Petrolina e Juazeiro, o Vale do São Francisco te espera
Unidas pelo Velho Chico, uma cidade fica em Pernambuco e a outra na Bahia
Petrolina, Juazeiro
Juazeiro, Petrolina
Todas as duas eu acho uma coisa linda
Eu gosto de Juazeiro
E adoro Petrolina
(Jorge de Altinho)
De um lado, Petrolina, Pernambuco. De outro, Juazeiro, Bahia.
Duas cidades e dois estados unidos pelo rio São Francisco. Basta cruzar a ponte Presidente Dutra ou atravessar o Velho Chico de barquinha (minha travessia preferida), sentindo a brisa no rosto, para chegar a uma das duas cidades em poucos minutos.
Estamos no Vale do São Francisco, coração do Semiárido brasileiro.
Com sol o ano inteiro e esse céu azul lindão e verdadeiro aí das fotos, a região é um excelente destino para visitar no Nordeste se você quiser explorar um pouco além do litoral.
E nós vamos te dar alguns bons motivos pra isso.
Juntas, Petrolina e Juazeiro produzem uma grande variedade de frutas que são exportadas para o mundo.
A região também é produtora de uva de mesa e para a fabricação de vinhos. Os passeios às vinícolas são uma ótima opção de bate e volta para colocar no seu roteiro.
Alguns, como o Vapor do Vinho, incluem passeio de barco e banho de rio.
O rio então, é lindo de viver! No São Francisco, o rio da Integração Nacional, dá pra andar de caiaque, lancha, jet ski e fazer esportes náuticos.
E ainda tem as ilhas do Velho Chico, com deliciosos pratos com peixe e praias de água doce.
Estamos em pleno bioma Caatinga, o único genuinamente brasileiro, já que suas espécies nativas de plantas e animais não ocorrem em nenhum outro lugar do mundo.
A gastronomia do sertão é um capítulo à parte. Aqui come-se muito bem. Um dos destaques é o bode assado (que na verdade é carneiro), que ganhou até um centro gastronômico só pra ele: o Bodódromo, em Petrolina.
Juazeiro e Petrolina também possuem uma rede hoteleira completa, shoppings e restaurantes com uma variada oferta culinária para receber os visitantes.
E tem aeroporto internacional com voos diários para você desembarcar em Petrolina com segurança e conforto.
Você também pode associar sua viagem ao Vale do São Francisco com outros destinos, como a Serra da Capivara, a 304 km de Petrolina e a Chapada Diamantina, distante 494 km.
Ficou animado(a)?
Pois pera aí que ainda vamos te contar mais detalhes pra você marcar sua viagem pro Vale do São Francisco assim que tudo isso passar. Vamos lá?
Petrolina, Pernambuco
Na margem do São Francisco nasceu a beleza
E a natureza ela conservou
Jesus abençoou com sua mão divina
Pra não morrer de saudade vou voltar pra Petrolina
(Jorge de Altinho)
A antiga passagem para Juazeiro, na Bahia, cresceu e virou referência na agricultura irrigada, na saúde, educação e culinária, com espaços gastronômicos como o Bodódromo e o Galinhódromo, onde serve-se uma deliciosa galinha caipira.
Há várias versões para o nome da cidade pernambucana, a minha preferida é a que diz que o nome foi inspirado em uma pedra linda na região onde a Catedral Sagrado Coração de Jesus foi construída.
De estilo neogótico, a Catedral da cidade é um dos pontos turísticos no centro.
Concluída em 1929, é o sino da Catedral que marca o ritmo da cidade, tocando a cada hora.
Com belos vitrais franceses, outro elemento importante da igreja é o relógio, que foi uma doação do Padre Cícero, de Juazeiro do Norte.
A Catedral Sagrado Coração de Jesus fica na Praça Dom Malan, ao lado da Concha Acústica.
O espaço foi construído na década de 70 e lá são realizados alguns eventos, como o Festival de Sanfoneiros.
Do alto, o conjunto arquitetônico forma a imagem de um livro aberto, que seria a bíblia (a concha) e uma cruz (a igreja).
Outra construção histórica é a Igreja Matriz, a mais antiga da cidade. Erguida no século 19, a Matriz guarda a imagem de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padroeira da cidade.
A fachada tem um relógio de sol que funciona pelo jogo de luzes e sombras.
A Matriz está localizada ao lado da Praça do Centenário, onde fica o monumento que faz alusão à relação da cidade com o rio e a religiosidade.
O padre conduz a barca, que tem uma carranca à frente.
O artesanato característico da região é a carranca de madeira, usada nas embarcações para espantar os maus espíritos.
