O Palazzo Ducale, em Veneza
Sede do governo, dos tribunais e casa do governante, era no palácio também que ficavam as prisões
O Palazzo Ducale não estava no nosso roteiro inicial em Veneza pelo pouco tempo que íamos ficar na cidade.
Como a gente só entra nesse tipo de atração pra ficar horas vendo tudo com calma, nenhum museu da cidade seria prioridade.

Palazzo Ducale
Mas fomos surpreendidos por um frio muito forte no único dia em Veneza (por isso a neblina geral) e acabamos entrando no palácio para não congelar, rs.
E ainda bem que entramos!
É que o palácio era a sede do governo e dos tribunais da cidade, a residência do governante (o Doge) e abrigava até prisões.
Então imagina quanta história passou pelo lugar.
O prédio já é lindo do lado de fora. Considerado uma obra-prima da arte gótica, o palácio fica colado com a Basílica de São Marco.
A fachada grandiosa, que também tem inserções do Renascimento, é decorada com obras como esculturas, uma delas é “os tetrarcas”.
Até o corredor em volta do prédio tem seu charme.
A entrada principal fica em frente ao Grand Canal de Veneza, de onde podemos ver também a famosa Ponte dos Suspiros, que liga o palácio a antiga prisão da cidade.
A Ponte dos Suspiros é um daqueles pontos turísticos disputados em Veneza, mas para passar por ela, só entrando no museu.
O Palazzo Ducale em Veneza – Pátio
Entramos e já fomos arrebatados pela beleza do pátio, de onde temos a visão dos três edifícios que compõem o palácio e das cúpulas da Basílica de San Marco.
As fachadas das duas alas mais antigas do palácio são mais simples.
Já a ala renascentista tem uma decoração mais rebuscada, com a Scala dei Giganti, uma antiga entrada de honra decorada com duas estátuas de Marte e Netuno, esculpidas por Sansovino em 1565.
As imagens são o símbolo do poder de Veneza por terra e mar.
A pequena fachada de mármore com o relógio foi resultado da reforma de 1615.
Já o centro do pátio tem dois poços, fundidos em bronze maciço, que datam de meados do século XVI.
Podemos ver ainda o arco dedicado ao Doge Francesco Foscari (1423 – 1457), com faixas alternadas em pedra de Ístria e mármore vermelho de Verona e outras peças em exposição em volta do pátio.
Das laterais do pátio e da varanda do primeiro andar dá pra ver melhor os detalhes dos prédios.
O Palazzo Ducale em Veneza – Museu da Ópera
Começamos o itinerário dentro do museu pelo térreo, no Museu da Ópera.
Só que nesse sentido aqui ópera é obra, então esse setor reúne vestígios das inúmeras intervenções de reforma e reestruturação do palácio sofridas durante sua longa história.
São seis salas nessa parte do palácio que reúnem fragmentos como as colunas de um pórtico do século XIV.
As peças são parte do projeto de decoração esculpido mais antigo do edifício, iniciado em 1340.
Sede do governo
Na parte superior do Palazzo Ducale, começa no Square Atrium o roteiro pelos Salões Institucionais do Palácio, onde ocorria a vida política e administrativa da república veneziana.
Passamos pelos principais órgãos da república, são salas que ostentam riqueza das paredes aos tetos decorados.
Os corredores levam do Conselho Principal e Senado ao Judiciário.
Em todas as salas, a decoração celebra as virtudes do Estado e das funções que ele desempenha.
Há também esculturas que deixam o ambiente ainda mais requintado.
Uma curiosidade é descobrir os vários relógios em algumas das salas em meio a tantos detalhes de decoração…
perceber os detalhes das portas entalhadas e tetos…
e das escadas internas.
O Palazzo Ducale em Veneza – Apartamento do Doge
O antigo apartamento reservado ao Doge, eleito para governar Veneza, possui salas de recepção com tetos de madeira e lareiras de mármore esculpidas.
Alguns espaços eram destinados à vida privada, mas hoje toda a parte superior é ocupada com exposições.
Na nossa visita, a mostra era “de Tiziano a Rubens”. Foi a primeira vez que vimos um quadro de natureza morta retratando frutos do mar.
Muitas obras registram à evolução histórica e iconográfica da figura do Doge e as principais representações simbólicas da cidade.
São pinturas, esculturas, manuscritos, moedas e até medalhas.
Salas do arsenal
Seguindo pelo palácio, chegamos às salas do arsenal, com armas e munições de diferentes origens, documentados desde o século XIV.
