Cinco atrações para conhecer no Centro de São Paulo
Prédios e monumentos históricos, além de itens para os fãs do rock
O Centro de São Paulo concentra muitos locais interessantes que também ajudam a contar a história da cidade. São prédios e monumentos que merecem um olhar mais atento.
Numa cidade das dimensões de São Paulo, a lista de atrações nunca tem fim, mas para quem quer conhecer mais da história do país e lindas edificações, o roteiro em Sampa passa pelo Centro.
Nesse post escolhemos cinco atrações que merecem entrar na sua programação na capital paulista.
Mosteiro de São Bento
O Mosteiro de São Bento foi o primeiro lugar que visitamos em São Paulo. Começamos o domingo na capital paulista com uma missa nesse espaço com mais de 400 anos de história.
O Mosteiro faz parte do conjunto beneditino formado ainda pela Basílica de Nossa Senhora da Assunção e pelo Colégio de São Bento.
A escolha não poderia ser melhor, a missa do domingo de manhã é uma das celebrações com Canto Gregoriano e, por isso mesmo, é muito concorrida.
A igreja fica lotada, todos querem ouvir os monges, que cantam de forma sublime.
Não é permitido filmar nem fotografar durante a missa, mas depois da celebração fizemos um tour rápido pela igreja com um dos monges.
O sítio histórico que abriga o Mosteiro de São Bento é considerado o mais antigo de São Paulo e já completou o IV centenário de ocupação ininterrupta no mesmo local.
O Mosteiro foi fundado em 14 de julho de 1598, no fim do século XVI, em pleno Centro Histórico de São Paulo.
Já em 1922, foram instalados os sinos e o relógio, que tem a fama de ser o mais preciso da cidade.
Se resolver incluir o Mosteiro de São Bento no seu roteiro, considere acompanhar uma missa com Canto Gregoriano, independente da sua religião. É uma experiência inesquecível!
Depois da missa, sempre tem fila para comprar os pães feitos no Mosteiro, dizem que são deliciosos.
Confira os horários das missas:
2ª à 6ª feira – 7h – com Canto Gregoriano
2ª à 6ª feira – 13h
2ª à 6ª feira – 18h
Sábado – 6h – com Canto Gregoriano
Domingo – 8h30
Domingo – 10h – com Canto Gregoriano e órgão
Theatro Municipal
O Theatro Municipal é uma imponente e refinada edificação do início do século 20, idealizada pelo arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi.
Inaugurada em 12 de Setembro de 1911, a construção tem forte influência da Ópera de Paris e traços renascentistas e barrocos na fachada.
O interior é decorado com muitos adornos e obras de arte, como bustos, medalhões, afrescos, cristais, colunas neoclássicas, lindos vitrais, mosaicos e mármores.
No mês de Janeiro (2019) estava acontecendo o projeto Férias no Municipal, com visitas guidadas gratuitas super concorridas todos os dias.
Tentamos duas vezes fazer o passeio, mas não conseguimos vaga, infelizmente.
Porém durante todo o ano acontecem visitas educativas gratuitas. As inscrições são individuais no guichê ao lado da bilheteria, uma hora antes do horário da visita.
A duração do tour é de cerca de 1 hora e meia.
O horário de visitação é de terça a sexta-feira, às 11h, 13h, 15h, 16h e 17h. As visitas em Libras acontecem de terças a sexta-feira, às 12h.
Também há visitas exclusivas para estrangeiros durante a semana, sempre às 13h.
Nesse vídeo que também está disponível no nosso canal no Youtube, demos um passeio pelo Mosteiro de São Bento e pelo Municipal.
Galeria do Rock
Numa rua transversal bem ao lado do Municipal, a Av. São João, fica o Centro Comercial Grandes Galerias, mais conhecido como Galeria do Rock.
O espaço foi inaugurado em 1963 e é o paraíso para os fãs do rock, eletrônico, street, hardcore, metal, gothic e classic. Tem ainda produtos para skatistas, itens para colecionadores, roupas e acessórios.
Mas a nossa visita à Galeria do Rock tinha destino certo. As crianças descobriram o vinil e queriam escolher seus primeiros discos.
Então fomos direto para a Baratos e Afins, no 2º andar da galeria, que funciona há 35 anos e tem milhares de discos, CDs e cassetes de todos os estilos musicais.
Passamos um tempão na loja, mas faz parte da experiência ficar garimpando entre itens raros e importados.
Depois de muita indecisão, eles acabaram escolhendo dois clássicos, um vinil de David Bowie e outro do Iron Maiden. Ótimas escolhas!
A Galeria do Rock funciona de segunda a sábado, das 10h às 18h.
Pateo do Collegio
Visitamos o Pateo do Collegio na nossa primeira viagem à São Paulo, há uns bons anos e sem as crianças.
O complexo histórico-cultural-religioso pertence à Companhia de Jesus, ordem religiosa dos jesuítas fundada em 1540 por Santo Inácio de Loyola.
O Pateo do Collegio é um espaço tranquilo e agradável em pleno centro da cidade, com um café e muita história pra contar sobre os jesuítas, memória que faz parte da história do país.
Conhecemos os espaço através de um projeto que oferecia passeios gratuitos aos domingos para os turistas.
A atividade incluía um tour pelo Centro, com direito a apresentação de atores que encenavam personagens históricos, como o Padre Anchieta.
Nesse vídeo “histórico”, mostramos o nosso encontro com a Marquesa de Santos, o Padre Anchieta e o Maestro Carlos Gomes.
