Os sabores da Chapada Diamantina
Experiências Gastronômicas em Lençóis
Num lugar como a Chapada Diamantina, que recebe gente de todas as partes do mundo, é natural que tenha uma diversidade gastronômica para todos os tipos de paladares.
Em uma semana hospedados em Lençóis, que é a base da maioria dos visitantes, pudemos provar parte dessa diversidade gastronômica e vamos compartilhar agora tudo que provamos por lá.
Nosso jantar de estreia foi com comida baiana, uma moqueca de peixe e camarão. Como a fome estava grande, a segunda opção foi um filé à parmegiana.
Essa primeira refeição em Lençóis foi no restaurante Quilombola, que tem um cardápio variado.
Tem de beiju (tapioca) a escondidinho e carne do sol.
Grande parte dos restaurantes abre no fim da tarde, já que a maioria dos turistas fica o dia todo nos passeios fora da cidade. Mas tem opção para o almoço e no quilo.
Foi no restaurante O Bode que conhecemos o Godó de banana, uma prato que tem na maioria dos restaurantes da Chapada preparado com banana verde e carne seca. Uma delícia!
Vários estabelecimentos oferecem comida natural e um cardápio saudável. Quem gosta de crepe, por exemplo, vai encontrar uma boa oferta de lanchonetes e restaurantes, como a Natural Creperia.
O crepe deles é com massa integral e vem com uma saladinha.
O Café do Mato também tem crepes bem servidos e cafés.
O lugar é charmoso, com uma decoração cheia de detalhes caprichados.
Mas tem sempre aquele dia que dá vontade de comer uma massa. Nossa escolha foi a Tratoria Bell’ Itália, que fica na rua principal de Lençóis.
Pedimos o nosso preferido quando se trata de comida italiana, o spaghetti à carbonara.
Também conhecemos o restaurante do hotel em que nos hospedamos, o Roda D’água Gourmet.
Comemos lá duas vezes e provamos várias opções de pratos regionais, nacionais e internacionais. O local tem ainda um bar e oferece sucos de frutas tropicais e cardápio especial para as crianças, mas escolhemos os pratos de adultos mesmo que, aliás, são individuais.
O restaurante do Hotel de Lençóis tem um ambiente muito agradável, com uma fonte e até uma roda d’água de verdade. Contar tudo sobre essa experiência de hospedagem na coluna Onde Ficamos.
Para comer uma boa carne na chapa e se deliciar com a culinária baiana, tem ainda o Garimpo Gourmet, também na rua principal da cidade.
Para a sobremesa, o que não falta é sorvete e açaí, mas preferimos a torta de maçã e a tartalette de geleia de morango da cafeteria São Benedito. Dos deuses!
Além dos cafés e cappuccinos, o local também tem tortas doces e salgadas, quiches, sanduíches, bolos e milk shakes.
Sobre os preços de tantos restaurantes, tem para todos os bolsos. Desde uma simples tapioca ou pizza a algo mais elaborado.
O importante é que dá para pesquisar e escolher todo dia um lugar diferente para uma boa refeição. Deu água na boca?
Para saber mais sobre a nossa viagem na Chapada Diamantina, confira nosso roteiro de cinco dias na região do sertão baiano.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular para uso fora do Brasil e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Salve esse roteiro gastronômico clicando na foto abaixo.
Chapada com filhos, achei o máximo! Minha pequena tem apenas 1 mês e meio, mas quero muito levá-la a lugares assim!
Parabéns pelo lindo trabalho aqui no blog e pela linda família!
Um abraço!
Muito grata Gabi, queremos muito contribuir para que outras famílias como a sua se motivem a viver essa experiência incrível que é viajar juntos. Quando quiser, é só conferir nossas dicas aqui no blog e nas nossas redes.
Tenho certeza que viverá lindos momentos pelo mundo com a sua princesa.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Muitas opções deliciosas. Eu adoro crepes e esses de massa integral devem ser bem saudáveis.
Valeu pelas dicas.
Abraço
Os crepes são bem leves e com ótimas saladas de acompanhamento Ruthia, então você com certeza vai gostar.
O bom é que a gente não fica com peso na consciência, já que é tudo bem light, rs, embora os crepes sejam grandes.
Obrigada pela visita!
Nossa, fiquei aqui com a boca cheia de água, doido para provar tantas gostosuras. Quem não gosta de dicas de gastronomia, não é mesmo?
Abs
Provar os sabores locais é uma das melhores coisas da viagem né?! Adoramos comer bem em cada lugar que visitamos. Também deu fome na hora de escrever esse post, rs.
