O Museu da Música de Veneza
Um espaço dedicado à música da Veneza barroca
O Museu da Música de Veneza também não estava no nosso roteiro uma vez que, na prática, só tínhamos um dia para conhecer a cidade.
Mas o museu ficava bem perto ao nosso hotel e a gente tinha que passar na frente dele para ir pra qualquer lugar.
Além disso, quando o assunto é música, a família inteira se interessa, já que somos não apenas apreciadores, mas também temos uma banda familiar em casa.
E mais, assim que saímos do hotel de manhã, começou a chover, então tivemos que entrar de qualquer jeito, rs.
Assim como no Palazzo Ducale, o clima foi decisivo para conhecermos esse museu.
Nesse post vamos mostrar o acervo desse pequeno, porém lindo museu de Veneza.
Museo della Musica de Veneza
Localizado na Igreja de San Maurizio, o museu conta uma história que se passa no século XVIII, a idade de ouro da fabricação de violinos.
A Itália se especializou na construção quase artística desse instrumento e Veneza era referência com várias oficinas de luthiers.
Os instrumentos fabricados na cidade eram procurados por profissionais e colecionadores e os artesãos se aperfeiçoaram cada vez mais na experimentação e produção de instrumentos musicais, principalmente os de corda e arco.
A coleção do museu abrange um período cronológico de aproximadamente 300 anos de fabricação de violinos italianos, com exemplares das várias escolas regionais.
Um espaço na mostra reproduz uma oficina de construção dos instrumentos.
O acervo também é formado por outros instrumentos barrocos como contrabaixos, violoncelos, alaúdes, harpas e violas da Gamba, além de documentos de época sobre compositores como Amati, Giovanni Battista Guadagnini e Francesco e Matteo Goffriller e religiosos como Dom Bosco.
Mas é Vivaldi o destaque do museu, com direito à música ambiente que passeia por sua obra.
O compositor veneziano ganhou a exposição “Antonio Vivaldi e seu tempo”, que revive o som de alguns instrumentos musicais numa celebração a um dos compositores mais importantes da música clássica barroca.
Igreja de San Maurizio
A primeira igreja de San Maurizio foi erguida em 1590, mas em 1806 foi demolida e reconstruída.
De estilo neoclássico, a fachada é ornamentada por um baixo-relevo de Bartolomeo Ferrari.
A versão atual, consagrada em 1828, possui um plano cruzado grego com uma cúpula central e nas laterais.
O desenho geral parece ter sido inspirado pela Igreja Sansoviniana de San Gimignano, na região da Toscana.
No centro da nave, fica a tumba do político veneziano Pietro Antonio Zaguri, responsável pela concepção da fachada da igreja.
A igreja de San Maurizio foi desconsagrada (ou seja, não são mais realizadas celebrações no templo) e agora abriga o Museu da Música da Veneza barroca.
O altar-mor, antes local de celebrações, hoje expõe belos instrumentos do período barroco.
Arredores do Museu da Música de Veneza
Que Veneza é um cenário dos sonhos, todo mundo já sabe. Basta andar pelas suas ruas e vielas para se encantar com essa cidade única nos mais variados sentidos.
Ao sair do Museu da Música em direção a Praça de San Marco, ficamos contemplando todo o percurso e suas pequenas (ou grandes) surpresas.
Uma delas surgiu ao atravessar uma das lindas pontes do caminho.
Encontramos por acaso a Chiesa Santa Maria del Giglio, em bom português igreja de Santa Maria do Lírio, mais conhecida como Santa Maria Zobenigo, em homenagem à família Jubanico, responsável pela fundação da igreja no século IX.
A edificação fica no Campo Santa Maria Zobenigo e tem uma das fachadas mais originais e imaginativas da arte barroca veneziana.
Fundada no século IX, a igreja foi reconstruída por Giuseppe Sardi , entre 1678 e 1681, para homenagear o almirante e governador veneziano Antonio Barbaro.
Por isso, em vez de estátuas ou relevos com imagens cristãs, a fachada traz os mapas em mármore de vários lugares em que Antonio Barbaro serviu a República de Veneza, incluindo Pádua e Roma .
A estátua do almirante foi esculpida por Jose de Corte e fica no centro, ladeada por representações de honra, virtude, fama e sabedoria. As outras estátuas são dos seus cinco irmãos.
O teto da nave é decorado por grandes telas de Antonio Zanchi.
A igreja possui ainda a única obra veneziana do artista Peter Paul Rubens, “A Virgem Maria e o Menino com São Giovannino“.
Na frente da Chiesa Santa Maria del Giglio funciona um típica loja de fantasias e bibelôs venezianos.
Veja mais do Museu da Música de Veneza no vídeo que também está disponível no nosso Canal no Youtube.
Serviço:
O Museu da Música de Veneza fica na Igreja de San Maurizio, no Campo San Maurizio, em San Marco.
O espaço está aberto diariamente das 10h às 19h.
A entrada é gratuita.
Há uma loja no museu e visitas guiadas podem ser agendadas.
Essa viagem foi realizada com a assessoria da Atlas Turismo.
Acompanhe nossas dicas de roteiro e de hospedagem na Itália aqui. Para reservar passeios com nossos parceiros, entre nesse link.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular para uso fora do Brasil e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Para salvar essa dica sobre o Museu da Música de Veneza, é só clicar em um dos pins.