Na Casa do Artesão da cidade é possível encontrar carrancas de todos os tamanhos para levar pra casa, tem até em formato de chaveiro.
Mas é a carranca de barro, inovação da artesã Ana das Carrancas, uma peça única da região.
No ateliê de Ana também encontramos lindas e únicas carrancas em vários estilos.
Juazeiro, Bahia
Do outro lado do rio tem uma cidade
Que na minha mocidade eu visitava todo dia
Atravessava a ponte, mas que alegria
Chegava em Juazeiro, Juazeiro da Bahia
(Jorge de Altinho)
Juazeiro, na margem direita do São Francisco, já em terras baianas, era repouso para os tropeiros. Eles descansavam à sombra de um pé de Juazeiro, daí o nome da cidade.
Entre outros atrativos, Juazeiro também se orgulha por ter cinco artistas premiados com o Grammy Latino, entre eles João Gilberto, Manuca Almeida e Targino Gondim.
Aliás, foi aqui que o pai da Bossa Nova nasceu. João Gilberto dá nome ao Centro de Cultura da cidade e ganhou uma estátua na orla com vista para o São Francisco.
Como você também já deve saber, Juazeiro também é a terra de Ivete Sangalo.
Como em Petrolina, o letreiro da cidade fica na orla, assim como uma réplica do Vapor Saldanha Marinho, o Vaporzinho, que navegou pelas águas do São Francisco.
Hoje a cópia da embarcação decora a cidade, além de ser um centro de informações turísticas.
Uma curiosidade sobre a navegação dos vapores é que foi preciso fazer um trecho elevadiço na Ponte Presidente Dutra para as embarcações passarem.
Por isso a ponte tem esse formato com dois grandes portões em um dos trechos.
Mas como não existe mais vapor nas águas do Velho Chico, a cena ficou guardada na lembrança dos mais velhos e eternizada na canção de Jorge de Altinho:
“mas achava lindo quando a ponte levantava e o vapor passava num gostoso vai e vem…”.
Nesse mesmo trecho da orla funciona a Casa do Artesão de Juazeiro, com várias lembranças do Vale do São Francisco.
E para quem quiser um banho de cachoeira, na região do Salitre, zona rural do município, tem uma deliciosa queda d’água a poucos minutos do centro da cidade.
Passeio Vapor do Vinho
Ainda me lembro dos meus tempos de criança
Esquisita era a carranca e o apito do trem
Mas achava lindo quando a ponte levantava
E o vapor passava num gostoso vai e vem
O passeio do Vapor do Vinho atrai turistas de vários estados do Brasil e até de outros países que, durante um dia, usufruem das belezas e riquezas que nascem graças ao generoso rio São Francisco.
O Vapor do Vinho é uma alusão aos antigos vapores que navegavam pelo Velho Chico e é o único roteiro da América Latina com esse formato.
O passeio começa às 8h30, com saída dos hotéis de Juazeiro e Petrolina e segue até o município vizinho de Casa Nova, já no estado da Bahia.
Há 45 km de Petrolina, está a Vinícola Ouro Verde, do Miolo Wine Group, que produz a linha Terra Nova e tem alguns vinhos premiados. É lá a nossa primeira parada.
A fazenda tem 200 hectares de plantio de uva vinífera, ou seja, aquela destinada à produção de vinho. São 6 variedades de uva para vinho tinto e 4 para os brancos. Entre as variedades para os tintos estão a Shiraz e Grenache.
Já as brancas são a Cheninblanc, Verdejo, Sauvignon Blanc e os Moscateis. Também são produzidos vinhos rosé, resultado da mistura entre tintos e brancos, espumantes e o brandy.
O sol o ano inteiro e a água do São Francisco garantem uvas mais doces e duas safras da fruta anuais. Por isso, o Vale do São Francisco tem uma rota do vinho que envolve outros municípios na Bahia e em Pernambuco.
No passeio Enoturístico pela Ouro Verde, guiado por um Enólogo, os turistas conhecem primeiro todas as etapas de produção do vinho.
O passeio de cerca de duas horas termina na sala de degustação, onde os visitantes aprendem desde a forma correta de pegar na taça até apreciar o aroma da bebida, antes de prová-la.
Para as crianças e para quem não consome bebida alcoólica, a degustação é com o suco com 100% de uva Sunny Day, vendido em garradas de 300 ml e 1 litro.
Antes de deixar a fazenda, os turistas ainda conhecem os parreirais e podem degustar algumas uvas.
De volta à estrada, vamos em direção ao maior lago artificial do mundo (informações do site da Chesf), o Lago de Sobradinho.