Obrigada por nos acompanhar!
cada comida de encher os olhos, a chapada diamantina deve ser um destino maravilhoso pra conhecer ainda mais com a família, que lugar incrível!
Além de ótimos passeios, dá para fazer refeições deliciosas.Sem dúvidas, uma ótima viagem em família.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Fiquei com água na boca! Adoro comida baiana, a moqueca com camarão é meu prato preferido. Dicas anotadas!
Também adoramos uma moqueca e outros pratos com frutos do mar, por isso essa foi nossa escolha na primeira refeição em Lençóis. Tudo muito gostoso.
Obrigada por nos visitar!
Muito legal a variedade de opções que há na gastronomia na chapada.
Fiquei morrendo de vontade comer os crepes e os doces, parecem todos muito bons!
Tem muito mais Juliana, mas só colocamos aqui o que realmente conferimos. Doces também são o nosso ponto fraco, rs. Quem não gosta de uma boa sobremesa né?
Obrigada pela visita!
Que delicia! Adoro essas dicas. Fiquei salivando aqui com as fotos dessas coisas gostosas. hahaha! Não tinha ideia que a gastronomia na Chapada poderia ser tão interessante.
kkkk, Keul. Eu também fiquei com fome quando estava escrevendo. As opções são bem variadas em Lençóis para atender uma diversidade muito grande de turistas. Tem cardápio para todos os gostos e bolsos, rs.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
quanta coisa gostosa! sinto falta de pizza com varios sabores e tapioca ahh e pastel ne! godó de banana deve ser um sabor incrivel!
Pizza é o que não falta Ângela, mas preferimos sempre provar coisas novas. O godó nos surpreendeu e deu vontade de repetir, muito bom. Vale experimentar.
Obrigada por nos acompanhar!
Nossaaaaa quantas delicias. Sou louca pra conhecer a Chapada e agora ainda mais. rsrs
Já anotei essas dicas, orbigada!
Mais um bom motivo para visitar a Chapada né Dalila? Hahaha! Belas paisagens, bons passeios e comida gostosa, pra quê mais? Rs.
Obrigada pela visita!
Que delícia de post! Muitas comidinhas maravilhosas pra saborear na Chapada Diamantina! Meus filhos com certeza adorariam conhecer!
Sim Gisele, muitas comidinhas gostosas e ótimos passeios pra fazer. Tenho certeza que seria uma viagem bem diferente em família.
Programem-se!
Obrigada por nos visitar!
Estive lá recentemente, mas não conheci nenhum desses lugares. Parecem ótimos, que pena! E a cidade é uma graça, né?
Dessa vez não deu né, mas na próxima você já tem um roteiro completo pra aproveitar as delícias de Lençóis, uma cidade muito graciosa mesmo.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Quanta delícia!!! E está chegando a hora do almoço, fiquei aqui só invejando cada delicinha dessa.
Kkkk, dá uma fome só de lembrar, rs. Muita coisa gostosa pra provar, Eloah.
Obrigada pela visita!
viajar comendo bem sempre tem seu charme a mais 🙂
E se for comendo bem, a experiência fica completa Rebecca. Pra nós chega até a ser obrigatório experimentar os sabores de cada destino, deixa a viagem ainda melhor.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Adorei todas as dicas gastronômicas. Cada prato mais apetitoso que o outro. Sou louca pra conhecer a Chapada Diamantina, quando for vou seguir suas dicas.
Que bom que gostou Carol. Quando for à Chapada não deixe de conferir também as informações do post sobre o roteiro com os passeios que pode fazer. Também tem um com uma dica de hospedagem bem legal.
Obrigada por nos acompanhar!
Meu Deus, quanto prato maravilhoso! Assim fica até difícil de caminhar. Eu só vou conseguir sair rolando pela Chapada depois, kkkkk. Abraços!
Kkkk, Roberta. A gente come, recarrega as baterias e gasta as calorias nas trilhas. É a combinação perfeita, não se preocupe.
Um abraço e obrigada pela visita!
Eita quanta comida bonita. A gente que mora longe até sofre ao ver essas fotos e relatos.
Bonita e gostosa Edson, podemos assegurar, rs.
Não se preocupe que você ainda vai ter oportunidade de provar tudo na volta ao Brasil. Depois conta pra gente o que achou.
Obrigada por nos visitar!
Sua postagem sobre Os sabores da Chapada Diamantina – Experiências Gastronômicas em Lençóis me deixou com água na boca.
A comida baiana é mesmo maravilhosa, Sylvia e a Chapada oferece muitas opções em vários restaurantes.
Obrigada pela visita!