Chocado que nunca tinha ouvido falar deste museu da música em Veneza!
Bom saber que dá para agendar visitas guiadas. Sempre que possível prefiro conhecer os museus dessa forma!
Adorei as dicas!
Abraço
O museu é pequeno e realmente pouco divulgado, Murilo, mas é de uma singeleza encantadora.
Além de estar numa igreja com lindos instrumentos, a trilha sonora de Vivaldi nos deixa emocionados. Com o guia deve ser ainda mais enriquecedor.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Adorei visitar o museu da musica de Veneza atraves do seu post. Tenho muita vontade de conhecer esse museu, mas quando estive em Veneza ele estava fechado.
A gente deu a maior sorte, Luciane. Nos hospedamos bem pertinho e passamos por ele quando estava aberto, tudo conspirou para essa visita dar certo.
Espero que quando volte à Veneza consiga conhecer esse museu.
Obrigada por nos acompanhar!
Adoro essas surpresas inesperadas de viagem! Um dia chuvoso e a proximidade do hotel permitiram conhecer esse lindo museu, pouco conhecido… adorei visitar o Museu da Música com vcs!
Às vezes o que não está no roteiro acaba se revelando uma ótima surpresa, né Cintia!
E o melhor é poder compartilhar e dividir com vocês essas ótimas experiências.
Obrigada pela visita!
Passei quatro inesquecíveis dias em Veneza, uma das cidades de configuração mais impressionante que eu já visitei. Contudo, entretanto, não entrei no Museu da Música, apesar de adorar música clássica, Vivaldi e violinos! Uma pena! Mas, como Veneza é um destes destinos que eu quero visitar mais uma vez antes de morrer (depois também), irei planejar conhecer o Museu da Música, então. 🙂
Queria ter ficado mais dias nessa cidade única e maravilhosa, mas cada minuto que passamos por lá foi puro deleite e encantamento, Analuiza.
Também queremos voltar para conhecer outros espaços surpreendentes como o Museu da Música, espero que você também conheça.
Obrigada por nos visitar!
Sempre reservo um tempinho para explorar o destino fora do roteiro programado. E o Museu de Música com certeza é um achado que vale a pena visitar . Veneza é encantadora.
Foi mesmo um achado, Sil, uma surpresa super agradável para começar nosso passeio por Veneza.
Vale conferir.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Ainda não conheço Veneza.. Adorei conhecer um pouco mais através do seu blog..
Teremos muitos posts sobre Veneza, Leyds, vai ser uma ótima forma de conhecer essa cidade sem sair de casa.
Por enquanto já dá pra conferir além do Museu da Música, o Palazzo Ducale.
Obrigada por nos acompanhar!
Adorei o texto com informações tão valiosas e as fotos do museu estão lindas. Amo sobre música e sua história e encontrar um Museu desses é realmente um grande presente. Mais um pra minha lista. Adorei!
Que bom que gostou, Deyse. O Museu da Música aliou vários dos interesses da família, como História e Música.
Foi mesmo um presente que ganhamos nessa viagem.
Obrigada pela visita!
UAU! Museu da Música em Veneza, no Berço da Itália, capital das Artes, deve ser incrível! Já anotando para por no Roteiro quando eu for pra lá!
É verdade Cintia, Veneza é uma cidade que respira arte e beleza.
E uma vez na terra de Vivaldi, nada mais justo que conhecer mais da sua obra num espaço como o Museu da Música.
Obrigada por nos visitar!
Quando montei o meu roteiro por Veneza não encontrei referências a este museu, então nem procurei, lendo o teu post achei muito legal.
Pois é, Andrea, também só conhecemos o Museu da Música por todos os acasos que já relatei, por isso fiz questão de compartilhar para que mais pessoas tenham oportunidade de saber sobre esse espaço dedicado à música barroca e aos instrumentos produzidos na Itália.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Que delícia ler essas informações e acompanhar as fotos, viajei com vocês! Um Museu realmente incrível. Fiquei com vontade de visitar.
Foi mesmo uma delícia de passeio num lugar encantador e com música para elevar o nosso espírito, Angela.
Dá vontade de visitar. Conta pra gente quando for.
Obrigada por nos acompanhar!
Show esse museu com história de 300 anos de fabricação de violinos e outras preciosidades! E lindo o destaque dado ao filho ilustre de Veneza, o grande Vivaldi!!
Assim como Veneza, esse museu é pura beleza, Tamara.
E a gente ainda conhece a coleção dos lindos instrumentos ouvindo a música de Vivaldi, não dá pra ser melhor, rs.
Obrigada por nos visitar!
Primeiro achei demais saber que vcs têm uma banda familiar. Eu visitei esse museu, que também descobri por acaso, mas não o explorei como vocês. Um acervo muito legal ! Fazer uma visita ouvindo uma musica de fundo é uma viagem na viagem. Beijocas.
Pois é, Liliam, o povo aqui é musical, rs.
Que ótimo que você também conheceu o Museu da Música de Veneza, espaços como esse sempre trazem mais alegria e beleza ao nosso roteiro, né?!
Obrigada por acompanhar a nossa família!