O acervo é de mais de duas mil peças entre armaduras e uma série de acessórios do século XVI de combate pesado e leve, a cavalo, a pé ou para torneio.
A coleção tem inúmeros modelos de espadas de várias épocas, modelos de bestas com as estojos de couro pintados ou impressos para o abrigo das flechas, além de lanternas de navios turcos, uma colubrina (um pequeno canhão de meados do século XVI), armas de tortura e até cinto de castidade.
Confira no vídeo, que também está disponível no nosso Canal no Youtube, a primeira parte dessa visita.
Prisões e Ponte dos Suspiros
Depois da parte requintada do palácio, começamos a visita às prisões.
O Palazzo Ducale, sede de todas as instituições governamentais da república, também abrigava os locais de punição e detenção.
A partir da segunda metade do século XVI foi construído um novo prédio conectado ao palácio por uma ponte, apenas para as prisões.
As novas prisões representam um dos primeiros exemplos na Europa de um único edifício construído só para abrigar o cárcere estadual.
Para chegar ao prédio, passamos por uma pequena escada que leva da Sala del Magistrato alle Leggi até um corredor estreito que nada mais é do que uma das duas passagens da famosa Ponte dos Suspiros.
A ponte foi construída em 1614 para unir o palácio ao edifício adjacente destinado às novas prisões.
Toda fechada e coberta, a ponte é dividida em dois corredores.
Um deles conecta as prisões às salas dos magistrados no andar principal do palácio do Doge.
O outro corredor conecta as prisões com as salas da Avogaria e com o salão.
O nome “Ponte dos Suspiros” refere-se ao lamento dos prisioneiros que, saindo do tribunal do Palazzo, atravessavam a ponte para chegar à cela e se despediam do mundo lá fora.
Eles mal conseguiam ver a lagoa de San Giorgio pelas aberturas da ponte.
Tem mais vídeo do Palazzo Ducale pra você dar o play.
Serviço
De 1 de Abril a 31 de Outubro, o museu do Palazzo Ducale funciona de domingo a quinta-feira, das 8h30 às 21h, com última entrada às 20h30. Sexta e sábado o horário é das 8h30 às 23h00, com última entrada às 22h30.
Já de 1 de Novembro a 31 de Março, o horário de funcionamento é das 8h30 às 19h00 (última entrada às 18h30).
Nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, o horário é de 10h30 às 19h e a última entrada é às 18h30.
O ingresso familiar custa € 13 por pessoa. O valor é reduzido para todos os membros pagantes em famílias compostas por dois adultos e pelo menos uma criança de até 14 anos.
O valor individual é de € 25, a partir de 14 anos.
Essa viagem foi realizada com a assessoria da Atlas Turismo.
Acompanhe nossas dicas de roteiro e de hospedagem na Itália.
Reserve passeios com nossos parceiros.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular para uso fora do Brasil e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Para salvar as informações do Palazzo Ducale , clique em um dos pins.
Adorei conhecer o Palazzo Ducale através de seu texto! Como é belíssimo externamente e a história é incrível. Internamente, cada detalhe impressiona, sobretudo a decoração dos tetos! Ótima dica de passeio em Veneza!
E olha que a gente quase não entrou, Deyse. Essas surpresas são das melhores coisas da viagem.
No Ducale, a gente faz uma viagem no tempo e fica imaginando tudo que aconteceu ali. É um passeio incrível.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Mais um excelente motivo para voltarmos a Veneza. Quando fomos o objetivo era realmente nos perdermos por lá. Na próxima iremos com certeza visitar o Palazzo Ducale. Adorei as fotos.
E pensar que quase perdemos tudo isso, Susana.
Veneza vale todas as viagens, mas entrar num museu como o Palazzo Ducale é entrar num túnel do tempo e se transportar para o tempos áureos dos Doges. É magnífico.
Obrigada por nos acompanhar!
Grandioso o palácio e os ambientes. Lendo seu post me bateu um enorme arrependimento de não ter visitado mas só tínhamos 1 dia em Veneza e queríamos rever tantas coisas.Meu marido,com certeza, ia adorar visitar o museu da ópera pois ele adora saber sobre colunas e como a aquela construção era antes de ter a forma atual.A prisão era sinistra. Excelentes fotos, dá para se sentir visitando. beijocas
A gente quase ia perder tudo isso, Lilian, mas a escolha acabou sendo melhor do que a gente esperava.
Veneza já é linda em cada esquina, mas um museu como o Palazzo Ducale revela muitas belezas em seu acervo e na própria construção.
