Como é a visita à Cerâmica Serra da Capivara, no Piauí
Os visitantes podem conhecer todo o processo de produção das peças
Uma das atividades na região do Parque Nacional Serra da Capivara é fazer uma visita para conhecer o processo de produção da cerâmica local, que é vendida em todo o Brasil e em países como Itália, Espanha e Estados Unidos.
Mas antes de ser uma marca de sucesso, é bom saber que esse é também o mais bem-sucedido projeto social da Fundação Museu do Homem Americano, que nasceu para incluir a comunidade do entorno do parque no setor do turismo.
Breve histórico
A Cerâmica Serra da Capivara foi fundada em 1992 para fixar, gerar emprego e renda para os homens da região que tinham que migrar para outros estados em busca de trabalho. Por isso, só eles trabalham na produção artesanal das peças.
São cerca de 40 moradores da região que cuidam de todas as etapas de fabricação de cada objeto.
E para conhecer todo o processo de produção, basta agendar uma visita. Foi o que fizemos.
O passeio começa já no caminho, com a bela vista do parque na estrada até à fábrica.
De um lado da estrada, o visual é da Serra Talhada, uma das quatro que formam o parque nacional.
O espaço
A cerâmica fica numa área onde também funciona um albergue, um restaurante e uma lojinha de venda de camisas do parque.
Na fábrica, somos apresentados ao nosso guia que nos leva para conhecer a primeira etapa da produção: a seleção e preparação da argila, retirada de forma sustentável de lagoas das proximidades.
Cada artesão fica responsável por alguma das etapas, como na confecção das peças, que podem ser feitas à mão com a ajuda do torno ou em formas.
Depois de moldadas, as peças ganham desenhos em baixo e alto relevo que reproduzem a arte rupestre encontrada nos sítios pré-históricos do parque.
Secagem e queima
As peças secam ao sol antes da queima.
Os fornos queimam várias peças ao mesmo tempo, mas a cerâmica utiliza gás ao invés de lenha, para preservar a vegetação nativa da Caatinga.
As peças ganham cor com uma tinta à base de corantes naturais ou com a própria argila, para só então serem vitrificadas.
Nessa etapa alguns produtos também ganham desenhos feitos à mão, um por um.
Os produtos
São vários os produtos criados pelos artesãos, entre copos, pratos, jarras, xícaras e artigos para decoração.
Também há peças criadas por designers, exclusivas para lojas como a Tok&Stok, que vende os produtos em unidades de todo o Brasil.
Mão na massa
A parte mais legal da visita é que todo mundo põe a mão na massa, ou melhor, no barro.
As crianças se divertiram moldando a argila no torno e criando a própria peça, que pode ser levada pra casa.
O passeio na fábrica segue nos bastidores da distribuição dos produtos.
Se os homens são os responsáveis pela criação e produção das peças, são as mulheres da comunidade que administram tudo e estão à frente dos negócios, em todas as etapas das vendas.
Um exemplo de sucesso de turismo de base comunitária.
Para finalizar o nosso passeio, passamos na lojinha de fábrica para umas comprinhas.
Escolher algumas peças não é uma tarefa fácil, cada uma é mais linda do que a outra.
Depois de muita indecisão, finalmente decidimos o que levar pra casa.
Confira mais da visita à Cerâmica Serra da Capivara nesse vídeo, que também está disponível no nosso canal no Youtube.
Agendamento de visita na Cerâmica Serra da Capivara:
Para agendar sua visita à cerâmica, basta enviar email para o vendas@ceramicacapivara.com ou ligar para o escritório da fábrica. O número é o (89) 3582-1760.
A visita é gratuita.
Essa viagem foi realizada em parceria com:
Agência Trilhas da Capivara: trilhas@trilhascapivara.tur.br
Guia: Eliete Silva (@eliete_guia)
Pousada e restaurante: Trilha da Capivara.
Como chegar à Cerâmica Serra da Capivara:
A cerâmica fica no Sítio Barreirinho, zona rural do município Coronel José Dias, há apenas alguns minutos do Sítio do Mocó, onde está a entrada principal do Parque Nacional da Serra da Capivara.
A comunidade se localiza há 27,5 km de São Raimundo Nonato, via BR-020.
Há hospedagem no Sítio do Mocó, para quem quer aproveitar a paisagem da Serra da Capivara e ficar perto da maioria dos passeios.
O acesso à região pode ser por via área, pelo aeroporto do Petrolina, em Pernambuco. Lá você pode alugar um carro e viajar 304 km até o São Raimundo Nonato, via BR-235 e BR-324.
São Raimundo Nonato já tem um Aeroporto Internacional, mas ainda não há voos comerciais operando para a cidade.
Para outras dicas de roteiro na Serra da Capivara clique aqui.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular para uso fora do Brasil e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Clique em um dos pins e salve essa dica.
O Piauí oferece muito mais coisas para um viajante do que eu imaginava… gostei de acompanhar a visita à Cerâmica Serra da Capivara, um passeio legal pras crianças!