A navegação até o lago segue em direção à Ilha da Fantasia, mas a grande atração mesmo é o banho no São Francisco.
No local onde a barca atraca na ilha, a água quase não tem correnteza e o rio é raso.
As crianças adoram o banho e a paisagem é linda.
O almoço é durante a navegação com música ao vivo.
A programação termina no fim da tarde, com o pôr do sol no lago.
Então agora que você já conhece as principais atrações da região, programe sua viagem.
O Vale do São Francisco te espera!
Esse texto faz parte de uma blogagem coletiva do Projeto criado pela Comunidade Famílias que Viajam (@familiasqueviajam).
#familiasqueviajamnasuacidade
O projeto usa a #familiasqueviajamnasuacidade e tem como objetivo incentivar e reanimar a retomada do turismo doméstico. Conheça os blogs participantes.
O 6 Viajantes destacou o Circuito Turístico de Bicicleta em Brasília. Expedições em Família trouxe o Circuito Praça da Liberdade – 16 lugares para conhecer em Belo Horizonte . Abc dos viajantes detalhou sobre a Oscar Freire, São Paulo. Enquanto Elas Crescem sugeriu o Zooparque Itatiba. Nós dois pelo mundo ficou Turistando pelos Cafés de Brasília.
Disney e Outros Lugares Incríveis fez o convite: Conheça a Fortaleza São João, o local onde a cidade do Rio Janeiro foi fundada. Conexão Família deu a dica do Gruta Rei do Mato- Dica de Passeio perto de BH. Já Viajando com a Ceci trouxe Dicas e atrações de Gaspar em Santa Catarina e Vivendo tudo agora indicou Niterói: eu viajo na minha cidade, e levo a minha família comigo, e você?
Acompanhe nossas dicas de roteiro no Vale do São Francisco.
Você também poder reservar passeios em Pernambuco e na Bahia com nossos parceiros.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular para uso fora do Brasil e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Para salvar todas as informações sobre o Vale do São Francisco, é só clicar em um dos pins.
Amei seu post sobre o Vale de São Francisco, que lugar lindo, adoro os vinhos fabricados aí e seria uma delicia conhecer essas vinícolas pessoalmente. Quantos tesouros o Rio São Francisco nos traz. Parabéns pelo post, uma aula de história!
O rio São Francisco é um presente que devemos agradecer e preservar. Ele nos dá tantas riquezas e é toda essa beleza aí que você está vendo.
Venha conhecer a nossas região, Noelia.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Que texto incrível sobre o Vale do São Francisco, não sabia que a região fosse tão rica e que produzia vinhos! Já estudei sobre Petrolina quando estive em Pernambuco e no final, a equipe decidiu tecnicamente não ir pra lá. Que região linda e quero muito conhecer! Petrolina e Juazeiro, o Vale do São Francisco, realmente que me espere e me aguarde! Amei!!
Vamos adorar receber e sua família na nossa região, Deyse, você vai adorar banhar-se nas águas do Velho Chico e fazer ótimos passeios no sertão.
Obrigada por nos acompanhar!
Não sabia que o local era tão rico em cultura e atrações. Como tenho muita vontade de conhecer a Chapada, já vou incluir Petrolina e Juazeiro no roteiro. Deve ser impressionante navegar pelo São Francisco. Amei as dicas!
Que ótimo, Angela, dá pra organizar um roteiro bem completo passando pelo Vale do São Francisco e indo até a Chapada.
Você vai ver as belezas das paisagens da Caatinga.
Obrigada pela visita!
Quanta coisa nova para mim em um único post. Não imaginava que sua região fosse tão rica em opções. Tanta coisa diferente e legal para fazer. Eu sabia sobre as frutas cultivadas no entorno do São Francisco, mas não sabia das vinícolas e dos passeios. Espero que com a retomada do turismo, no futuro, esses lugares lindos do Brasil possam ser descoberto por todos nós, brasileiros.
Com certeza essa é uma região com um enorme potencial turístico, com belezas naturais e ótima gastronomia.
Esperamos por você por aqui também, Verônica.
Obrigada por nos visitar!
Que delícia ler esse post! Não sabia que a região do vale do São Francisco era tão rica em cultura e em detalhes! E saber sobre a produção de vinho foi uma novidade!!!! Não fazia ideia.
O clima contribui muito para deixar as frutas bem docinhas, Nathalia, inclusive a uva de mesa e para produção de vinho.
