A Pinacoteca de São Paulo
Arte brasileira no centro da capital paulista
Para quem não sabe, São Paulo tem duas Pinacotecas. A Pina Estação, mais nova, fundada em 2004 e a Pina Luz, a principal e a que visitamos.
A Pina Luz tem três andares com salas expositivas e é o único museu de São Paulo que possui 700 obras, distribuídas em 2 mil metros quadrados, com a História da Arte no Brasil do período colonial até os anos 1970.
Nesse post vamos contar o que você encontra por lá.
Jardim da Luz
A Pina Luz fica ao lado do Jardim da Luz, que na verdade nasceu como horto botânico em 1825 e já teve até um viveiro e um pequeno zoológico.
Em 1999 o espaço foi restaurado, mas já tinha sido tombado desde 1981. Com 82 mil metros quadrados, o jardim tem várias esculturas brasileiras em seus gramados, dois espelhos d’água e dois lagos.
Parte do espaço pode ser apreciado da varanda da Pinacoteca, mas o acesso ao Jardim da Luz é gratuito.
A Pinacoteca Luz
Fundada em 1905, a Pinacoteca Luz é o museu de arte mais antigo de São Paulo.
O espaço tem um acervo de quase 10 mil obras com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade.
O museu funciona no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX.
Exposição de longa duração
A exposição “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca São Paulo”, fica no segundo andar e ocupa 11 salas do museu.
A mostra apresenta os desdobramentos da história da arte no Brasil do período colonial aos primeiros anos do modernismo em 1920.
As obras estão organizadas em ordem cronológica e em dois eixos. Um deles reúne trabalhos que constituem a formação de um imaginário visual sobre o Brasil.
O segundo eixo se organiza a partir da formação de um sistema de arte no país, do ensino, passando pela produção, mercado, crítica e museus.
Este período começou com a vinda da Missão Artística Francesa e a criação da Academia Imperial de Belas Artes e do programa de pensionato artístico.
São cerca de 500 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias de artistas como Debret, Taunay, Facchinetti, Almeida Junior, Eliseu Visconti, Pedro Alexandrino, Candido Portinari e Lasar Segall.
Ainda no segundo andar, outras quatro salas abrigam exposições temporárias com perspectivas sobre artistas, movimentos e períodos históricos relacionadas com a exposição de longa duração.
Algumas atividades educativas fazem parte da mostra, como uma sala de leitura e uma de interpretação, que tem até uma cabine para os visitantes deixarem suas impressões sobre a visita. Os depoimentos ficam expostos em vídeo.
Entre as atividades interativas, dá para escolher as obras e montar a própria exposição.
Os trabalhos estão espalhados em todo o museu, como nos corredores e escadas.
É nesse espaço fora das salas que fica a Galeria Tátil de Esculturas Brasileiras, composta por 12 obras em que visitantes com deficiência visual ou não podem tocar e receber informações escritas em tinta, em Braille e num áudio-guia.
Outras mostras
No 1º andar da Pinacoteca encontramos a exposição “Vanguarda brasileira dos anos 1960 – Coleção Roger Wright“, com 80 obras realizadas entre as décadas de 1960 e 1970 no Brasil.
Os trabalhos são de artistas como Wesley Duke Lee, Claudio Tozzi, Antonio Dias, Cildo Meireles, Nelson Leirner, Raymundo Colares, Rubens Gerchman e Carlos Zilio.
A mostra permanece em cartaz até 26 de agosto de 2020.
Alguns painéis contam a história do próprio museu. Também podemos acompanhar como é feito o restauro de uma tela.
Nesse piso funciona ainda um restaurante com vista para o Jardim da Luz, que oferece lanches e refeições.
Nós fizemos dois vídeos sobre a visita à Pinacoteca que também estão disponíveis no nosso canal no Youtube.
Veja também o vídeo dois desse museu.
Serviço:
A Pinacoteca Luz fica na Praça da Luz, em frente à estação Luz do Metrô e funciona de quarta a segunda, das 10h às 17h30.
O ingresso custa R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia-entrada para estudantes com carteirinha. Menores de 10 anos e maiores de 60 não pagam. Aos sábados a entrada é gratuita.
Já a Pinacoteca Estação fica no Largo General Osório e funciona nos mesmos dias e horários da Pina Luz, mas lá o acesso é gratuito.
