Onde comprar artesanato no Vale do São Francisco
Lembrancinhas e produtos exclusivos da região para levar pra casa
Que o Vale do São Francisco é um destino pra visitar o ano inteiro, com muita cultura, belezas naturais e com uma culinária deliciosa e variada, você já sabe porque a gente já contou aqui no blog.
Nessa terra no coração do Semiárido brasileiro, sempre é verão e você pode conhecer dois estados no mesmo dia, já que Petrolina está em Pernambuco e do outro lado do rio São Francisco fica Juazeiro, na Bahia.
E como a gente está na campanha para divulgar o turismo doméstico nesse novo normal pós pandemia, nada melhor do que falar do que conhecemos muito bem, a nossa própria casa.
Depois de te apresentarmos à região nesse post, vamos te contar onde encontrar aquela lembrancinha do Vale do São Francisco pra você levar pra casa.
Afinal, o que são as viagens senão uma coleção de memórias. Momentos que a gente guarda pra sempre no coração, em fotos e no souvenirs que vão enfeitar nossa casa e nos lembrar daquele destino.
Mas nesse post vamos te indicar muito mais que lembrancinhas.
Listamos os principais locais em Juazeiro e Petrolina onde você vai encontrar trabalhos únicos, feitos à mão, por artesãos e artesãs que dedicam horas em cada peça, num trabalho único e especial que tem a cara do povo ribeirinho sertanejo.
Também tem produtos da agricultura familiar com os sabores da Caatinga que você só encontra aqui.
Então se prepare pra ficar com água na boca e ver peças lindas que você vai querer muito usar ou ter na sua casa.
Casa do Artesão de Juazeiro
Pertinho da orla nova da cidade fica a Casa do Artesão de Juazeiro.
Num único espaço, encontramos trabalhos de 30 artesãos nos mais variados materiais e estilos.
Há peças em cerâmica, bordados, trabalhos em couro, reciclados, roupa de cama sob encomenda, acessórios, carrancas e artigos de decoração em madeira.
São objetos utilitários ou para decoração em que predomina a temática regional.
Os próprios artesãos administram o local, que fica muito bem localizado numa região turística, com restaurantes e a réplica do Vapor Saldanha Marinho, o Vaporzinho.
Serviço:
A sede da Casa do Artesão fica na av. Raul Alves, nº 01, bairro Santo Antônio, em Juazeiro-BA.
Também há uma loja dos artesãos no Shopping Juá Garden.
Por enquanto a loja da sede está fechada, mas quando reabrir volta ao horário normal de terça a domingo, das 9h às 21h.
Todas as fotos foram gentilmente cedidas pela Casa do Artesão de Juazeiro e pela Prefeitura de Juazeiro.
Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco – CesolSSF
O Cesol é um programa criado para promover os produtos provenientes da agricultura familiar de 10 cidades da região: Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá.
São cerca de 1.200 famílias produzindo sabores e arte em comunidades rurais e urbanas.
Entre as delícias preparadas com as frutas exclusivas da Caatinga, há vários produtos beneficiados do umbu (fruta nativa), como o doce e a geleia.
São mistura únicas e inusitadas como a geleia de manga com cachaça, abacaxi com maracujá, palma e tamarindo com pimenta.
Imagine essa explosão de sabores na sua boca!
O centro comercializa ainda linguiça de peixe, tilápia, ovos caipira, hortaliças orgânicas, doces, sequilhos, peta (um salgado a base de tapioca), mel e polpa de fruta.
Também há cerveja artesanal de umbu e maracujá do mato, licores e cachaça. Tudo produzido pelas famílias de forma natural e sustentável.
As peças de roupa, como camisas e vestidos, são inspiradas na cultura do Semiárido.
O artesanato em tecido mistura técnicas para representar atividades que ainda seguem fortes no sertão, como o trabalho das costureiras.
E até as canecas carregam a história das famílias da agricultura familiar.
Os produtos são comercializados no Empório Meu Sertão, no mesmo espaço do Cesol.