Obrigada pela visita!
Adoro essas surpresas fora do roteiro, que no final se revelam maravilhosas! Fiquei encantada com o Pallazo Ducale e com o tanto de história encerrado dentro dele. Maravilhoso!
Esse tipo de imprevisto acaba deixando a viagem ainda mais legal, Cintia. E o palácio é lindo, com uma acervo que nos faz mergulhar na história de Veneza.
Além disso, ainda passamos pela Ponte dos Suspiros. Era uma curiosidade se colocar no ponto de vista dos presos daquela época, interessante.
Obrigada pela visita!
Bendita neblina e frio que fizeram vocês entrarem para conhecerem o Palazzo Ducale, uma das atrações mais incríveis de Veneza, rsrs.
Eu tive a oportunidade de conhecê-lo também e adorei cada minuto que passei lá dentro.
A maior surpresa foi passar pela Ponte dos Suspiros e conhecer por dentro este grande destaque da cidade, valeu muito a pena.
Esse foi um exemplo perfeito de um imprevisto que deu certo, Gisele, rs. Nós adoramos a mudança de roteiro.
Também tinha muita curiosidade de conhecer a ponte dos Suspiros de um outro ponto de vista, que bom que tivemos a oportunidade.
Obrigada por nos visitar!
Nós estivemos em Veneza no Carnaval de 2019 e também apanhámos alguns dias de muita neblina o que, juntando à humidade característica da cidade, se torna bem desagradável. Visitámos o Palazzo Ducale pk tínhamos o cartão da cidade, que permitia fast track, e por causa do frio. Os salões são impressionantes, mas aquela ponte dos suspiros é qualquer coisa de maravilhoso. Saudades.
Parece que a ponte dos Suspiros é uma unanimidade, Ruthia, passar por aqueles corredores, olhar o canal pelas pequenas aberturas e chegar até as celas é voltar no tempo em que as prisões funcionavam.
Que bom que o frio nos fez viver essa experiência.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Na primeira vez que estive em Veneza não visitei o Palazzo Ducale, mas após conhece-lo em sua segunda ida, considero a visita obrigatória. O local é lindo, cheio de história, e suas janelas dão uma visão muito especial da cidade.
Também adoramos conhecer o palácio, Andrea e também recomendamos a visita. O lugar representa bem a História da Veneza, além de ser muito lindo.
Obrigada por nos acompanhar!
Que lindeza esse Palácio Ducale! Ainda não visitei Veneza mas quando for com certeza vou usar esta dica. Imponente, gigante e lindo, inacreditável ser ao mesmo tempo prisão e sede do governo!
Esse contraste é mesmo impressionante, Surian. De um lado, luxo, poder e riqueza. Do outro, pobreza, frio e a tristeza de uma prisão.
Um museu para incluir no roteiro, com certeza.
Obrigada pela visita!
Veneza parece que se guardou só para vocês 🙂 E também não apanhei frio em qualquer das 5 vezes que a visitei. Certamente, um destino único…
Nesse caso, graças ao frio tivemos a oportunidade de conhecer esse museu, Rui, foi uma ótima experiência.
A cidade é mesmo única e pretendemos voltar outras vezes.
Obrigada por nos visitar!
Excelente post sobre este lugar de destaque na bela Veneza. Amei as fotos, uma mais linda do que a outra!! Palácio dos Doge é lugar imperdível!!
Ficamos felizes que tenha gostado, Tamara. É tanta coisa linda que a gente quer registrar tudo e, claro, compartilhar tudo com vocês.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Que lindo esse palácio.. lindo, rico. São tantos detalhes que deve ficar até com pescoço doido rs. Adorei conhecer o Palácio Ducale através dos olhos de vocês.
Realmente a gente fica até meio tonto de tanto olhar pra cima, Aline, rs.
São tantos detalhes que dá pra se perder em horas de contemplação. Que bom que gostou do nosso recorte sobre o Palazzo Ducale.
Obrigada por nos acompanhar!
Ah, que fotos mais lindas, que maravilha de passeio. Veneza estava em nossa próxima viagem, cancelada em virtude da pandemia. Seu post nos fez poder contemplar um pouco do que um dia nós gostaríamos de ver ao vivo!
Não se preocupe, Andrea, logo isso tudo vai passar e vocês vão ter a chance de conhecer essa cidade tão linda.
Não esquece de incluir o Palazzo Ducale na sua visita e de contar tudo pra gente.
Obrigada pela visita!