Musical relembra os tempos da brilhantina
Uma superprodução local onde os atores também cantam e dançam
Um musical que relembra os tempos da brilhantina.
Quem aí lembra de Grease – Nos tempos da Brilhantina (1978)? Não precisa ser uma pessoa idosa para ter assistido ao filme estrelado por John Travolta e Olivia Newton-John.
Basta ser um cinéfilo e gostar de musicais, como a nossa família (e não somos tão idosos assim, rs), para já ter visto a produção que também já passou centenas de vezes na televisão.
Pois não é que já temos uma versão em português em cartaz na região? Sim, um musical super bem produzido onde os atores também dançam e cantam ao vivo.
E o que nos deixou ainda mais felizes, o espetáculo foi todo desenvolvido por profissionais Vale do São Francisco, da concepção ao cenário e figurino, além de todo o elenco também ser local.
O resultado é teatro de qualidade, que não deixa a desejar em nada às grandes produções das capitais.
E para dar um gostinho da atuação desses atores-cantores, a gente mostra um trecho (só um pouquinho) de algumas das canções dessa montagem.
O Família que Viaja Junto foi convidado a conferir esse espetáculo neste sábado (23) e preparou um review para os nossos leitores.
Se você não for depois desse relato, deve ser ruim da cabeça ou doente do pé (parodiando o compositor), hahahaha!
Orgulho sertanejo à parte, vamos a resenha do musical made in Petrolina, Pernambuco.
Musical relembra os tempos da brilhantina: o espetáculo (sem spoilers)
Grease conta a história de um casal de adolescentes que se apaixona nas férias de verão e se reencontra por acaso na escola. Entre as idas e vindas do romance, passado nos anos 50, a vida de outros colegas adolescentes também se cruza com a dos protagonistas, com todos os dramas do período teen.
No primeiro musical da região produzido para o público juvenil e adulto, há debates sobre bullyng, gravidez na adolescência, preconceito, entre outros temas, discutidos de forma leve e divertida através da música e de uma linguagem assertiva.
Seguindo fielmente o roteiro do filme, o que a princípio parece uma trama ingênua, não deixa de provocar uma reflexão sobre os dilemas da vida que todos nós enfrentamos ou vamos enfrentar em algum momento, seja pessoalmente ou com os filhos, amigos e parentes.
Com mais de duas horas de duração, muitas trocas de figurino e de cenários, o tempo passa tão rápido que nem dá pra sentir.
Isso se deve em grande parte à trilha sonora, traduzida para o português.
A gente ainda não tinha ouvido essa versão das canções do filme, mas basta uma apresentação pra sair cantando (e, no meu caso, dançando também).
Gruda igual ao chiclete que alguns personagens mascam durante o espetáculo.
Os atores cantam ao vivo e em sincronia, mesmo com tantas coreografias e diferentes cenas que vão do drama à comédia.
Quem é fã da trilha sonora do filme não se decepciona.
Ficha técnica
O figurino, que também reproduz o original da versão fílmica, é um primor.
Não há nada de improviso ou mal acabado.
Dos sapatos, vestidos e perucas, até as roupas dos homens, tudo foi feito especialmente para o espetáculo.
As saias rodadas e jaquetas das Pink Ladies e T-birds também foram confeccionadas por costureiras da região que tiveram o desafio de deixar tudo à altura do filme.
O cenário foi pensado e otimizado para os palcos. Num minuto estamos na Rydell High School, em seguida numa típica lanchonete dos anos 50 e, num piscar de olhos, num drive-in.
Tudo muito funcional e na medida para deixar o público no clima do musical.
Incorporando o personagem
Os atores aderiram ao universo de Grease e trocaram até o visual para viver os personagens do musical.
Rosyaline Bezerra, que faz a protagonista Sandy Olsson, investiu no look loira (estilo Olivia Newton-John) e está muito parecida com a mocinha meiga do musical.
O nosso John Travolta é o jovem ator Alexandre Granja.
Ele caprichou na costeleta e no topete (devidamente esculpido pelas cabeleireiras da produção) para encarnar Danny Zuko.
O ator também se inspirou no gingado e nos falsetes de Travolta para que o público mergulhe na história.
O espetáculo é a primeira realização teatral da produtora WW Filmes, do petrolinense Wllyssys Wolfgang.
Esperamos que ótimo resultado inspire outras produções.
Já a Direção Geral é de Rosyaline Bezerra, que também é protagonista fora dos palcos para realizar o grande feito de estrear um musical na região.
Desconfio que por trás disso tudo há o grande sonho de contar a história de Grease numa versão nacional. Só mesmo muito amor para fazer cultura com tantas dificuldades e pouco incentivo.
O musical tem ainda Direção Coreográfica de Paola Porto, Deivisson Cruz e Bruno Jardim, adaptação de texto da Jornalista e escritora Calincka Crateús e de Rosyaline Bezerra (de novo, em todas as frentes), Direção Cênica do talentoso Veronaldo Martins e gravações de sonoplastia de Keu Dantas.
