Experiências gastronômicas em Belém do Pará
Os sabores marcantes e exóticos da culinária paraense
Tacacá, tucupi, jambu. Os nomes indígenas anunciam: a culinária do Pará é um convite aos sabores exóticos. Alguns surpreendentes e outros que despertam sensações diferentes no paladar.
Confesso que provar alguns dos pratos típicos da região Norte foi um desafio para as minhas papilas gustativas, rs, mas faz parte do roteiro de quem quer conhecer mais do destino visitado, não é mesmo?!
Nesse post vamos compartilhar nossas Experiências Gastronômicas em uma semana de Belém do Pará.
Nossa primeira refeição foi o jantar no restaurante do hotel. Pedimos arroz paraense e uma a cadeirada de peixe cozido com legumes.
Foi o nosso primeiro contato com o jambu, uma planta com um sabor forte que faz parte do tempero da maioria dos pratos por lá.
Por isso é bom saber que o tal do jambu vai dar uma espécie de dormência na boca e outras sensações esquistas, pelo menos no meu caso, rs.
Além disso, o gosto do jambu acaba predominando nos pratos em que ele é usado, que são praticamente todos. Então se prepare para overdose de jambu.
Ainda no espírito do “vamos experimentar tudo”, o primeiro almoço foi uma aposta de risco: peixe frito com açaí.
Como sou uma das poucas pessoas do mundo que não gosta de açaí, eu sabia que seria um desafio. Mas, em minha defesa, o açaí de lá também não é aquele convencional que estamos acostumamos: gelado e degustado como lanche ou sobremesa.
Na região Norte, açaí é prato principal, servido com farinha de tapioca. Isso mesmo, esqueça a sobremesa gelada. Esse açaí não é doce nem refrescante.
Eu até tentei, mas ainda não foi dessa vez que gostei.
Ainda bem que o almoço foi na Estação das Docas e tinham outras opções mais convencionais para matar a fome.
Foi na Estação das Docas, aliás, que fizemos grande parte das refeições, principalmente no jantar e degustamos vários preparos com o meu peixe preferido do Pará, o filhote.
Também provamos um petisco delicioso, um prato com vários pasteizinhos de tacacá, na Amazon Beer. Eles vem com um molhinho que deixa o sabor ainda mais gostoso.
Nas Docas tem lanches e refeições rápidas, como tapiocas e coxinha de caranguejo do quiosque As Mulatas.
E claro, nossa sobremesa favorita de todos os dias, o sorvete da Cairu.
São tantos sabores e misturinhas com frutas que a gente nunca ouviu falar, que dá pra experimentar um sorvete novo todo dia. E é bom demais!
No Centro Histórico de Belém, no Complexo Feliz Lusitânia, conhecemos um restaurante muito interessante.
O Iacitatá oferece uma experiência completa nos sabores da Amazônia de forma orgânica e sustentável.
Pedimos um peixe que veio com arroz integral, feijão e uma saladinha que combinaram lindamente no nosso paladar.
Há redes de lanchonetes que trazem pratos típicos no cardápio, como o tacacá e o pato no tucupi.
Provamos esse pratos no Tomaz.
No passeio à Ilha do Combu os pratos escolhidos na barraca Chalé da Ilha foram o tambaqui assado e a caldeirada paraense de filhote, opções muito bem servidas e saborosas.
Ainda na ilha, conferimos a Casa do Chocolate, uma fábrica artesanal de produtos feitos com o cacau produzido no Combu.
A lojinha vende brigadeiro com nibs de cacau tostado (em vez de chocolate granulado) e barras de chocolate sem nenhum aditivo.
Tem ainda doce de cupuaçu e bombons recheados com castanhas e cupuaçu também produzidos na própria ilha.
E pra levar um pouco dos sabores de Belém pra casa, fizemos umas comprinhas de balas e o que eles chamam de “salaminho”de cupuaçu, um doce para cortar em rodelinhas.
Também tem doce de cupuaçu com coco e pedacinhos de castanha do Pará. Da castanha fazem ainda umas bolachinhas e até alfajor que, claro, também levamos na mala. Deu fome, né?! Rs.
Acompanhe nossas dicas de roteiro e de hospedagem em Belém do Pará aqui. Para reservar passeios com nossos parceiros, entre nesse link.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular para uso fora do Brasil e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Para salvar essas dicas gastronômicas, clique em um dos pins.
