Patrimônio artístico aberto ao público em Fortaleza
O Espaço Cultural Unifor é uma agradável surpresa na capital cearense
Quando se viaja para uma evento numa universidade, a última coisa que se espera encontrar é uma galeria de arte com obras originais daqueles artistas que você só vê nos livros de arte e história.
Pois não é que eu tive essa agradável surpresa na Universidade de Fortaleza? O que é ainda mais incrível é que todo esse acervo maravilhoso do Espaço Cultural Unifor está aberto ao público externo à universidade também e é totalmente gratuito!
O espaço funciona no 2º andar do prédio da Reitoria, desde sua reinauguração em 2004. O acesso pode ser por elevador ou por escada, a melhor escolha para quem já quer começar a entrar na atmosfera artística do lugar.
Patrimônio artístico em Fortaleza: Espaço Unifor
Com uma área total de 1.200m², o espaço tem uma infra-estrutura que segue padrões mundiais compatíveis com as melhores galerias de arte.
Durante a nossa visita, a mostra em cartaz era “Antônio Bandeira: um abstracionista amigo da vida“.
A exposição reuniu um conjunto de 91 obras do artista cearense.
A mostra trouxe diversos períodos de produção do artista natural de Fortaleza que usou cores fortes, diversas técnicas e materiais para se expressar.
Patrimônio artístico em Fortaleza: acervo permanente
Mas a surpresa maior ainda está por vir. Um andar abaixo dessa mostra está instalado o acervo permanente de obras da Fundação Edson Queiroz.
Quando a gente entra na primeira sala se surpreende com a extensa coleção entre quadros, objetos e esculturas.
Imagine ver ali de pertinho, obras originais de artistas como Portinari. E não é só um quadro não, são vários trabalhos desse artista bem ali na nossa frente.
Confira o nome e o ano das obras nas legendas.
Variados artistas e períodos
Todo o andar é repleto de peças dos mais variados artistas e períodos.
Um acervo eclético com obras de nomes que vão de Vik Muniz aos irmãos Campana.
Nessa seleção primorosa também estão João Câmara Filho, Roberto Burle Max e Cícero Dias.
A coleção tem ainda Emiliano Di Cavalcanti e Alfredo Volpi.
Impossível conter a emoção de ver ao vivo esse tesouro artístico nacional. Dá vontade até de interagir com as obras, rs.
Patrimônio artístico em Fortaleza: acervo especial
Nesse andar funciona ainda o Acervo Especial da Biblioteca Unifor com cerca de 7 mil volumes divididos por assuntos como Literatura, Artes, História do Ceará, Biografias e Direito.
Há também livros raros como: “DANTE con l´espositioni di Christoforo Landino (1578); Geschichte in Brasilien (Maurício de Nassau) de Gaspar Barleus (1659); Castrioto Lusitano de Raphael de Jesus (1679), além de livros especiais de Direito.
Outros destaques são as publicações do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro de 1840 a 1964; o Arquivo da História do Ceará organizado por Thomaz Pompeu Gomes de Matos; e o acervo de Francisco Pati, escritor, advogado e conselheiro da Bienal Internacional de São Paulo” (informações contidas no site).
XIX Unifor Plástica
E ainda não acabou, o térreo também abriga mostras temporárias. Tivemos a sorte de conferir a XIX Unifor Plástica, com o tema “Uma constelação para Sérvulo Esmeraldo”.
A exposição, que vai até 28 de janeiro de 2018, reúne artistas cearenses e outros artistas do Nordeste, além de obras do homenageado desta edição da mostra, Sérvulo Esmeraldo.
São fotos, esculturas e instalações com diversas linguagens.
Serviço:
A mascote da Universidade
E não se assuste se ao sair extasiado das mostras e galeria de arte da Unifor, se deparar com uma figura passeando calmamente, lado a lado com os estudantes.
A ema é mascote da Universidade de Fortaleza e já faz parte da paisagem da instituição cearense.
Ela tem página no Facebook e nome oficial, Moema Pernalta, mas os alunos apelidaram a ave de Emma Thompson, Emma Watson ou Stone…mais ou menos isso, rs.
