Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e arredores
A única Basílica da Amazônia Brasileira também é atração turística em Belém do Pará
A Basílica Santuário de Nazaré não é apenas um ponto de peregrinação dos devotos no período do Círio de Nazaré, em Outubro.
A igreja também é um ponto turístico que se confunde com a história da cidade, intimamente ligada a fé e devoção por Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, ou Nazinha, para os íntimos como eu, rs.
Nesse post vamos contar os detalhes desse templo que recebe centenas de visitantes todos os anos, além indicar outras atrações pertinho da igreja.
A Basílica de Nazaré
A Basílica de Nossa Senhora de Nazaré começou a ser construída em 1909, no mesmo lugar em que a imagem da santa foi encontrada pelo caboclo Plácido, em 1700, onde antes existia um igarapé.
O projeto foi inspirado na igreja de São Paulo, em Roma e tem números impressionantes.
A Basílica tem 5 naves, 62 metros de comprimento, 24 metros de largura e 20 metros de altura, 2 torres com 42 metros de altura, 36 colunas de granito maciço, 54 vitrais (de Paris ), 32 medalhões em mosaico de 1,5 metro de diâmetro, 19 estátuas de mármore de Carrara, 9 sinos eletrônicos e um órgão com três teclados e 1.100 tubos.
No altar fica a imagem de Nossa Senhora, protegida numa caixa de vidro. Mas uma réplica fica disponível para fotos no centro de informações dentro da igreja.
A parir do lado direito do altar, os vitrais contam histórias da bíblia e os mosaicos rezam a Salve Rainha, através de anjos.
Nas naves laterais vemos ainda mosaicos das mulheres que estão na Bíblia e guardam virtudes encontradas na Virgem Maria.
Inaugurada em 1923, essa é a terceira Basílica do Brasil, depois da Sé, na Bahia e a de São Bento, em São Paulo. É ainda a única Basílica da Amazônia Brasileira.
A Basílica-Santuário de Nossa Senhora de Nazaré recebe todos os anos fiéis que viajam até Belém para agradecer as graças alcançadas.
O ponto alto da peregrinação é durante o Círio de Nazaré, a maior procissão religiosa brasileira, patrimônio cultural imaterial brasileiro, realizada no segundo domingo de Outubro.
Muitos fiéis deixam os pedidos na entrada da igreja, enfeitando o portão com fitinhas coloridas.
As lembranças são vendidas numa lojinha ao lado da basílica, com várias outras recordações da santa.
Serviço:
A Basílica Santuário fica na Av. Nª Sra. de Nazaré, número 1300, no bairro Nazaré.
As missas de segunda a quinta-feira acontecem às 7h, 8h30, 12h e 18h.
Na sexta-feira às 7h, 9h, 12h e 18h.
Aos sábados às 7h, 8h30, 12h e 17h.
Aos Domingos, às 6h30, 8h, 10h, 16h30, 18h e 20h.
A Loja Lírio Mimoso, que fica ao lado da Basílica Santuário de Nazaré, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h30 e nos sábados e domingos, das 7h30 às 13h30.
Arredores da Basílica de Nazaré: Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi
Distante apenas alguns quarteirões da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, o Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi é uma excelente opção para sentir e conhecer mais sobre a natureza da Amazônia.
O espaço foi fundado em 1866 para estudar os sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, além de tornar públicos os conhecimentos relacionados à região.
O que o museu chama de coleção viva é formada por 80 espécies de animais.
São mais de 3 mil bichos, entre mamíferos, aves e répteis em cativeiro e em liberdade.
Na coleção ainda há prédios e monumentos, além de um aquário e um espaço para exposições, a Rocinha.
Serviço:
O Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi fica na av. Magalhães Barata, 376, no São Braz.
O parque, a Rocinha e o Aquário Jacques Huber funcionam de terça-feira a domingo, de 9h às 17h, com funcionamento da bilheteria até 16h15.
Os ingressos custam R$ 3. Estudantes, profissionais da educação e jovens de baixa renda têm direito à meia-entrada.
Crianças com até 12 anos incompletos, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência não pagam.
O ingresso do parque inclui o acesso à Rocinha e ao aquário.
Secretaria de Cultura do Pará e Parque da Residência
Seguindo ainda na mesma avenida, passamos por vários casarões históricos preservados e chegamos à entrada da Secretaria de Cultura de Belém, que também dá acesso ao Parque da Residência, mais uma área verde na zona urbana da capital paraense.
Logo ao entrar, vemos o casarão onde funciona a secretaria. Durante mais de duas décadas, a casa foi de uso exclusivo de chefes de estado e funcionava como residência oficial.
Na década de 90, o local se transformou em espaço público, dedicado a memória do poeta paraense Antonio Lemos.
Do lado esquerdo da entrada, podemos passear pelo Orquidário do Parque, com mais de 400 espécies.
O local é a sede da Sociedade Paraense de orquidófilos, criada em 1962.
Outra atração é o Coreto Pavilhão Frederico Rhossard, de 1909, uma homenagem a outro poeta paraense.
