O Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato
A nova história do povoamento das Américas descoberta na Serra da Capivara, no Piauí
O Museu do Homem Americano foi criado para tornar públicas as descobertas na região do Parque Nacional Serra da Capivara e seu entorno ao longo de quase 50 anos de pesquisas.
Logo na entrada do museu, que fica no município de São Raimundo Nonato, somos apresentados a uma nova teoria de povoamento das Américas.
Segundo a teoria atualmente aceita, o homem teria chegado à América do Norte pelo Estreito de Bering há cerca de 15 mil anos.
Porém, nos achados arqueológicos do sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada, na Serra da Capivara, a presença humana nessa região do Semiárido do Piauí data de 100 mil anos (Pleistoceno). Incrível, né?!
Museu do Homem Americano, salão principal
Seguindo pelo museu, chegamos ao salão principal, onde os visitantes podem fazer escavações virtuais.
Uma grande tela exibe imagens das pinturas rupestres encontradas no parque e os temas mais retratados pelos povos pré-históricos que ali habitaram.
Ainda no térreo vemos objetos e ferramentas utilizados em diversas épocas durante o povoamento da região.
Um projétil do tipo rabo de peixe, feito de cristal de quartzo há 800 anos, se destaca entre as ferramentas.
Há também colares e acessórios usados pelos povos pré-históricos.
Estão expostas ainda peças usadas pelas populações que viveram na região muitos anos depois.
Mezanino do Museu do Homem Americano
No mezanino, a mostra reúne instrumentos pré-históricos, urnas funerárias e esqueletos.
São formas de sepultamento bem preservadas de vários períodos, inclusive dos povos indígenas que habitaram a região.
Entre as múmias em bom estado de conservação do acervo está a de uma criança, onde é possível ver a unha e os cabelos.
Ao lado da criança foi encontrado um pequeno arco. Acredita-se que o objeto seria um brinquedo que pertenceu ao menino.
Também está exposto o esqueleto quase completo de uma mulher que morreu provavelmente enquanto dormia, atingida na cabeça por uma rocha que desabou do teto de uma toca.
Mostra externa
Do lado de fora também encontramos objetos, painéis, rochas com gravuras e fogueiras pré-históricas que ajudam a provar a teoria do povoamento das Américas.
A visita sempre termina na lojinha do museu, com as famosas cerâmicas da Serra da Capivara.
Antes de deixar o museu, uma denúncia à ação de vândalos que destruíram placas de sinalização do parque.
Uma falta de respeito à memória e ao turismo local.
Ao lado do museu, situado na sede da Fumdham, fica o Centro Cultural Sérgio Motta, onde os pesquisadores estudam o material recolhido nas escavações na região.
Mas esse espaço não é aberto à visitação turística.
Para ver mais do Museu do Homem Americano, dá uma olhada no vídeo que também está disponível no nosso canal no Youtube.
Serviço:
O museu funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.
Os ingressos custam R$20 a inteira e R$10 a meia entrada, com comprovação.
Pessoas acima de 60 anos não pagam. Já estudantes de escolas públicas tem entrada franca nas terças e quartas-feiras, desde que acompanhados do professor.
A visita do Família que Viaja Junto ao Museu do Homem Americano foi uma cortesia da FUMDHAM.
Essa viagem foi realizada em parceria com:
Agência Trilhas da Capivara: trilhas@trilhascapivara.tur.br
Guia: Eliete Silva (@eliete_guia)
Pousada e restaurante: Trilha da Capivara.
Onde comer em São Raimundo Nonato:
A opção mais indicada nas nossas pesquisas foi o restaurante Caldeirão do Chapolim. A comida é regional e o cardápio vai das carnes ao peixe.
Fomos de galinha caipira e carne de sol. A quantidade foi suficiente para nós quatro.
Como chegar:
São Raimundo Nonato fica no sertão do Piauí, só que o acesso mais próximo é por Pernambuco. A cidade dispõem de hotéis, mas se sua intenção é visitar a Serra da Capivara temos uma boa opção aqui.
O acesso à cidade pode ser por via área, pelo aeroporto do Petrolina, em Pernambuco. Lá você pode alugar um carro e viajar 304 km até São Raimundo Nonato, via BR-235 e BR-324.
São Raimundo Nonato já tem um Aeroporto Internacional, mas ainda não há voos comerciais operando para local.
Para outras dicas de roteiro na Serra da Capivara clique aqui.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular para uso fora do Brasil e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Para salvar todas as informações sobre o Museu do Homem Americano, é só clicar em qualquer um dos pins.
Muito interessante esse post. Nunca tinha ouvido falar do Museu do Homem Americano em São Raimundo Nonato e muito menos que existe uma nova teoria de povoamento das Américas. Vivendo e aprendendo. Achei bem triste o vandalismo nas placas de sinalização do museu. Total falta de respeito.