Essa região se revelou um ótimo destino, Gabriela. A criação do parque nacional Serra da Capivara trouxe muitas conquistas para a comunidade, para a natureza da região e principalmente para a preservação da nossa história.
Dá gosto de conhecer um lugar assim.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Já tinha visto essas peças na Tok Stok, mas deve ser fascinante ver a produção delas! Uma experiência inesquecível para as crianças e um trabalho incrível com as pessoas da região. Muita vontade de ir ao Piauí!
O legal é que na fábrica a variedade de peças é muito maior, Cintia, além da gente poder ver de perto todo o processo de produção com a preocupação ambiental.
E vale ressaltar que os preços são bem mais em conta comprando direto dos artesão, rs. Um belo trabalho artístico e social.
Obrigada por nos acompanhar!
Que legal a história da Cerâmica na Serra da Capivara. Deve ser demais o Piauí. Já quero ir!
Um projeto muito interessante, Surian, principalmente porque envolve gente da comunidade em todas as etapas.
E as peças são lindas, né?! Queria levar um monte de coisa pra casa, rs.
Obrigada pela visita!
Adorei esse programa para conhecer a produção de cerâmica da Serra da Capivara. Quando morei no Brasil, comprei muita coisa na loja Tok Stok. É sempre lindo conhecer a origem dos produtos que compramos
Muito interessante conhecer os bastidores da produção, Ruthia, principalmente uma iniciativa como essa que promove o bem-estar de toda uma comunidade.
Obrigada por nos visitar!
Todo esse processo artesanal é muito interessante e acho excelente os visitantes terem a oportunidade de meterem mãos à obra 🙂 Assim sentimos, na pele, todo o processo criativo.
Participar do processo foi mesmo a parte mais animada para as crianças, Rui. Eu, particularmente, gostei muito de ver a preocupação ambiental, cultural e a inserção da comunidade no projeto. Assim todos saem ganhando.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Que bacana este passeio e que lindas as peças de cerâmica da Serra da Capivara! Bom saber que existem programas como este para a comunidade local.
Eu sou fã do trabalho artesanal que eles fazem, as peças são muito bonitas, Marcia. Acredito que isso também é a satisfação da comunidade em estar à frente da iniciativa. Muito legal!
Obrigada por nos acompanhar!
Adoro estes locais cheios de histórias para contar. Que belo passeio.
Também gostamos muito de fazer essa visita, Vitor. Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer alguns dos artesãos e ver como eles se dedicam ao trabalho. Muito bom.
Obrigada pela visita!
Que passeio educativo e incrível com as crianças! Adorei a ideia de conciliar aprendizado com diversão e a visita à Cerâmica Serra da Capivara me pareceu perfeita. Adoramos as dicas!
Foi um aprendizado para toda a família, Vic. Conhecemos o processo de fabricação de cada peça, além de ter acesso ao cuidado ambiental e cultural dos artesãos. Vale colocar no roteiro.
Obrigada por nos visitar!
Não sabia que o Parque Nacional Serra da Capivara tinha tantas atrações legais. Adorei as informações.
Essa região nos revelou muitas surpresas, adoramos conhecer e recomendamos muito.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Que delícia de passeio! Adoro conhecer esses processos, e sendo na Serra da Capivara fica ainda mais interessante. Adorei!
Realmente um passeio dentro do contexto da Serra da Capivara, Marcela, que vale incluir no passeio ao parque.
Ficamos felizes que você tenha gostado.
Obrigada por nos acompanhar!
Sua postagem sobre a Cerâmica Serra da Capivara me deixou com água na boca. Já anpitei a dica e pretendo ir lá assim que puder.
As peças são lindas, Sylvia e a gente fica querendo levar tudo pra casa.
O bom é que lá o preço é de fábrica e as compras ficam mais em conta, rs.
Obrigada pela visita!
nossa que delicia esta visita à Cerâmica Serra da Capivara, adorei, nao fazia ideia que o processo de prod era assim dividido, mto interessante, deu vontade de visitar 🙂
O interessante, Ma, é que além de acompanharmos todo o processo de produção das peças, também conhecemos o projeto social que fixou os homens em suas comunidades, com geração de emprego e renda pra eles e pras mulheres também, que tem espaço na administração e vendas.
Obrigada por nos visitar!
Que legal essa visita a cerâmica da Serra da Capivara, um lugar cheio de história né? E as peças também saõ lindas!
Além do roteiro na fábrica, ainda podemos comprar as peças por preço de fábrica, Hebe, cada uma mais linda que a outra.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Olá,
Essa viagem é imperdível para famílias, uma experiência única.
Recentemente inaugurou em São Raimundo Nonato um hotel muito bom, com estrutura de primeiro mundo.
O nome é Hotel Serra da Capivara, eu recomendo a pesquisa para quem for para a região. Tem muita informação no site e instagram deles!
Olá Laura,
Nós acompanhamos o lançamento e ficamos muito felizes por essa conquista para a região.
Quem sabe a gente recebe um convite para produzir um conteúdo especial de review de hospedagem do novo hotel? Ficaremos felizes em compartilhar aqui no blog, canal do Youtube e redes sociais.
Obrigada por nos acompanhar!