Diz se não vale uma visita fora do roteiro oficial de praias em Fortaleza?
Outro lugar que você pode visitar com sua família entre uma praia e outra é o Museu da Fotografia Fortaleza. Tem um post completinho sobre ele.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular para uso fora do Brasil e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Clique no pin e salve essa ótima dica de arte em Fortaleza.
Poxa que legal. Muito bom quando espaços ricos em cultura como esse são abertos ao público. Você acabou tento muita sorte de descobrir isso durante sua viagem. Adorei a dica. Valeu
Foi mesmo um achado Angela, nunca imaginei que fosse encontrar um espaço tão rico em arte durante essa viagem. Por isso a surpresa teve um gostinho ainda melhor e eu corri pra contar logo pra todo mundo.
Coisa boa a gente compartilha logo, rs.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Poxa, que surpresa bacana. Muito bom um espaço assim em um lugar em que a galera só quer saber de praia. Mostra que o Nordeste não é só isso, né? Adorei!
Legal né Aline, ficamos tão felizes em descobrir essa opção em Fortaleza que corremos pra dividir com vocês.
O Nordeste é lindo e diverso, não se resume só ao litoral e praias. Precisamos descobrir essa variedade que está disponível e esperando por nós.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Muito bom ver que a Unifor está sempre investindo em exposições. Sou de Fortaleza e sei o quão carente de Cultura a população é em geral. Muito boa sua postagem.
Mas eu tô feliz em ver- e conhecer- ótimas iniciativas em Fortaleza, Belquior.
Além desse espaço, tem também o Museu da Fotografia do qual você deve se orgulhar. Você deve ter visto, né? Também fizemos um post sobre ele aqui.
Sua cidade está de parabéns! Espero que continue a investir em cultura e educação.
Obrigada pela visita!
achei a galeria um charme, e as obras expressam muito sentimento e emoção, já fiquei com vontade de conhecer!
Muito bom não é mesmo? Fiquei encantada e viajando em cada quadro, escultura, objeto…foram horas muito agradáveis.
Se puder incluir no seu passeio, acredito que vai gostar.
Obrigada por nos visitar!
Nossa… muito legal. Bom saber que existem espaços culturais como esse abertos ao público. Adorei a dica!
Isso mesmo Viviane, essas coisas a gente precisa divulgar porque pouca gente conhece e é uma excelente opção de passeio em Fortaleza.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Realmente é bem pouco conhecido o espaço, e é ótimo que seja gratuito, para permitir que muitas pessoas tenham acesso.
Com esse acervo e o acesso livre, não tem desculpa né Michelle?! Rs.
Tem que ir ver de perto as obras de artistas brasileiros tão importantes.
Obrigada por nos acompanhar!
Demais! Adorei conhecer este lado cultural da cidade de Fortaleza! Muito bom o post!
Que bela surpresa heim, Itamar? O litoral nordestino tem muito mais atrações que imaginamos.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
acho q esse daydreamer do vik muniz vi uma vez no mon e adorei a exposição, ele trabalha com materiais muito diferentes e faz cada obra legal!
Esse quadro é muito conhecido mesmo, Ângela. Por isso fiquei super feliz em vê-lo de perto. Super bonito.
Obrigada por nos acompanhar!
Que lugar fantástico. Fico super feliz quando vejo iniciativas assim em lugares turísticos como Fortaleza
Serve como exemplo para outras cidades, Adriana. É um primor de coleção que merece ser vista entre uma praia e outra.
Fortaleza tem muita coisa legal, você já viu o post sobre o Museu da Fotografia aqui no blog? Tá aí outro lugar que vale a pena conhecer na capital cearense.
Obrigada pela visita!
Eu adorei estar em Fortaleza…estive lá duas vezes há já 15 anos atrás..Obrigada por me fazer recuar tantos anos!!!excelente artigo
Que bom que o post de trouxe boas lembranças, quem sabe você volta ao Ceará e conhece esse acervo tão rico que está disponível aos visitantes. Acredito que vá criar outras ótimas lembranças da capital cearense.
Obrigada pela visita!