Serviço:
Grease é Demais! está em cartaz no Teatro Dona Amélia, do Sesc Petrolina aos sábados e domingos até o dia 1.10, sempre a partir das 19h. Portanto corra, a temporada está acabando e não sabemos quando vai ter outra.
Os ingressos variam de R$15 (meia) a R$30. A classificação indicativa é de 10 anos.
Para conferir os bastidores dessa superprodução, confere as redes sociais do espetáculo no Instagram e Facebook.
Tem muita informação por lá e tudo é constantemente atualizado pelo pessoal da assessoria e marketing, que está caprichando na divulgação.
A todos que apoiaram essa iniciativa, parabéns por terem acreditado e investido no teatro e nos artistas locais.
Não poderíamos deixar de fazer esse registro, pois acreditamos no poder transformador da arte e da educação.
O empresário que associa sua marca a esses valores, sai na frente e só pode colher bons frutos em seu negócio.
Não é ter custos, é empreender. Não é crise, é oportunidade.
E agora que ficamos mal acostumados com essa novidade de musical por aqui, perguntar não ofende.
Vai ter mais? Qual vai ser o próximo? Que tal Hair? Ou Cats, ou…queremos mais! Rs…
Gostou desse post e quer salvar nos seus arquivos? Então clica na imagem:
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links de nossos parceiros para comprar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Clique no pin e salve o review.
Que bacana! Musicais são sempre divertidos, e ir com a família é um programa e tanto! Este parece ser uma ótima opção e mega interessante! Valeu pela dica
Isso mesmo Amanda, uma ótima opção para se divertir no final de semana com a família. Recomendamos muito.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Eu amooo musicais. Este parece ser ótimo. Vou conferir outras fotos no Instagram! Ótima dica!
A montagem está muito interessante e bem feita. No nosso insta também tem alguns trechos das canções, além do vídeo aqui nesse post (disponível no nosso canal no youtube).
Obrigada por nos acompanhar!
Ah! Que legal essa produção promovendo a cultura local! Além do mais a escolha não podia ter sido mais acertada! Eu AMO Grease! Já perdi as contas de quantas vezes eu assisti! rsrsrs Gostaria de ver o musical!
Kkkk Analuiza, então somos duas, também já assisti umas muitas vezes, rs.
O espetáculo tá lindo, vale a pena conferir!
Obrigada pela visita!
Que legal! Eu adoro esse musical. Muito bom seu post, dá as dicas sem spoiler! Adorei
Que bom que gostou, Adriana. A nossa resenha foi sincera, mas sem a intenção de revelar as surpresas do espetáculo, para que o público possa ter a chance de vivenciar as emoções do espetáculo. Tivemos todo o cuidado pra não dar spoilers,rs.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
ahh q legal, deve ter sido super divertido!! eu nunca assisti o filme e com ctz o musical seria uma novidade pra mim! adorei a frase ~ Gruda igual ao chiclete que alguns personagens mascam durante o espetáculo~ hauehaueha
Dá vontade de sair dançando Ângela, é muito animado. Você com certeza já deve ter ouvido muitas das canções que “grudam feito chiclete”(rs), mesmo sem ter visto o filme. Elas fizeram muito sucesso.
Obrigada por nos acompanhar!
Assisti ao vídeo de vcs no youtube sobre o musical e adorei! Era um dos meus filmes favoritos, sei todas as músicas de cor até hoje hehehehe
Que legal Gabriela, então você ia amar ver esse espetáculo e relembrar todas as canções. Mesmo a versão em português também ficou muito interessante e empolgante.
Obrigada por nos visitar!
Tell me more tell me more <3
Amooooo esse filme e ia adorar ver essa adaptação! Pena que tá meio longe, mas deu pra ter um gostinho pelo post 😉
Para os fãs do filme e de sua trilha sonora, o espetáculo é uma ótima forma de matar a saudade.
Que bom que o post te ajudou Camila a relembrar essa história de amor.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Que show! Deve ter sido mesmo muito legal! Ainda não vi o filme mas imagino que deve ser bem legal também.
Essa versão nacional do filme para o teatro ficou muito bem feita, vale conferir mesmo se ainda não viu o filme, Itamar.
Mas com certeza você já ouviu muitas músicas da trilha sonora, que é bem conhecida.
Obrigada por nos acompanhar!
Adorei este post, consegui sentir toda a energia do “Grease é Demais!” Com certeza vou tentar encaixar em algum roteiro quando tiver a oportunidade!
Pena que essa temporada de estreia está chegando ao fim, Fábio.
Espero que eles voltem em 2018 com mais apresentações.
Obrigada pela visita!
Ahhhh, amoooo os tempos da Brilhantina!
Tenho toda a playlist de Grease no meu Spotify! haha! Imagina se eu não ia amar esse musical! Não precisa ser “idoso” mesmo! haha! Sou de 90 e adoro o filme! rss!
Apesar de amar nunca vi nenhum musical do tipo! Que pena que esse está tão longe! haha! Sabem se tem alguma chance deles irem para mais lugares no Brasil?