Seguindo a pavimentação de pedras portuguesas, entramos no parque.
Depois da passagem das Icamiabas, chegamos à Praça do Trem e à estátua em homenagem ao escritor Ruy Barata, também do Pará.
É aqui que fica também a Estação Gasômetro, um lugar para espetáculos culturais, peças teatrais, balés, shows e palestras.
O espaço com uma antiga estrutura de ferro pertenceu à Companhia de Gás do Pará, mas desde 1997 funciona como teatro com 400 lugares e um anfiteatro também ao ar livre.
Dentro da Estação Gasômetro está exposto um Cadillac 1950 adquirido em 1956 pelo então Governador do Pará, Joaquim de Magalhães Barata.
O veículo só era usado dois dias no ano, em 5 e 7 de Setembro e é o único exemplar desse tipo de automóvel no país.
No parque há ainda a Alameda Beija-flor, como pequenas esculturas e muito verde.
Serviço:
O acesso à Secretaria de Cultura do Pará e ao Parque da Residência é pela Avenida Magalhães Barata, número 830.
A entrada é gratuita.
Acompanhe nossas dicas de roteiro e de hospedagem em Belém do Pará.
Reserve passeios com nossos parceiros.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, para alugar um carro, adquirir um chip de celular para uso fora do Brasil e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Para salvar essa dica de passeio à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e arredores, basta clicar em um dos pins.
Tantas coisas lindas para conhecer perto da Basílica de Nossa Senhora da Nazaré. Adoro orquídeas, com certeza incluiria o orquidário no passeio. Essa estátua do escritor parecida com a do Drummond, não?
Já imaginou andar numa avenida movimentada e dar de cara com um canteiro cheio de orquídeas? Lindo.
Você achou o escritor parecido com Drummond, Ruthia, nem reparei nisso, rs.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Caramba, é muito legal conhecer lugares históricos do nosso país. Muito curioso saber que ela foi a terceira basílica do Brasil, ou seja, olha quanto tiveram que adentrar em nosso país na época da expansão. História é sempre massa de ver ao vivo. Parabéns pela postagem
Ë verdade, Belquior, a gente pode aprender muito sobre a nossa própria história em lugares assim. É uma volta ao passado da história de como o Brasil foi desbravado.
Que bom que gostou do post.
Obrigada por nos acompanhar!
Adorei os detalhes da Basílica, e o entorno dela é bem bonito com esse jardim. Só depois que vi seu post todo me lembrei que ja passei na frente uma vez que fui para Belem e não entrei… se eu soubesse teria entrado.
Que pena que não deu pra visitar Diego, mas agora você já sabe e tenho certeza que vai aproveitar melhor numa próxima oportunidade.
Obrigada pela visita!
Eu adoro visitar igrejas e templos. A Basílica de Nossa Senhora de Nazaré parece ser encantadora. Adorei as dicas, obrigada!
Disponha Suriàn, a Basílica tem tudo a ver com a cultura do povo paraense, além de ser um belo templo para visitar.
Obrigada por nos visitar!
Fiquei encantado quando visitei a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e fiquei imaginando a emoção – e confusão – que não deve ser visitar Belém na época do Círio. O entorno também tem ótimas opções inclusive gastronômicas. Adorei Belém.
Também fiquei imaginando o movimento na época do Círio, Leo, deve ser muito emocionante ver a festa, principalmente a procissão.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Oi Fabíola, nunca imaginei que existiria uma basílica desse tamanho na Amazônia! Fiquei impressionada. Sabe, eu não sou religiosa, mas gosto muito de visitar igrejas, são tantos detalhes arquitetônicos bonitos que eu gosto muito de apreciar.Achei uma graça o coreto também. O passeio rendeu belas fotos!
Obrigada Mariana, tem tanta coisa linda em Belém que a gente não perde a oportunidade de garantir o registro, rs.
Independente de religião, a basílica acaba sendo uma atração histórica e cultural que se confunde com a própria cidade. Vale a visita.
Obrigada por nos acompanhar!
Mais um lindo lugar que quero conhecer de Belém, a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré é gratuita a entrada?
O acesso à basílica é gratuito sim, Christian. Pode incluir no roteiro da sua visita à Belém que você não vai se arrepender.
Obrigada pela visita!
Eu visitei essa vasilica e achei linda demais, super importante aos paraenses. Deixei uma fitinha la tb
Que legal Angie, eu achei lindo o portão de acesso todo enfeitado com as fitinhas. Revela um pouco da devoção e fé das pessoas em Nossa Senhora de Nazaré.
Obrigada por nos visitar!
É mesmo a única basílica?? Não sabia.. pensei que sobravam igrejas católicas por todo o lado 🙂 Gostei muito da arquiteura. Sonho em visitar a Amazónia… já tenho mais um local para parar e apreciar. Boa dica.
São muitas as igrejas, Rui, mas a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré foi a pioneira na região Norte do Brasil.
A Amazônia oferece muitas atrações e surpresas, Belém é uma delas.
Obrigada por acompanhar a nossa família!