Catedral da Sé
A Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé começou a ser construída em 1912 e foi inaugurada em 1954, no aniversário do 4º centenário da cidade.
De estilo gótico, a igreja tem 111 metros de comprimento, 46 de largura e 65 metros de altura, sem contar as torres.
O carrilhão de sinos nas torres da Catedral é um dos maiores do Brasil, com 61 sinos, 35 deles acionados eletronicamente.
Dentro da catedral, vários elementos chamam a atenção, como os vitrais nacionais e europeus e os mosaicos de Sant’Ana e São Paulo (Patrono da Arquidiocese), ambos executados por artistas italianos.
A Pia Batismal, confeccionada com mármore de Siena, é rebaixada para lembrar o batismo de imersão da primitiva Igreja.
No altar-mor o destaque é para as pedras nas cores da bandeira brasileira.
A Catedral fica na Praça da Sé, onde também se localiza o Marco Zero da cidade. O monumento revestido de mármore e em forma de um prisma hexagonal, foi instalado em frente à igreja em 1934.
A placa de bronze tem um mapa das estradas que partem de São Paulo com destino a outros estados.
Outro destaque da Praça da Sé é o Monumento a Anchieta, o “Apóstolo do Brasil”. A obra foi inaugurada em 1954 para comemorar ao IV Centenário de fundação da cidade de São Paulo.
E é no coração da cidade que a gente encerra nosso passeio pelo bairro.
Para outras dicas de roteiro e até de hospedagem em São Paulo clique aqui. Para reservar passeios com nossos parceiros, entre nesse link.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular para uso fora do Brasil e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Para salvar esse roteiro no Centro de São Paulo, basta clicar nos pins.
O Centro de São Paulo é incrível né, adoro passear por lá e sempre encontro lugares novos e que nunca tinha visto antes. Boas dicas.
Verdade Diego, dá pra fazer uma viagem só para curtir o centro, rs. Tem muito lugar pra visitar.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Adorei suas dicas de passeios no Centro de São Paulo, o mosteiro de São Bento com certeza absoluta é um dos meus favoritos!!!!!!! Lindo demais, vale a pena visitar.
Nós também gostamos muito do Mosteiro, Gabriela, principalmente da celebração com Canto Gregoriano.
Também recomendamos.
Obrigada por nos acompanhar!
Muito legal as dicas, estou pensando em ir para São Paulo em um feriado e elas serão bem úteis.
Que ótimo, Andrea, espero que aproveitem bem as dicas.
Aproveite a viagem.
Obrigada pela visita!
O Mosteiro de São Bento é lindíssimo, imperdível na minha opinião. Ainda não consegui visitar o Theatro Municipal, mas farei na próxima vez que estiver em São Paulo com certeza!
O Centro de São Paulo é cheio de belezas, Mariana, são muitas viagens para aproveitar tudo, rs.
Vale mesmo conhecer esses espaços.
Obrigada por nos visitar!
Ainda não tive a oportunidade de conhecer o Mosteiro de São Bento, parece ser lindo. O Theatro Municipal é um charme né? Parabéns pelas ótimas dicas
Que bom que gostou Ana, gostamos muito de compartilhar dicas relevantes.
Afinal, passeios legais e ainda gratuitos merecem ser divulgados.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Quando fiz o tour pelo centro de São Paulo, foi o teatro municipal que me deixou mais surpresa, ele realmente é lindo e pouca gente visita
O theatro é deslumbrante e merece a visita, Paula, pena que nas férias os tours estavam muito concorridos.
Obrigada por nos acompanhar!
Quantas dicas legais de atrações para conhecer no Centro de São Paulo, o mosteiro de São Bento deve ser o mais legal
Pra nós o Mosteiro foi muito especial, Christian. Acompanhar uma missa com o canto dos monges é muito emocionante.
Obrigada pela visita!
Adorei o roteiro, Fabíola! :-O O Centro de São Paulo realmente tem lugares maravilhosos para se conhecer e que tem certeza que muitos moradores não conhecem.
Que jóia que gostou, Edson, fico feliz.
Às vezes a parte histórica da cidade não é valorizada, principalmente pelos gestores, mas precisamos preservar nossa memória.
Obrigada por nos visitar!
Certeza que eu marcaria minha visita ao Mosteiro no horário do Canto Gregoriano!
Ah, Fernanda, você vai adorar. Não é todo dia que vemos monges cantar tão lindamente.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Adorei a matéria. Estou indo em agosto com umas amigas e já vou usar as suas dicas. Obrigada por compartilhar!
Ótimo Daniela. Aproveite bem as informações e se divirta no centro com suas amigas, é uma parte muito bonita de São Paulo.
Obrigada por nos acompanhar!
Sempre com vontade de regressar a São Paulo. Vi neste post coisas lindassss… gostaria de que certas fotos fossem maiores. Pensem nisso 🙂
Volte mesmo Rui.
Você clicou nas fotos das galerias? Elas ficam maiores.
Apenas as fotos individuais não aumentam, bem que o wordpress poderia rever suas configurações, né?!
Obrigada pela visita!
Adorei o roteiro , sempre fico na duvida onde levar as pessoas , tai um roteiro otimo pelo Centro de São Paulo , compacto e eficaz, obrigada!!!
O centro de SP tem tantas coisas bonitas que a gente tem que fazer um roteiro pra não se perder, rs.
Que bom que gostou do nosso.
Obrigada por nos visitar!