E concordo muito com vocês de que a arte tem um poder transformador, assim como viagens! rss =)
Adorei o review de vocês e a sugestão! Fiquei real com vontade de assistir! Muito bacana =)
Eita Luiza, já vi que você é super fã do filme e da trilha sonora, hahaha! Também, quem não gosta de se embalar com tantas canções legais?I
Você ia adorar conferir essa versão nacional, ficou muito interessante e divertida. Quem sabe o grupo não saia em uma tournée e chegue na sua cidade, seria ótimo!
E é isso mesmo, arte e viagens são formas de educar e transformar pessoas, pensamos igual
Obrigada por nos visitar!
Que legalllll! Dei uma olhada no vídeo umas três vezes! Muito contagiante! O filme é um clássico! Quem nunca? Hahahah!
E olha que o vídeo foi só um resumo de algumas das canções mais famosas, tem muuuuuito mais!
Mas como o objetivo não é revelar tudo, acho que deu pra dar uma animada, rs.
Quem nunca saiu dançando como esse casal contagiante? Hahaha!
Obrigada pela visita ao nosso blog!
Que legal! Muito bacana mesmo relembrar esses tempos… E obrigado por contar tudo “sem spoilers”! hahaha belo post!
Disponha Bruno, não queremos tirar o prazer de ninguém de se surpreender e ter variadas sensações.
O objetivo é apenas compartilhar informações para que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer um trabalho de tanta qualidade como esse.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Não sou muito fã deste tipo de espectáculos nem tenho muito conhecimento desta área. De qualquer forma é muito bom promover este tipo de iniciativas. Parabéns!
Claro Pedro, cada uma tem suas preferências, é assim mesmo. Mas o nosso trabalho é compartilhar informações para quem não tem conhecimento nem acesso a esse tipo de espetáculo ter a oportunidade de de pelo menos ler algo sobre o tema.
Obrigada pela visita!
Obrigado de Verdade pelas palavras e por ir prestigiar o trabalho dessa equipe literalmente Demais.
Sou Bruno Jardim, membro da Direção Coreográfica do musical, em conjunto com minha esposa Paola Porto, que também viveu a personagem Chá Chá e o talentosíssimo Deivisson Cruz, que canta, dança, coreografa e se der pó ele faz café (rs).
Fomos convidados para esse processo pela Diretora geral Rosyaline Bezerra, a qual já tínhamos contato por coreografar seu casamento no ano anterior, e de cara aceitamos, porém sabíamos o caminho árduo que todo esse elenco enfrentaria ao nosso lado…(emoção)….Mas eles são demais…(mais emoção)… são mesmo.
A cada dia de oficina de dança e corpo, eles evoluiam mais e mais. Era impressionante e motivante ver tudo aquilo tomando forma. Sabe a meta? Eles dobravam em todo treino (rs). O talento é tão grande que por muitas vezes fomos experiência somente.
Nós amamos a arte e a cada dia aprendemos a armar cada vez mais esse grupo. Inserimos nossa família no projeto (temos dois filhos) e fomos criando e deixando ser abdusidos pela energia maravilhosa que emanava de todo esses lindos do elenco.
Trabalhamos com dança e palco alguns longos anos, tivemos Estúdio em 3 cidades do país;
Dançamos no maior espetáculo de dança de salão do Brasil, Cá entre nós de Jaime Arôxa, o qual fez parte desse processo indiretamente nos dando opniões e também teve uma participação presencial em abril quando veio inaugurar as atividades do nosso estúdio e aproveitou para interagir com esse elenco e ficou MARAVILHADO com o talento de todos;
Já passamos com nosso trabalho de workshop e shows por países como França, Inglaterra, Holanda, Alemanha, República Tcheca, Espanha, entre outros….(agoro desabo de vez mesmo);e
foi aqui, no Sertão do país que descobrimos esses diamantes. Simmmmmm, eles são diamante. E nós? Nós hoje somos apenas admiradores dessas pedras preciosas.
Agradeço do fundo do meu coração a oportunidade de poder mostrar à cidade de Petrolina o valor que aqui temos!!!!!
Que belo e emocionante relato Bruno.
Ficamos felizes por ter tão bons profissionais atuando na região e que bom que gostou também da nossa resenha sobre o espetáculo.
Voltem sempre pra visitar o nosso blog e acompanhar o nosso trabalho.
Um forte abraço da nossa família para a sua.
Eu adoooooro esse filme! Tenho um DVD especial com cover em forma de jaqueta de couro e tudo, haha!! E que legal que é via SESC, os preços são sempre bem camaradas!
Kkkk, Roberta, não acredito que tem até essa versão! Que legal.
A boa notícia é que o pessoal desse espetáculo também resolveu fazer um DVD e deve disponibilizar em breve.
O Sesc sempre trazendo boas opções culturais com preços acessíveis em todo o país, muito bom.
Obrigada por nos acompanhar!
Muito legal saber que o Vale do São Francisco tem um musical dessa qualidade. Adoraria ter oportunidade de conhecer esse espetáculo dos tempos da brilhantina. Quem sabe não volta em cartaz no futuro né.
A região tem ótimos artistas, Normeide e essa safra de musicais estava em crescimento antes da pandemia.
Vamos torcer pra logo podermos voltar aos teatros com segurança para todos.
Obrigada por acompanhar a nossa família!