Museu Oscar Niemeyer em Curitiba
O “museu do olho” na capital paranaense
Nossos leitores já sabem que adoramos um museu e, mesmo viajando a trabalho, damos um jeito de fazer esse passeio que sempre traz muito conhecimento.
Em Curitiba a escolha foi o Museu Oscar Niemeyer, o MON ou, para os íntimos, o “museu do olho”. O apelido é graças ao formato de olho do prédio anexo que tem 30 metros de altura e quatro pavimentos.
O salão principal do “olho” tem cerca de 1,5 mil metros quadrados para exposições. No dia da nossa visita, o local estava fechado para a montagem da bienal da capital do Paraná.
A estrutura do olho fica em frente ao prédio principal e é ligada a ele por um túnel. O MON foi inaugurado em 2002 e foi projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
São cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área para exposição, considerada a maior da América Latina.
O prédio principal é formado por três pavimentos, mas é no térreo que fica localizada a bilheteria.
Com essa grande área para exposições, várias mostras temporárias acontecem ao mesmo tempo.
Mostras
Na minha visita era a vez de “Los Carpinteros: Objeto Vital“, que reúne parte da obra do coletivo Los Carpinteros, dos artistas cubanos Marco Castillo e Dagoberto Rodríguez.
São mais de 60 obras entre desenhos, aquarelas, esculturas, instalações e vídeos que representam todas as fases do coletivo, desde a década de 1990 até obras inéditas, feitas especialmente para esta exposição.
Até Lego
O museu tem ainda um espaço externo, o pátio de esculturas e o subsolo, com a exposição permanente de projetos, fotos e maquetes de obras de Oscar Niemeyer, o Espaço Niemeyer.
Serviço:
O Museu Oscar Niemeyer fica na rua Marechal Hermes, 999, no Centro Cívico de Curitiba, e funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 16 e R$ 8, a meia-entrada (valores em 2017).
O acesso é gratuito para menores de 12 anos, maiores de 60 anos, grupos pré-agendados de estudantes de escolas públicas do ensino médio e fundamental, guias turísticos acompanhados de grupos, jornalistas, taxistas credenciados, membros da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná e do International Council of Museums .
Às quartas a entrada é franca das 10 às 18h. Já em toda primeira quinta-feira do mês, o horário do museu é estendido até às 20h, com acesso gratuito a partir das 18h.
Nos domingos o MON também funciona com programação especial. Tem oficinas e outras atividades.
Para outras dicas de roteiro e até de hospedagem em Curitiba clique aqui. Para reservar passeios com nossos parceiros, acesse esse link.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular para uso fora do Brasil e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Quer salvar essa dica? Então clica na foto abaixo e guarde todas as informações sobre o MON.
Sempre que vou a Curitiba passo no MON. Gosto muito daquele corredor branco, que da sensação de infinito, que leva as pessoas ao olho. Acredita que eu nunca tive sorte de pegar uma exposição no olho? Está sempre em construção. Quem sabe na próxima eu tenho mais sorte. Beijos, parabéns pelo post
Também não demos sorte de ver uma exposição dentro do olho, mas todo o resto foi bastante satisfatório, Angela. Conferimos ótimas exposições e aproveitamos bastante.
Que bom que gostou do post.
Beijos e obrigada por acompanhar a nossa família!
Muito interessante! Vou por na minha lista quando for a Curitiba 🙂
Isso mesmo Rebecca, é um passeio muito interessante para fazer na cidade. As obras de Niemeyer merecem uma apreciação de perto.
Obrigada por nos acompanhar!
Das peças que mostra, as que mais gostei foram essas esculturas finais, do tamanho de crianças. É bom termos acesso a tantas formas de arte, dá para ver como as visões do mundo são diferentes de indivíduo para indivíduo.
Por falar em museus, o que vc achou daquela polémica no MAM em São Paulo?
Abraço desde Portugal
Também adorei essas Ruthia, muito curiosas e coloridas. Nós adoramos arte e respeitamos todas as manifestações artísticas, mas também procuramos adequar as atividades dentro da faixa etária das crianças. Tudo a seu tempo.
Obrigada pela visita internacional. Abração!
Ando com muita vontade de voltar a Curitiba e este post veio me cutucar. Pra ser sincera, não gosto muito de arte contemporânea, mas visitaria o MON porque admiro as obras de Nieymeyer. Obrigada por compartilhar.
