San Pietro in Vincoli, a igreja do Moisés de Michelangelo, em Roma
O templo cristão também é conhecido como Basílica de São Pedro Acorrentado
San Pietro in Vincoli
A intenção era visitar mais uma obra de Michelangelo, mas acabamos descobrindo que a igreja também guarda relíquias atribuídas à São Pedro e é daí que vem o nome da Basílica.
San Pietro in Vincoli ou Basílica de São Pedro Acorrentado fica pertinho do Coliseu e ao lado da Faculdade de Engenharia da Universidade La Sapienza, em Roma .
A construção da igreja foi especialmente para abrigar a corrente que prendeu o santo em Jerusalém.
Conta a lenda que a Imperatriz bizantina Eudóxia deu as correntes de presente ao Papa Leão I, que mandou erguer o igreja entre 432 e 440 para guardar a relíquia.
A História conta ainda que a corrente da prisão em Jerusalém teria se fundido com outra que aprisionou São Pedro em Roma.
Hoje a relíquia está no ponto central na basílica e fica exposta no alta-mor.
A Basílica de San Pietro in Vincoli
De estilo Renascentista, a igreja, que foi consagrada em 439, se diferencia pela simplicidade em relação a outras de Roma e demais cidades italianas.
Porém, o simples de Roma não é um qualquer.
O pórtico frontal (1475), por exemplo, é atribuído ao escultor Baccio Pontelli, o mesmo que fez o projeto inicial da Capela Sistina.
Já o claustro (1493–1503) seria do arquiteto florentino Giuliano da Sangallo.
O afresco “Milagre das Correntes”, de Giovanni Battista Parodi, decora o espaço oval central do teto do século XVIII.
Moisés de Michelangelo
Mas é o Moisés de Michelangelo a grande atração aqui.
Também não é pra menos, essa é mais uma das obras-primas do artista.
A estátua decora a parte central do túmulo do Papa Júlio II e mostra um Moisés forte e poderoso.
Dizem que o próprio Michelangelo ficou tão impressionado com a perfeição da escultura que teria batido um martelo na obra e dito “parla Moisés”!
O artista trabalhou de 1513 a 1515 na escultura de mármore em que Moisés segura as Tábuas da Lei e tem chifres.
A representação se explica pela descrição do rosto de Moisés feita por São Jerônimo que, ao traduzir o texto hebraico da Bíblia, encontrou o termo Karan, que pode significar “chifres” mas também “brilhante” ou “reluzente.
Na obra, os chifres seriam a “radiação de Deus”, que deixa a aparência do rosto de Moisés glorificada, como Michelangelo interpretou tão bem na sua escultura.
Detalhes do túmulo
Outras figuras decoram a parte inferior da obra.
Ao lado do Moisés, Michelangelo fez as filhas de Labão que representam a Vida Contemplativa (Lia) e a Vida ativa (Raquel).
A Vita Attiva está à direita e a Vita Contemplativa aparece à esquerda de Moisés. As figuras representam os dois caminhos para a salvação e a vida eterna.
Na parte superior da tumba, o Papa aparece deitado em seu caixão e com o chapéu papal aos pés de Maria com Jesus nos braços.
O artista pensou o túmulo para ter efeitos de claro e escuro ao longo do dia com a iluminação natural da igreja, um destaque para a profundidade e as várias dimensões da obra.
O homem era mesmo um gênio!
Hoje, dá pra botar uma moedinha e as luzes acendem, rs, Ah, as placas explicativas da tumba estão traduzidas em braille e tem maquete tátil da obra.
Continue com a gente em San Pietro in Vincoli nesse vídeo que também está disponível no nosso canal no Youtube.
Serviço
San Pietro in Vincoli fica no Monte Ópio, na Piazza San Pietro in Vincoli e funciona todos os dias de 8h30 às 12h e das 15h às 19h, ou seja, a igreja fecha para o almoço.
O acesso é gratuito.
A Atlas Turismo realizou a assessoria dessa viagem.
Acompanhe nossas dicas de roteiro e de hospedagem na Itália.
Você também pode reservar passeios com nossos parceiros.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular para uso fora do Brasil e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Para salvar as informações da Basílica de San Pietro in Vincoli, clique em um dos pins.
Maravilhoso esse Moisés de Michelangelo! Imagino que tenha sido uma emoção vê-lo ao vivo. Realmente em Roma nada é simples…
Foi mesmo uma grande emoção, Cintia, não só pelo Moisés de Michelangelo, mas também pela relíquia de São Pedro.
Vale incluir a igreja no roteiro em Roma.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
San Pietro in Vincoli é uma das igrejas imperdíveis em Roma, por toda a sua decoração e por guardar as relíquias de São Pedro, mas concordo contigo que o Moisés de Michelangelo é a maior atração dela. Magnífico!
É incrível como Roma é cheia de surpresas históricas como San Pietro in Vincoli, Helen.