Serviço:
O produtos do Cesol estão expostos no Empório Meu Sertão na rua Canafístola, nº 148, bairro Centenário, em Juazeiro-BA.
O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Todas as fotos foram gentilmente cedidas pelo Cesol.
Peças de Marlus Daniel
Marlus é um jovem artista plástico que pinta desde os 15 anos e já aos 16, fez a primeira exposição.
Mas as telas não deram conta de abarcar toda a criatividade de Marlus, que transformou camisas, tênis e até canecas em um espaço para expressar sua arte.
São peças exclusivas e únicas em que o tema Nordeste e em especial o Sertão, estão sempre presentes.
Com muitas cores vibrantes, cada trabalho de Marlus transmite alegria e positividade, além de serem lindos.
Marlus também é empreendedor e resolveu abrir a própria loja no Shopping Juá Garden, em Juazeiro.
A boa notícia é que a loja já está funcionando normalmente desde a última segunda-feira (15) e tem até máscara pintada à mão para quem quiser se proteger com arte.
E Marlus também abriu espaço para outros artistas em sua loja.
A mais nova coleção é do artista gaúcho Lisandro Lima, que fez uma série de camisas com releituras das carrancas, como a carranca Frida Kahlo e a carranca Carmen Miranda. Eu adorei e você?
Serviço:
A loja Fato Consumado by Marlus Daniel fica no Shopping Juá Garden, em Juazeiro-BA.
Todas as fotos foram gentilmente cedidas pelo artista.
Oficina do Artesão Mestre Quincas – Petrolina
O nome já diz tudo, uma oficina de artesanato.
Ao entrar na Oficina do Artesão Mestre Quincas, em Petrolina, você acompanha de perto o processo de confecção de cada peça.
Tem arte sacra e carranca em madeira sendo produzida ali mesmo no espaço.
Ao todo, 20 artesãos compartilham as salas da oficina para a produção das peças.
Além do artesanato em madeira, tem peças em tecido das mulheres rendeiras, em barro, esculturas em pedra, artesanato em tecido, roupas, bolsas, enfim, uma grande variedade de produtos regionais para levar como lembrança.
Alguns artesãos se destacaram com seu trabalho, como Roque Santeiro e “Dos anjos”, que se especializou em anjos e artigos religiosos no estilo barroco.
A oficina acabou de ser reformada para acomodar melhor os artesãos e receber os visitantes com uma nova estrutura.
Serviço:
A Oficina do Artesão Mestre Quincas fica na av. Cardoso de Sá, nº 11, na Vila Eduardo, em Petrolina-PE.
O horário de funcionamento em tempos normais é de segunda à sábado, das 8h às 17h. Aos domingos é possível agendar visitas de 8h às 12h.
Todas as fotos foram gentilmente cedidas pela Oficina do Artesão Mestre Quincas e pela Prefeitura de Petrolina.
Centro de Artes Ana das Carrancas
Ana das Carrancas deixou um legado para a arte ribeirinha inestimável.
A artesã inovou ao criar carrancas de barro, quando a tradição sempre foi confeccionar as peças em madeira.
Além disso, Ana deixou sua marca ao vazar os olhos das carrancas para homenagear o marido cego. Uma característica que tornou suas peças conhecidas dentro e fora do Brasil.
Ana nos deixou em 2008, mas suas filhas Ângela e Pepê deram continuidade ao trabalho da artesã, criando muito mais que carrancas.
Agora o artesanato de Ana pode enfeitar as paredes e até ser usado como acessório. São peças que carregam a delicadeza do manuseio do barro e a cultura do povo ribeirinho.
Serviço:
O Centro de Artes Ana das Carrancas fica na rua Martiniano Cândido Silva, nº 500, Cohab Massangano, em Petrolina-PE.
Em tempos normais o local funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 12h.
Como estamos em casa, esse post só foi possível com a ajuda dos artesãos e dos colegas jornalistas das assessorias de imprensa.
Então, os nossos agradecimentos aos assessores da Prefeitura de Juazeiro, Raphael Leal e Carlos Humberto; do Cesol, Sheila Feitosa e da Prefeitura de Petrolina, Cleilma Souza.