Uma cutucada boa heim, Márcia?! Rs. O acervo do MON é bem variado e tem obras mais clássicas também, sem falar na parte dedicada ao arquiteto, que tem muita história e informação. Certamente você vai gostar.
Obrigada por nos acompanhar!
Já estive lá há muito anos e adorei. Na época as exposições eram ótimas, tenho certeza que continua assim. Por fora o museu já é um espetáculo, por dentro então… Adorei!
Então temos a mesma opinião Rozembergue, o museu é lindo por fora e tem um excelente acervo. Merece mesmo a visita.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Muito bacana a dica. Conheço apenas por fora mas na próxima estada na cidade, com certeza, visitarei por dentro. Obrigada por compartilhar.
Vale a pena entrar Andrea, tem muita coisa legal pra ver. Acredito que vai gostar.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Adoro Niemeyer e suas obras e já tive o privilégio de ir nesse Museu. Adorei reviver a lembrança de como foi estar lá junto com o o seu post, obrigado por compartilhar suas dicas. Abs
Que bom que o nosso post te trouxe boas lembranças, Amilton. Também admiramos o arquiteto e ver um dos seus projetos de perto foi muito interessante.
Obrigada pela visita!
Interessante este museu, ainda não conhecemos, mas tenho muita vontade. Agora, lendo este post, deu mais ainda. Achei bem legal o local com as maquetes, minha filha caçula adora maquetes, hehehehe, ia amar. Abraço.
Toda criança adoraria brincar com uma maquete mesmo, rs.
Agora que a vontade bateu depois de ler o post, programem uma visita em família que vai ser um passeio legal.
Obrigada por nos acompanhar!
Incrível esse museu e a mostra que vocês visitaram. Um dos lugares mais bonitos pra conhecer em Curitiba, né?! Muito legal seu post.
É mesmo Alessandra, o museu foi uma boa escolha em Curitiba. Gostamos muito de ter conhecido.
Obrigada pela visita à nossa família!
Que bacana o interior do museu, já conheço o exterior, que é a cara, jeito e marca do legado de Niemeyer. Quando retornar a Curitiba, quero conhecer esse museu a fundo. Parabéns pelo relato!
Vá mesmo Francisco, o acervo é rico e bem variado. Vale a pena entrar e passar algumas horas desfrutando do ambiente.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
É verdade rss, aqui o Museu Oscar Niemeyer, é mais conhecido como o “museu do olho” ou como MON do que pelo seu nome completo. 🙂 Se for pegar um táxi é mais fácil pedir pelo “Museu do Olho” do que pelo Museu Oscar Niemeyer hehehe.
Adorei seu post. É interessante ver nossa cidade pelo olhar do outro. Abs
Curioso o apelido que os curitibanos deram ao MON, rs.
Gostamos muito de ter conhecido o museu da sua cidade, Di. Ele tem muita relevância para a cultura nacional
Obrigada por nos acompanhar!
Esse museu é tão lindo! Sou apaixonada por ele. Acho um ponto turístico obrigatório em Curitiba!
Obrigada por compartilhar essa dica aqui.
Também achamos o museu muito bonito, Keul e Ana e recomendamos a visita.
Passeio obrigatório em Curitiba.
Obrigada pela visita!
Que museu lindo! Eu já vi essa exposição os carpinteros ao vivo duas vezes e agora pelo seu blog. Parabéns pelo post, muito bom!
Que coincidência Adriana! E o que achou da mostra?
Trabalhos com diferentes estilos, não é mesmo?
Obrigada pela visita ao nosso blog!
Tenho muita vontade de conhecer esse museu. Só vi por fotos do Instagram. Realmente é uma construção maravilhosa. Já estou vendo em algum feriado prolongado do próximo ano para conhecer. Ótimo post! Obrigado por compartilhar
Então programe-se Cleber. Tem sempre uma programação interessante acontecendo por lá e certamente será um feriado diferente.
Obrigada por acompanhar a gente!
Que bacana! Nós fomos neste museu em 2013, e gostamos demais… É lindo por fora e por dentro e sempre tem uma programação que vale a pena conferir! 🙂
Verdade Bruno, bonito por fora e por dentro. E o bom é que tem sempre uma exposição nova por lá, então sempre vai ser legal visitar.
Obrigada pela visita!
Adorei o post e as ótimas dicas!! Estou planejando uma viagem para Curitiba e pretendo visitar este museu. Bjs,
Que bom que ajudou Viviane, se der pra incluir na sua viagem será meso legal.
Obrigada por acompanhar a nossa família!