Como tudo começa…de carro, ônibus ou avião?
Para viajar com crianças, a palavra de ordem é planejamento. Seja de carro, ônibus ou avião é preciso organização. A primeira coisa que eu faço antes de viajar é abrir um arquivo no bloco de notas do tablet (que vou levar comigo na bagagem) e fazer um roteiro dia por dia da viagem, desde a saída até o retorno pra casa. Acredite, isso ajuda muito.
Em cada dia desse roteiro você pode colocar os passeios, horários, hotéis, restaurantes, endereços, enfim, tudo que você planeja fazer a cada dia. É claro que com crianças (e dependendo da idade delas), nem sempre os horários vão ser cumpridos à risca, mas é muito bom você ter um roteiro à mão para se guiar. Isso vai te ajudar a definir quantidade de roupas para levar (lembrando que os pequenos sujam mais e, portanto, levam uma mala mais cheinha); escolher um roteiro que satisfaça toda a família; definir bons lugares para comer e otimizar o tempo para aproveitar cada minuto juntos. Além disso, dá para fazer seu planejamento financeiro por dia e saber uma estimativa de quanto você vai gastar no passeio.
É sempre bom reservar uns dias livres e alternar as atividades entre as mais agitadas e as mais calmas, para que ninguém fique cansado e sem disposição, do contrário, você vai precisar de outras férias para se recuperar das férias em família! Rs.
Dependendo do meio de transporte, a viagem muda e para isso, tem algumas dicas específicas que podem ajudar a deixar esse momento ainda mais feliz para toda a família, vamos lá?!
De carro
Para as crianças, essa talvez seja a viagem mais longa de todas. Eles estão sempre perguntando: “já tá chegando?”, “Que horas a gente chega?” e por aí vai. Então é bom se preparar para deixar os pequenos confortáveis e entretidos para as horas na estrada.
Aqui em casa todo mundo tem uma playlist de músicas preferidas e cada um tem direito ao seu momento DJ durante a viagem. Também dá pra fazer vários jogos como palavras com a letra tal, adivinhações, músicas que tenham uma determinada palavra e o que mais a imaginação permitir. É muito divertido!
É claro que tem o kit básico para viagens de carro. O primeiro item é o papel higiênico, porque não dá para contar com o serviço desses postos de beira de estrada. Se quiser levar um lencinho umedecido e álcool em gel para higienizar as mãos em cada parada, ainda melhor. No porta-luvas também tem que ter aqueles lencinhos de papel, principalmente se tem alguém alérgico na casa. Importante também é usar aquelas lixeirinhas de carro e descarregá-las quando vocês pararem para abastecer ou comer. E eu ainda levo umas toalhas para os friorentos que também servem de cortina improvisada na janela quando o sol bate forte. E pra garantir o conforto, aqueles travesseirinhos de pescoço para a hora do cochilo. Mais prevenida, impossível.
Também é divertido preparar uns lanchinhos práticos para levar na viagem. E isso não é coisa de farofeiro heim, rs. Leve uma daquelas bolsas térmicas com comidinhas saudáveis de fácil digestão e umas coisinhas para beber, além da água, porque as crianças vão pedir para comer e você não vai querer arriscar, nem perder tempo parando na estrada.
Outra dica importante é ter umas sacolinhas de plástico sempre à mão para o enjoo. Tem gente que leva até limão ou laranja para não sentir náuseas, mas eu prefiro o bom e velho Dramin ou qualquer um dos genéricos. Uma bandinha é suficiente para evitar o enjoo e ainda dá aquele soninho.
Por último, dependendo da distância, não se arrisque à noite. Prefira fazer uma parada para dormir no caminho e conhecer um lugar novo. Mas planeje antes para já sair de casa com o nome do hotel que você vai ficar e não ter surpresas desagradáveis.
De ônibus
Prefira viajar à noite com os pequenos, assim eles descansam e não sentem a viagem. O kit básico da viagem do carro também tá valendo aqui.
De avião
A primeira coisa que eu procuro saber é se o voo tem sistema de entretenimento, uma mão na roda para as longas horas dentro do avião. É claro que também é melhor viajar à noite, mas como nem sempre é possível, ajuda ter filminhos e jogos para toda a família passar o tempo. Remédios para náuseas também são bem-vindos para quem tem esse problema, além de deixar logo uns saquinhos para vômito no bolso da sua poltrona.
Depois de observar esses detalhes, é só aproveitar a diversão e boa viagem!
E se você tem uma família que gosta de preparar sua viagem nos mínimos detalhes e com muito carinho como nós, continue nos acompanhando por aqui. Em breve vou trazer novas postagens sobre dicas e detalhes sobre viagens que fizemos pelo mundo. Até lá!
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, alugar um carro e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Adorei as dicas! Já viajei com meus pequenos de carro, ônibus e avião e reparei que suas orientações tem todo o sentido.
Tem que ter um planejamento ainda maior quando se viaja com crianças, Angela, por isso todas as dicas são bem vindas.
Obrigada por acompanhar a nossa família!