Esse texto faz parte de uma Blogagem Coletiva com o tema Turismo Doméstico. Abaixo blogs parceiros nesse projeto:
Mai Viagens deu 7 motivos para visitar Aracaju. Expedições em Família preparou um Circuito Turístico Lagoa da Pampulha – o que fazer no cartão postal de Belo Horizonte. 6 Viajantes contou sobre o Campo de Girassol em Brasília! Um lugar para lindas fotos! . Vamos Viajar pra onde agora se mostrou Conhecendo o Real Gabinete Português.
Viajante Econômica relatou sobre a Baixada Santista: o que fazer em São Vicente . Uma Senhora Viagem indicou a Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro: Dicas do que fazer. Viaje24h detalhou sobre a Serra do Rio do Rastro: O guia definitivo de uma das estradas mais espetaculares do mundo! e Sentidos do Viajar trouxe o Lago Paranoá, mar de Brasília – 15 atrações imperdíveis.
Acompanhe nossas dicas de roteiro no Vale do São Francisco. Você também pode reservar passeios em Pernambuco e na Bahia com nossos parceiros.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular para uso fora do Brasil e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Para salvar essa lista com os principais pontos de venda de artesanato e produtos do Vale do São Francisco, clique em um dos pins.
Eu amo visitar esses locais para comprar artesanato. Achei lindo o trabalho dos artesãos do Vale do São Francisco. Já vou salvar esse lindo post aqui.
A gente também adora conhecer o trabalho dos artesãos locais e o bom dessa lista é que dá pra comprar direto da pessoa que produziu.
Que bom que gostou Angela, quando visitar a região, já sabe onde encontrar esses lindos trabalhos.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Que bacana esse post, eu adoro saber onde comprar artesanatos. Sempre trago algum nas minhas viagens. Esses do Vale do São Francisco são lindos, vontade de comprar todos né?kkkkk
Cada peça mais linda que a outra , né Hebe? Também fico com vontade de levar tudo pra casa, rs.
Obrigada por nos acompanhar!
Amei esse post!!! Tuuudo o que eu amoooo! Quando vamos “turistar”, sempre separo um tempinho pra conhecer os “modos do fazer” de cada região e trazer pra casa as peças ou as delícias lá fabricadas. Eu dou muito valor à imaterialidade, ao trabalho que está por detrás das peças. Esse é um turismo de experiência que amo fazer! Amei conhecer o artesanato de sua região e agora já sei onde comprar artesanato no Vale do São Francisco! Muito brigada!
É verdade Deyse, por trás de cada peça tem toda uma história e horas de dedicação.
Também gostamos muito de vivenciar a cultura de cada lugar e o trabalho dos artesão reflete muito isso.
Obrigada pela visita!
Adorei este post sobre onde comprar artesanato no Vale do São Francisco. Sou super fã de artesanato. Sempre que viajo gosto de apreciar esse tipo de arte local. Quando eu for na sua região, farei uma visita a todos os lugares que você citou. Obrigada pelas dicas. Beijos
Disponha Cecilia, procuramos reunir aqui os principais pontos de vendas dos artistas e produtores locais, assim você já fica com o roteiro pronto quando vier visitar a nossa região.
Obrigada por nos visitar!
Mas que riqueza cultural!!! Muito obrigada pelas super dicas, com todos os detalhes de funcionamento. Amei saber tudinho onde comprar artesanato no Vale do São Francisco, quanta variedade, como esse povo brasileiro é criativo! Quero muito visitar essa região e agora, será uma viagem completíssima!
Estamos aqui pra isso, Sylvia. É um prazer pra gente contribuir para viagens de sucesso e que tragam boas memórias.
E se for pra divulgar a nossa região, nos sentimos ainda mais recompensados com depoimentos como o seu.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Incrível o que essas famílias talentosas fazem! Obrigada por esse post maravilhoso: Onde comprar artesanato no Vale do São Francisco. Ótimas dicas e muita coisa linda! Deu vontade de comprar tudo!!