Ficamos encantamos com a visita.
Obrigada por nos acompanhar!
Que texto bacana, rico de informações históricas interessantes, além das informações de cunho artístico e cultural. Estou muito encantada! Não sabia que San Pietro in Vincoli era a igreja do Moisés de Michelangelo, em Roma, tampouco que era conhecido como Basílica de São Pedro Acorrentado.
San Pietro in Vincoli é muito divulgada pela obra de Michelangelo, Deyse, mas é muito mais que isso.
Além da linda decoração, contém a relíquia histórica de São Pedro, que fica disponíveis para os fiéis. Uma igreja muito especial, sem dúvidas.
Obrigada pela visita!
Acredita que quando fui para Roma visitei tantasssssss igrejas mas me esqueci de procurar a San Pietro in Vincoli? me arrependi tanto, queria ter visto de perto o Moisés de Michelangelo.
Que pena que não deu pra visitar, Diego, mas tenho certeza que você vai ter outra oportunidade de ver essa obra ao vivo e aproveitar melhor todos os detalhes da igreja.
Garanto que vai ser inesquecível ver o Moisés de Michelangelo bem de perto.
Obrigada por acompanhar nossa família!
Nossa, não conheci ess San Pietro in Vincoli quanto estava em Roma. Achei incrível a decoração tão rica em detalhes. Adorei as dicas e vou vistar essa igreja do Moisés de Michelangelo em uma próxima viagem.
Isso mesmo, Angela, não deixe de incluir San Pietro in Vincoli no seu próximo roteiro em Roma.
A igreja é linda e ver uma obra de Michelangelo é sempre uma experiência maravilhosa.
Obrigada por nos acompanhar!
Que lugar maravilhoso! Achei incrível eles disponibilizarem equipamentos de acessibilidade. Faz total diferença na inclusão social.
Verdade Thaís, a acessibilidade tem que estar em todos os espaços e é muito importante que as pessoas cegas também tenham oportunidade de conhecer maravilhas como as obras de Michelangelo.
Obrigada pela visita!
Que fantástico saber que San Pietro in Vincoli é a igreja de Moisés de Michelãngelo. Quantas preciosidades podemos apreciar em Roma. ! Doida pra poder voltar a viajar. Seus posts serão impressos e levarei como guia . beijocas
Também não vemos a hora de voltar a ver o mundo com segurança, Liliam.
Conhecer lugares como San Pietro in Vincoli e as obras de Michelangelo deixam a experiência de sair de casa inesquecível.
Obrigada por nos visitar!
Que interessante saber mais sobre a San Pietro in Vincoli. Visitei essa igreja em Roma há muitos anos atrás e imagino que esteja linda e majestosa igual. Achei muito boas as informações úteis que colocou no post para quem deseja visitar!
A ideia é essa mesmo, Vic, facilitar a vida das pessoas na hora de organizar a viagem.
E achamos que incluir San Pietro in Vincoli no roteiro de Roma vale super à pena.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Não lembro se quando estive em Roma, estive na San Pietro in Vincoli, a igreja do Moisés de Michelangelo. Que coisa linda né? Roma tem tantas igrejas maravilhosas
Acho que se você tivesse visitado, não teria esquecido Hebe, as obras de Michelangelo são marcantes e o Moisés é uma obra-prima para guardar na memória.
Obrigada por nos acompanhar!
Dizem que Roma possui uma igreja para cada dia do ano, isto é mesmo incrível. Já visitei Roma por duas vezes e não conheci a igreja de San Pietro in Vincoli, que pena. Se retornar à Cidade Eterna, farei questão de conhecer.
Pois é, Gisele, são muitas igrejas lindas pra conhecer, mas não deixe de incluir San Pietro in Vincoli na sua próxima visita à Roma.
Obrigada pela visita!
Roma é mesmo encantadora! Amei seu post e deu para matar um pouco a saudade. Não chegamos a conhecer essa igreja San Pietro in Vincoli. Está aí uma ótima oportunidade de voltar, até porque acho que não vimos muita coisa, Roma é um lugar que precisa ser visitado muitas vezes !
É verdade Noelia, Roma tem tantas atrações que é impossível ver tudo numa só viagem.
Quando voltar e visitar San Pietro in Vincoli, conta pra gente como foi.
Obrigada pela visita!
Magnífica! Espetacular, dentro de sua “simplicidade” romana, a San Pietro in Vincoli! Com certeza eu me emocionaria muito diante do Moisés de Michelangelo e espero ardentemente poder ver a escultura de perto um dia. 🙂
Tenho certeza que você vai se emocionar diante da grandeza do Moisés de Michelangelo, Analuiza, a escultura é mesmo uma perfeição.
E quando viver essa experiência, não esqueça de contar pra gente, queremos saber qual foi a sua vivência.
Obrigada pela visita!