Por aqui nós amamos sempre um tour gastronômico. Experimentar os pratos típicos de cada lugar faz parte de um turismo imersivo que adoramos fazer! Não conheço ainda o Pará, mas agora já sei as delícias que terei que experimentar! Adorei o post!
Conhecer os sabores do destino faz parte mesmo da viagem, Deyse, a gente também adora. E os sabores do Pará são muito marcantes, não tem como resistir.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Que delicia de post, sou louca para conhecer o Pará, e experimentar estas receitas exóticas que parecem cheias de sabor.
O jambu parece ser bem interessante, com certeza será um ingrediente que estará nos pratos que pretendo experimentar quando tiver oportunidade.
Grande beijo.
Oi Gisele, nem se preocupe que, uma vez no Pará, você comerá jambu, rs, está em tudo!
Não deixe de provar os sorvetes com as frutas locais também, são inesquecíveis.
Beijos e obrigada por nos acompanhar!
Eu gosto também de experimentar pratos típicos mas nem sempre me dou bem com eles kkk já fui a Manaus e confesso que estranhei bastante, principalmente os temperos (usam muito coentro, que não gosto) e o sabor dos peixes. E confesso que tenho um problema com peixe ensopado, prefiro sempre grelhado ou frito, opções mais “sequinhas”. Já ouvi falar do jambu e das sensações que provoca, mas ainda não provei… adorei saber mais sobre as experiências gastronômicas em Belém pra já me preparar para uma futura viagem. Post de dar água na boca! 😉
É verdade, Cintia, às vezes os sabores são mais exóticos do que estamos acostumados, rs, foi a minha sensação com o jambu, kkkk.
Mas como a gente vai saber se não experimentar, né?! O bom é que também temos ótimas surpresas e nunca mais esquecemos aqueles sabores. Que bom que gostou do post.
Obrigada pela visita!
Ai, comida Brasileira é tão boa né? É uma das minhas favoritas! Delicia de experiências gastronômicas! Olha só estes doces que delícia! AMO!!!
Um docinho não pode ficar de fora, Cintia, é a nossa filosofia, rs. O doce de cupuaçú de Belém é uma delícia, trouxemos vários tipos.
O Brasil tem uma culinária muito rica e saborosa, também somos fãs.
Obrigada por nos visitar!
Os desafios das experiências gastronômicas em Belém do Pará, aqui bem colocados e com várias excelentes indicações!! Açaí quente e servido como prato salgado, também, foi algo que estranhamos bastante por lá!!!
Pois é Tamara, é a diversidade de sabores e misturas do nosso país.
É sempre uma descoberta, rs.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Não devia ter passado por este post… tem tudo um aspecto tãoooooo bommmmmm!! :))) Partilha ‘gostosa’ 🙂
Devia sim, Rui, rs e ainda bem que passou. Assim você fica com água na boca e com vontade de experimentar as delícias do Pará.
Posso te afirmar que tem muitas coisas saborosas pra conhecer.
Obrigada por nos acompanhar!
Uma das coisas que mais me impactou na viagem a Belém foi a gastronomia. Tive excelentes experiências gastronômicas em Belém, com uma variedade de tipos de restaurante. O melhor que tirando a Ilha de Combu, todos os que vocês foram são inéditos para mim, ou seja, terei novas experiências quando voltar.
Os sabores de Belém mexem mesmo com as nossas estruturas e papilas gustativas, Leo, é inesquecível, rs.
Que bom que pudemos contribuir para expandir sua experiência na sua próxima visita à cidade.
Obrigada pela visita!
Que delícia, uma verdadeira experiência gastronômica, eu particularmente adoro esse tipo de passeio, conhecer a culinária local das cidades! Não tinha conhecimento sobre a comida de Belém do Pará, mas olha… deu água na boca
A culinária faz parte da identidade de cada lugar, Nathalia, não pode mesmo ficar de fora doo roteiro.
E em Belém, tem muitos sabores exóticos pra provar.
Obrigada por nos visitar!
Essas experiências gastronômicas já são um grande motivo para visitar Belém do Pará. Que delícia de post!
Verdade Angela, quando eu lembro dos sorvetes e dos pratos com filhote, fico com água na boca!
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Ahh a culinária do Pará é uma das melhores do mundo pra mim! Amo demais tudo que se come por lá e fiquei salivando muito aqui de desejo!
Eita Marcela, eu até hoje não esqueci dos sabores dos sorvetes, bom demais!
Obrigada por nos acompanhar!