Fico que feliz que gostou, Cintia, é um prazer pra gente divulgar o trabalho desses artesão e artistas da nossa região.
Somos fãs e também gostaríamos de ter pelo menos uma peça de cada um em casa, rs.
Obrigada por nos acompanhar!
Eu adoro uma arte local, e gente o que são esses tênis? Outra coisa que adoro do vale do São Francisco, além do artesanato, são os vinhos e geléias caseiras. Já provou? Eu adoro.
Também achei o tênis lindo, Mairim, especialmente o amarelo, rs.
Sim, adoramos um docinho e amamos os produzidos com as frutas nativas da Caatinga. O vinho também é uma delícia, mas eu sou mais adepta do espumante.
Obrigada pela visita!
Completamente encantada com esse post sobre onde comprar artesanato no Vale do São Francisco. Peças lindas, criativas e que falam do dia a dia do povo que esses artistas/artesãos captam tão bem. Muito bacana essa iniciativa deles se juntarem em cooperativas para venderem sua produção sem intermediários. Muito legal o artesão que abriu a loja dar espaço para outros artistas brasileiros. Parabéns pela excelente divulgação desse artesanato. beijocas
Legal a iniciativa deles né, Lilian?! Um ajuda o outro e as peças chegam direto pro turista, com um preço mais justo.
O trabalho desses artesãos e artistas é mesmo muito marcante e reflete bem a cultura do povo ribeirinho.
Que bom que gostou do post, ficamos muito felizes em divulgar a nossa região.
Beijos e obrigada por nos visitar!
Como viajamos somente com mochila nas costas e bem barato geralmente não temos $ e espaço na mala para comprar coisas. Isso não me impede de ficar chocada com os artesanatos locais que são sempre tão diferentes e maravilhosos. Adorei as dicas de onde comprar artesanato no Vale do São Francisco
É lindo de ver a diversidade cultural dos trabalhos dos artesão de cada região, Victoria, somos fãs desse tipo de trabalho e os do Vale do São Francisco são muito bonitos.
Dá vontade de levar tudo pra casa, kkk.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Se é para fazer compras, que estas possam ajudar os habitantes locais. Adorei o trabalho desses artesãos e artesãs do Vale de São Francisco, muito ricos e diversos. O que vocês compraram mesmo?
É verdade, Ruthia, assim a gente movimenta a economia do turismo para esses profissionais também.
Como bons ribeirinhos, temos várias carrancas em casa, de madeira e de barro, além de outras peças, cada uma mais lida que a outra.
Obrigada por nos acompanhar!
Quanta coisa linda – e gostosa – existe na região do Vale do São Francisco! Fui algumas vezes quando pequena com a minha família e morro de vontade de voltar. O artesanato do Marlus Daniel é uma coisa de lindo – o que é a camiseta de carranca, hein? Quero uma!
Concordo Mariana, o trabalho de Marlus é muito bonito e cheio de vida.
Já tá na hora de você voltar à região, vai encontrar um lugar completamente diferente.
Obrigada pela visita!
Só conheço o litoral, mas amo de paixão o artesanato local. Fiquei fascinada em pegar alguns dias para conhecer Juazeiro e Petrolina. Você já conhece? ou ainda ficou com aquele gostinho de conhecer comprando o artesanato no Vale doSão Francisco?
Você vai adorar conhecer outros lugares do nosso país, Dani, essa região é muito rica em belezas naturais, história, arte e cultura.
Conhecemos bem, por isso indicamos.
Obrigada por nos visitar!
Quanto artesanato lindo no Vale do São Francisco. Amei as tuas dicas de o que trazer de lembrancinha deste destino.
Não faltam opções, Suriàn, dá pra levar lembrancinhas para toda a família e amigos.
Obrigada por acompanhar a nossa família.
Não conheço o Vale do São Francisco e estou apaixonada por esse artesanato, amei o tênis e muitas coisas.
O tênis faz sucesso mesmo, Ana. Quando você visitar a região, já sabe onde encontrar ótimos presentes e lembranças para levar pra casa.
Obrigada por no acompanhar!