Os passeios às vinícolas são uma atração muito procurada na região.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Eu não imaginei que tinham tantas coisas! Fiquei encantada e doida pra ver isso pessoalmente!! Que lugar maravilhoso que é sua região! Obrigada por compartilhar
Não tem de quê, Van, a gente espera sua visita aqui no Vale do São Francisco.
Obrigada por nos acompanhar!
Gente, amei a ideia desse passeio! Sou apaixonada por vinhos e quero muito conhecer o vaoor do vinho
Uma passeio ótimo pra associar vinícola e um delicioso banho de rio.
Pode vir Kenia que aqui é verão o ano inteiro, rs.
Obrigada pela visita!
O Vale do São Francisco descrito assim, torna- se ainda mais espetacular. A saudade desse lugar chega a doer na alma e não há lágrima suficiente que expresse esse tormento. Mas foi muito bom passear por aqui e rever a nossa região. Você, assim, alegrou meu coração. Parabéns pela iniciativa.
Que bom que ajudou a matar um pouquinho a saudade de casa e alegrar seu coração, Eliene.
Fico feliz de trazer bons sentimentos pra você. Agora você já tem um material pra compartilhar com seus amigos sobre a sua região.
Obrigada por nos visitar!
Nossa quanta beleza! A gente nem sonha tudo que o nosso Brasil tem né!! Amei o post!!
O Vale do São Francisco ainda precisa ser descoberto como rota turística, Elise, te convido a conhecer a nossa região.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Estou encantada com esse passeio! Quanta riqueza cultural! Não sabia que existiam vinícolas no local, achei super legal. E certamente voltaria com uma carranca para casa! rsrsrsr
A carranca é quase obrigatória numa viagem ao Vale do São Francisco, é a cara da cultura ribeirinha da nossa região.
Esperamos sua visita, Daniela.
Obrigada por nos acompanhar!
Adorei saber tudo sobre Petrolina e Juazeiro. Sempre tive curiosidade de visitar o Vale do São Francisco e, agora sabendo da quantidade de atrações que tem, fiquei mais ainda. Deixa tudo isso diminuir um pouco que faremos uma viagem ao Brasil e com certeza o Nordeste é um dos principais destinos.
O interior do Nordeste tem tantas belezas quanto o litoral, além de ter suas especificidades e culturas únicas.
Tenho certeza que você vai gostar de conhecer o Vale do São Francisco, Victoria.
Obrigada pela visita!
Ótimas dicas sobre Petrolina e Juazeiro!
Eu tô doido para conhecer o Vale do São Francisco. Inclusive, já tinha viagem marcada pra Bahia em setembro e estava estudando como incluir no roteiro!
Espero conseguir tirar a viagem do papel em 2021…
Abraço!
Que bom que já está planejando visitar a nossa região, Murilo, você vai se encantar com todas as belezas e a riqueza cultural do coração do Semiárido.
Obrigada por nos visitar!
Conheci Petrolina quando fui para a Chapada, mas infelizmente passei muito rápido pela região. Adorei o seus post, ta super detalhado e explicadinho
Espero que volte ao Vale do São Francisco para conhecer mais essa região, Luciane.
Agora você já tem as informações que precisa, rs.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Já me desmontou no começo do texto! Em pleno mês junino um verso de Jorge de Altinho?! Eita que já dancei muito, rs…
Cê sabe que sempre tento programar uma viagem para conhecer Petrolina e Juazeiro e acabo me enrolando…. Mas de 2021 não passa!! Quero essa alegria e essa cultura nordestina na veia! Adorei as dicas!
Jorge de Altinho soube eternizar muito bem a poesia dessas cidades irmãs, Maria.
Espero que venha em breve nos visitar e se encantar com toda a energia dessa região.
Obrigada por nos acompanhar!
Que texto lindo sobre Petrolina e Juazeiro. Tenho uma amiga que mora em Petrolina e vive me dizendo que vai trazer vinhos para mim. Sempre esquece! Vou dizer que ela que o jeito é visitar a região do Vale do São Francisco, navegar no Vapor do Vinho e trazer vinhos para SSA. rsrsrs
Pois venha tomar logo esse vinho aqui, às margens do Velho Chico, Analuiza, rs. Tem espumante também.
O pôr do sol nesse rio é uma pintura e você também vai poder se banhar nessas águas e renovar suas energias.
O Vale te espera.
Obrigada pela visita!
Não sei o que eu gostei mais.. Se foram as igrejas ou as vinículas… AMEI!
O Vale do São Francisco é uma região abençoada pela natureza com belezas como o rio São Francisco, Cintia e associar tudo isso com História e vinícolas, é tudo de bom, rs.
Obrigada por nos visitar!