O Instituto Ricardo Brennand, em Recife
Pinturas, esculturas e um castelo medieval em plena capital pernambucana
Por trás do campus da Universidade Federal de Pernambuco, no bairro da Várzea, está localizado um dos lugares mais surpreendentes de Recife: o Instituto Ricardo Brennand.
Com uma área de 77.603 m² dentro de uma reserva de mata atlântica preservada, o antigo engenho São João se transformou no instituto, uma das mais modernas instalações museológicas do Brasil.
Dá um olhada no Instituto Ricardo Brennand nesse vídeo que também está disponível no nosso canal no Youtube.
O Instituto Ricardo Brennand
Desde 2002, o valioso acervo artístico e histórico da coleção particular do industrial pernambucano Ricardo Coimbra de Almeida Brennand está aberto a visitação nesse espaço dividido em várias edificações.
As obras também estão espalhadas entre belos jardins que tornam o ambiente ainda mais encantador.
Dentro dos prédios, o acervo está distribuído no Museu Castelo São João (o museu de armas brancas), na Pinacoteca e na Biblioteca, além do Jardins das Esculturas e uma galeria para exposições temporárias e eventos.
Mas já na entrada do antigo engenho, começamos a nos surpreender pelo caminho suntuoso adornado por grandes palmeiras.
Algumas pessoas vão antes da bilheteria abrir para almoçar no restaurante Castelus e conhecer a Capela de Nossa Senhora das Graças.
Mas como a fila do restaurante estava grande, ficamos passeando pelo jardim do estacionamento até o instituto abrir.
Nesse post vamos contar tudo que você vai encontrar por lá.
Galeria
A Galeria foi inaugurada em 2011 para integrar o conjunto arquitetônico do instituto. Com uma área de 992 m², o espaço recebe mostras itinerantes.
No acervo permanente, esculturas em mármore representando as quatro estações e uma réplica de “O Pensador”, de Auguste Rodin, fundida em bronze e autenticada pela Casa Rodin de Paris .
A Galeria apresenta ainda pinturas de artistas pernambucanos como Francisco Brennand, Tereza Costa Rêgo, José Cláudio, Ismael Caldas, Reynaldo Fonseca e Aloísio Magalhães.
Pinacoteca do Instituto Ricardo Brennand
Uma uma das mais modernas do Brasil, a pinacoteca do Instituto Ricardo Brennand tem equipamentos de alta tecnologia para preservação, com controle de umidade, temperatura, luminosidade e segurança.
Entre as exposições do acervo de longa duração estão a mostra “Frans Post e o Brasil Holandês”.
Há ainda as coleções “O Oitocentos Brasileiro”, a de “Janete Costa e Acácio Gil Borsoi”, além de mobiliário e peças incrivelmente entalhadas em marfim.
Uma das salas é reservada para a montagem “O Julgamento de Nicolas Fouquet“, com figuras em cera.
Para tornar o passeio ainda mais surpreendente, diversas esculturas estão espalhadas dentro do prédio e nos jardins em volta da pinacoteca.
Biblioteca
A Biblioteca José Antônio Gonsalves de Mello é especializada em arte, história e arquitetura, com enfoque na história colonial brasileira e destaque para o período referente ao Brasil holandês.
O acervo inclui também literatura brasileira e mundial e coleções iconográficas de mapas, gravuras e postais.
As pesquisas podem ser agendadas pelo e-mail biblioteca@institutoricardobrennand.org.br ou pelo telefone: +55 (81) 2121-0367.
Museu das Armas do Instituto Ricardo Brennand
Um dos espaços mais bonitos do instituto foi criado para abrigar a coleção de armas brancas, armaduras e obras de arte das mais diferentes procedências e épocas.
O Museu de Armas Castelo São João tornou-se uma das mais importantes coleções particulares do mundo com mais de 3 mil peças de diversas referências medievais.
São facas, espadas, adagas, canivetes, estiletes e armaduras.
Entre as peças que chamam atenção está o conjunto de Armaduras Maximiliana de Campo para cavalo e cavaleiro, datada por volta de 1515.
Há ainda a espada pistola alemã de 1590, as espadas que pertenceram ao Rei Faruk do Egito, o conjunto de Fuzis pertencentes a Dom Pedro I e Dom Pedro II e as pinturas de Blaise-Alexandre Desgoffe e William Adolph Buguereau.
Em cada canto do castelo também encontramos pinturas orientalistas e arte decorativa.
Além de vitrais e mobiliários góticos que se misturam com esculturas clássicas, candelabros, tapetes e pinturas.
Passear pelos jardins do instituto também é descobrir as surpresas de cada recanto e apreciar outras obras espalhadas pela área.