Para outras dicas de roteiro e até de hospedagem em São Paulo clique aqui. Para reservar passeios com nossos parceiros, entre nesse link.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular para uso fora do Brasil e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Pode clicar em qualquer um dos pins para salvar todas as informações sobre essa atração.
Adorei a dica. Que lindo o jardins e as obras expostas na pinacoteca. Faz muitos anos que fui a Sampa e não consegui conhecer muita coisa. Vou ter que retornar e explorar mais a cidade.
Nós voltamos renovados de Sampa de tanta beleza que vimos por lá, Andrea.
Escolhemos visitar muitos museus com acervos maravilhosos, como a Pinacoteca, recomendamos muito. Você vai gostar.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Fui em São paulo algumas vezes mas nunca na Pinacoteca de São Paulo.. Está incluído na minha lista para a próxima visita.. Você me inspirou!
Que bom que o post te inspirou Andressa, vá conhecer mesmo e depois conta pra gente o que achou.
Obrigada por nos acompanhar!
Acredita que morei mais de 30 anos em Sampa e nunca fui na Pinacoteca de São Paulo, tenho que ir quando visitar minha mãe no próximo ano.
Sério, Christian? A gente sempre fica deixando pra depois né?!
Mas aproveita para ir da próxima vez, tem sempre exposições legais acontecendo, fora o acervo permanente. Depois conta como foi.
Obrigada pela visita!
Eu não sabia!Anotei e quero muito ir, muito obrigada.
Disponha Vitor. Volte por aqui sempre.
Obrigada por nos visitar!
A Pinacoteca de Sao Paulo parece ser um lugar deveras interessante!Adorei
A Pinacoteca de São Paulo tem um acervo nacional icônico, Vítor. Obras que fazem parte da história do país. Vale conhecer.
Obrigada por nos visitar!
Eu sempre incluo algum programa cultural nas minhas viagens com o meu filho. Acho que é importante eles aprenderem a parar para observar, para ler a explicação, para darem importância ao passado e ao porquê das coisas. Se um dia for a São Paulo, com certeza incluirei as Pinacotecas. Até porque o preço da entrada é muito bom!
Concordo Ruthia, a arte nos ensina muito mais que apreciar o belo, são aulas de história, geografia, biologia, política, a lista não para.
Que bom que no Brasil os preços são acessíveis e muitos museus ainda tem um dia gratuito por semana, só não vai quem não quer, rs.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Infelizmente ainda não conheci a pinacoteca de São Paulo. Não sabia que tinham duas. Isso só mostra que preciso explorar mais essa cidade. Adorei as fotos.
Pois é Sil, duas Pinacotecas, pena que também não tivemos tempo para ver a outra, quem sabe em outra viagem.
São Paulo tem muita coisa interessante pra se visitar. E que bom que gostou das fotos.
Obrigada por nos acompanhar!
Pinacoteca é realmente lindo, excelente sugestão para uma viagem para São Paulo. Além de que é um passeio muito bom para levar a criançada.
Nós adoramos conhecer museus, Edson, e a Pinacoteca tem muitas atividades que as crianças podem participar.
Meu filho até entrou na cabine e deu um depoimento de tanto que gostou, legal né?!
Obrigada por nos visitar!
A Pinacoteca é realmente um lugar imperdível em Sao Paulo. Não sabia que tinha duas. Fui na da Luz há alguns anos e adorei! O lugar é lindo e tem sempre exposições interessantes!
Verdade Mariana, o acervo permanente tem verdadeiras jóias, mas as exposições temporárias também são muito boas.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Estive em São Paulo recentemente e não consegui visitar nenhuma das duas…rsrs. A Pinacoteca estava no topo da lista, mas acabei no Memorial da resistência. Quero muito visitá-la da próxima vez! Bjo, qjo.
Que pena que ainda não deu, Roberta. Mas tenho certeza que você vai gostar quando for, ver arte sempre faz bem à alma, né?!
Obrigada por nos acompanhar!
Eu gosto bastante da Pinacoteca. Da última vez que fui, dei a sorte de pegar uma exposição temporária do Andy Warhol. Tudo de bom!
Deve ter sido espetacular Roberta, imagine ver as obras dele de perto.
Eu fico muito emocionada em ver ao vivo, obras que antes só conhecíamos pelos livros. Na Pinacoteca, pinturas famosas de artistas brasileiros encheram meu coração de alegria. Um passeio muito feliz.
Obrigada pela visita!