É verdade Fernanda, os pesquisadores encontraram vestígios da presença do homem no Semiárido nordestino mais antigos do que se conhecia até então. É uma região com muitas revelações ainda sobre as nossas origens.
Infelizmente o vandalismo é muito triste, por isso é importante denunciar para que não volte a se repetir. É o que esperamos.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Pelo nome, pensei que se tratava de um museu nos Estados Unidos. Bem interessante esse Museu do Homem Americano em São Raimundo Nonato. Foi uma visita muito instrutiva.
P.S. que triste esse vandalismo num património que é de todos 🙁
O nome do museu está relacionado às descobertas na região que indicam a presença do homem por lá bem antes do que se imaginava, Ruthia.
É realmente um passeio em que fazemos muitas descobertas ao mesmo tempo em que aprendemos a valorizar mais o nosso patrimônio. Pena que nem tudo mundo pense assim, né?!
Obrigada por nos acompanhar!
Confesso que nunca tinha ouvido falar do Museu do HOmem Americano, mas me pareceu bem interessante.
É mesmo Polliana? Mas que bom que agora você já sabe e pode incluir o museu no teu roteiro na região, você vai fazer muitas descobertas legais por lá.
Obrigada pela visita!
Seu blog tem as dicas mais inusitadas rs… o Museu do Homem Americano parece ser bem legal e nunca tinha ouvido falar. Parabéns!
Se não for pra ser destaque, eu nem vou Paula, kkkk.
Mas sério, a gente adora compartilhar coisa boa e que merece ser visitada. E um bom museu sempre é bom incluir na lista, né?!
Obrigada por nos visitar!
as mumias sempre me surpreendem, eu tambem vi uma com cabelos e unhas e achei impressionante, como q eles conseguiram essa façanha né!
São mesmo impressionantes as técnicas de preservação usadas pelos povos que habitaram essa região, Angie.
Que bom que está tudo preservado e acessível para todos no museu.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Muito legal este museu em São Raimundo Nonato, e a parte interativa sempre atraí as crianças.
Sim Andrea, as crianças adoraram brincar de ser arqueólogos na escavação virtual. Os adultos também gostaram, rs. Bem legal!
Obrigada por nos acompanhar!
Muito interessante saber que existe um museu deste tema (o museu do homem americano) tão pertinho de nós! Espero que as crianças tenham gostado! Obrigada pelas informações
O Nordeste brasileiro revela muitas surpresas e belezas, tanto histórias quanto turísticas. Vale conhecer.
Espero que as informações te ajudem, Victoria.
Obrigada pela visita!
Eu adorei este museu, certamente seria o primeiro lugar que visitaria se fosse a cidade (espero ter a oportunidade um dia). Muitas informações e muita história, o que me interessa muito! Demais!
É perfeito Itamar e sugiro complementar a visita do Museu do Homem Americano com o Museu da Natureza, um agrega ao outro.
Fico na torcida para que um dia você conheça a região, acredito que vá se surpreender.
Obrigada por nos visitar!
Brasil e suas riquezas! Fiquei curiosa para conhecer esse Museu do Homem Americano e aprender sobre essas descobertas do Parque Nacional Serra da Capivara. Adoro viajar para o Nordeste, essa carne de sol me deixou com água na boca, rsrs. Abraços.
A gente come mesmo muito bem no Nordeste, Angélica, não tem culinária melhor, rs.
E o melhor que a gente associa a culinária com ótimos passeios, como esse ao Museu do Homem Americano. Espero que também tenha oportunidade de conhecer um dia.
Obrigada pela visita!
Que incrível! Não sabia que tinha esse material tão antigo, e nem desses achados de cem mil anos, super interessante!
Também nos surpreendemos com a riqueza de informações e descobertas, Paula. Essa região do país ainda vai revelar muito da nossa história.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Parece bem interessante o Museu do Homem Americano, nunca tinha ouvido falar dele. Agora já é mais um ponto de interesse na lista.
Não tenha dúvida que vale mesmo colocar esse museu e a região na lista, Alessandra. São muitas atrações concentradas num só local que merecem ser apreciadas.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Nossa, não sabia da existência do Museu do Homem Americano em São Raimundo Nonato. É o tipo de lugar legal para levar as crianças, porque além de ser super interessante, elas aprendem muitas coisas lá! Adorei conhecer pelo seu post!
Que bom que o post foi útil, Letícia. E além do Museu do Homem Americano, nessa mesma região tem o novíssimo Museu da Natureza, outro espaço cheio de ciência e conhecimento de forma interativa para as crianças se divertirem.
Espero que possa conhecer.
Obrigada por nos acompanhar!