Para outras dicas de roteiro e até de hospedagem em Pernambuco clique aqui.
Para reservar passeios com nossos parceiros, entre nesse link.
Serviço
O Instituto Ricardo Brennand fica na Alameda Antônio Brennand, s/n, na Várzea, em Recife.
O museu funciona de terça a domingo, das 13h às 17h, com última entrada às 16h30.
Na última terça-feira de cada mês, o acesso é gratuito para todos (com exceção dos meses de Janeiro, Julho e Dezembro).
O ingresso custa R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia para pessoas com deficiência, estudantes, professores e idosos acima de 60 anos. Crianças até 7 anos não pagam.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links de nossos parceiros para comprar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Clique no pin e salve as informações sobre essa atração em Recife.
O Instituto Ricardo Brennand é encantador! Foi um dos lugares mais surpreendentes e que mais gostei em Recife.
Ótimo post!
Foi a nossa segunda visita Helen, mas sempre tem alguma mostra nova que nos surpreende. O lugar é lindo e vale muito inserir no roteiro, recomendamos.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Como você mesma citou, uma das mais modernas instalações museológicas do Brasil! Sem dúvida! Aquela visita que não pode faltar quando vamos à capital pernambucana. Ótimo post e obrigada por compartilhar um pouco da nossa cultura! c
Eu fico muito orgulhosa com iniciativas como essa no nosso país, são espaços que devemos promover e divulgar pra todo mundo, Cristina.
Obrigada por nos acompanhar!
Eu também sou daquelas mães que carrega o filho para os museus (com peso e medida, adequado à idade e acervo). Ele adora. As crianças não podem aprender a apreciar algo que não conhecem. Felizmente, as cidades têm apostado em museus interessantes, como esse que nos apresenta.
Nós levamos nossos filhos desde sempre a museus, Ruthia e eles adoram. Concordo com você, a educação começa dentro de casa, no exemplo e no que oferecemos à nossas crianças.
Esse tipo de passeio sempre é muito enriquecedor para todos, que bom que existem ainda opções para conhecermos.
Obrigada pela visita!
Não conhecia o Instituto Ricardo Brennand em Recife. Que lugar bonito! Fiquei super interessada e como ainda não conheço Recife, já anotei na lista de dicas dessa cidade.
Inclua mesmo na sua lista, Mariana. É um lugar belíssimo com um acervo muito rico e variado.
Vale conferir para conhecer o Recife que não se limita às praias e ao carnaval, há muito mais a descobrir.
Obrigada por nos visitar!
Que post mais completoo. Eu sou apaixonada por esse lugar e ler seu texto me deu uma saudade enorme. Parabéns pelo blog
Obrigada Michele, foi nossa segunda visita ao instituto mas sempre somos surpreendidos positivamente com as novidades do acervo ou algo que não tínhamos reparado bem. Ficamos muito felizes em compartilhar atrações como essa.
Grata por acompanhar a nossa família!
Nossa q legal! Muito bom ver família viajando junta e aproveitando passeios tão ricos! Gostei muito dos detalhes!
Temos que conhecer os destinos em toda sua dimensão, tem muitas riquezas a serem exploradas que nem sempre são muito divulgadas.
Obrigada pela visita!
Olá! Não conhecia este local. Que lega, né! O Instituto Ricardo Brennand, em Recife, parece ser bem fantático para explorar com crianças. Obrigada pela partilha.
Na minha opinião é um ótimo passeio para todos os públicos, Carla. Mas as crianças também adoram o cenário de castelo medieval e cavaleiros que a gente só vê em filme e em livros de história.
Obrigada por nos acompanhar!
Adorei conhecer o Instituto Brennand em Recife, um lugar maravilhoso, que deve demais está no roteiro na cidade.
Que bom que gostou do museu, Deisy, é realmente um lugar único em muitos aspectos.
Obrigada pela visita!
Que lugar lindo, adorei a coleção de obras do Instituto Ricardo Brennande e ainda mais a beleza natural onde ele está.
É mesmo um acervo muito bonito e variado, Edson. Não deixa nada a desejar com relação à qualidade e estrutura. Os jardins também são um encanto.
Obrigada por nos visitar!
Que legal, não sabia desse Instituto Ricardo Brennand. Sou louca pra conhecer Recife, e só de saber que esse local tem documentos da época da invasão holandesa, já fiquei mais fascinada ainda!
Então você vai adorar, Roberta, tem ainda muitas coisas sobre o período em que o holandês Maurício de Nassau governou o Recife.
E o melhor é que essa parte do acervo é permanente, então dá pra ver e rever quantas vezes quiser.
Obrigada por acompanhar a nossa família!