazzarello, de São Domingos Sávio e da beata chilena Laura Vicuña também estão em destaque na igreja.
A Basílica guarda ainda os restos mortais de alguns de seus fundadores e colaboradores, atualmente na sacristia.
Em 1916 o Santuário foi vinculado à Basílica de São Pedro, no Vaticano, e recebeu o título de basílica menor.
Essa vinculação concede aos visitantes as mesmas indulgências propiciadas pela Basílica Romana e atrai muitos romeiros, especialmente no mês mariano.
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
A gruta Nossa Senhora de Lourdes fica na pedra na qual foi erguida a Basílica, na parte externa do santuário.
O acesso é por uma escadaria, por onde também se chega as estações da Via Crucis.
Dentro da gruta estão as imagens da Virgem Santíssima e de Santa Bernadete e acima, a de São João Bosco, fundador da Congregação dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora.
Mais abaixo, chega-se a antiga Escola São Sebastião e à réplica da casa de Dom Bosco, na Itália.
Serviço
A Colônia Salesiana fica na rua Colônia dos Padres, 431, Lote 92, no bairro Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes.
O e-mail é o colonia@salesianos.
O telefone é o 81-3481-0322.
O whatsapp é o 81 9 8435-4218.
O horário das missas aos domingos é às 8h.
Acompanhe mais roteiros em Pernambuco aqui no blog.
Planeje sua viagem agora. Use os links de nossos parceiros para comprar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar fornecendo informações de qualidade para você e sua família. Até a próxima postagem!
Salve as informações sobre a Colônia Salesiana em Pernambuco. Clique no pin.