O que fazer em apenas dois dias em Curitiba
Roteiro relâmpago pela capital paranaense
Tá bom, a gente não passou só dois dias em Curitiba. Mas como a viagem foi a trabalho, o que conseguimos fazer nas horas de folga dava para concentrar em dois dias de passeio.
Por isso compartilhamos agora um roteiro “The Flash” para quem vai passar pouco tempo na cidade.
Dia 1- Passeio de trem de Curitiba à Morretes
Para fazer esse passeio você vai precisar de um dia inteiro. Se a escolha for por agência, o guia vai te buscar no hotel, mas é possível também ir até a estação rodoferroviária de Curitiba e pegar o trem.
A vantagem de ir por agência é que depois que você chegar à Morretes e comer o famoso barreado, pode continuar o passeio até Antonina, onde vai conhecer uma fábrica de balas de banana e ver um braço do mar.
A agência também se encarrega de fazer o transfer de ônibus de volta para o hotel.
A viagem é uma delícia, com belas paisagens pela Serra do Mar.
Gostamos tanto de experimentar esse passeio que fizemos um post completo com todos os detalhes.
Dia 2 – Jardim, museus, parque, ópera e shoppings
Comece o dia no Jardim Botânico de Curitiba, uma área de 178.000 metros quadrados que tem uma coleção de plantas que estão devidamente identificadas para a gente conhecer mais da flora paranaense e de outras partes do Brasil.
Logo na entrada, vemos a atração principal.
A estufa de ferro e vidro foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres e é cercada por um jardim em estilo francês com canteiros geométricos, chafarizes e a escultura “Amor Materno”, do artista João Zaco.
Dentro da estufa, que tem 458 metros quadrados, vemos plantas características das regiões tropicais e até uma pequena cachoeira artificial.
Uma curiosidade é que o nome oficial do Jardim é uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, pioneira no trabalho de planejamento urbano de Curitiba.
Mas o Jardim não é só a estufa.
Toda a área tem vários ambientes para fazer caminhada, um piquenique ou simplesmente contemplar o lugar.
O Jardim tem ainda uma estrutura com lanchonete e uma lojinha para comprar lembrancinhas.
Tem até o frio de Curitiba para levar de recordação, rs.
Serviço:
O Jardim Botânico funciona de segunda-feira a domingo, das 6h às 20h, no verão e das 6h às 19h30, no inverno.
O acesso é gratuito.
Depois que sair do Jardim Botânico, vá ao Museu Oscar Niemeyer, o MON ou, para os Curitibanos, o “museu do olho”.
O apelido é graças ao formato do prédio anexo que tem 30 metros de altura e quatro pavimentos.
O MON foi inaugurado em 2002 e foi projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
São cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área para exposição, considerada a maior da América Latina.
O museu tem ainda um espaço externo, o pátio de esculturas e o subsolo, com a exposição permanente de projetos, fotos e maquetes de obras de Oscar Niemeyer, o Espaço Niemeyer.
São muitas exposições fixas e temporárias acontecendo simultaneamente e vale passar algumas horas apreciando o acervo. Também tem post completo sobre o MON .
Serviço:
O Museu Oscar Niemeyer fica na rua Marechal Hermes, 999, no Centro Cívico de Curitiba, e funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 16 e R$ 8, a meia-entrada (valores em 2017).
O acesso é gratuito para menores de 12 anos, maiores de 60 anos, grupos pré-agendados de estudantes de escolas públicas do ensino médio e fundamental, guias turísticos acompanhados de grupos, jornalistas, taxistas credenciados, membros da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná e do International Council of Museums .
Às quartas a entrada é franca das 10 às 18h. Já em toda primeira quinta-feira do mês, o horário do museu é estendido até às 20h, com acesso gratuito a partir das 18h.
Nos domingos o MON também funciona com programação especial. Tem oficinas e outras atividades.
Na hora do almoço, uma opção é o Coco Bambu no Crystal Shopping. O restaurante tem um cardápio variado com carnes, peixes e frango, mas escolhemos pratos com frutos do mar.
Pedimos um spaguetti com camarão no molho de tomates frescos e camarões mediterrâneo deliciosos.
Serviço:
O Crystal Shopping fica na Rua Comendador Araújo, 731, no bairro Batel. O funcionamento de segunda a sábado é das 10h às 22h e nos domingos e feriados, das 14h às 20h.
No período da tarde, comece pela Ópera de Arame. Não faça como nós, que resolvemos deixar essa atração para o fim da tarde e quando chegamos lá tinha acabado de fechar.
Aí não teve choro nem vela, tivemos que tirar a foto de longe, apenas da entrada, e já no escuro, por isso a qualidade das fotos.
Mas já visitamos a Ópera em outra viagem e é um espaço muito bonito. O teatro tem uma estrutura tubular e teto transparente, cercado por vegetação, lagos e cascata.
Ao lado da Ópera funciona o Espaço Cultural Paulo Leminski numa antiga pedreira que só abre pra shows.
Serviço:
A Ópera de Arame e o Espaço Cultural Paulo Leminski ficam na rua João Gava, s/n°, no Abranches. O horário é de terça a domingo das 8h às 18h (em ponto, rs). O acesso é gratuito.
O fim da tarde é no Parque Tanguá, pertinho da Ópera de Arame, inclusive dá pra ir andando. Essa também é uma atração do roteiro padrão de Curitiba.
É claro que a cidade tem outros parques, mas esse é o mais visitado pelos turistas, principalmente para ver o pôr do sol.
Com uma área de 235.000 m2 e muitas cores, são vários os pontos para apreciar o local.
O mirante principal tem 65m de altura, cascata e um jardim em estilo francês com flores e espelhos d’água.
Do belvedere de três pisos, decks metálicos e torres, vemos grande parte do parque do alto.
Serviço:
O Parque Tanguá fica na rua Oswaldo Maciel, no Taboão e funciona todos os dias das 8h às 18h, com entrada gratuita.
O dia pode terminar no Shopping Estação, com várias opções de jantar na praça de alimentação.
Como sobremesa, escolhemos um cheesecake sem glúten, com nozes, biscoito e iogurte natural, pra não ter peso na consciência, rs
Além das lojas, o Estação tem dois espaços para peças teatrais, o Teatro Regina Vogue e Teatro de Bonecos Dr. Botica, para as crianças.
O shopping fica num prédio anexo ao Museu Ferroviário, que reúne a história da antiga estação ferroviária de Curitiba.
O museu foi construído em uma antiga estação, com instalações inspiradas no funcionamento do século passado.
Serviço:
O Shopping Estação fica na av. Sete de Setembro, 2775, no bairro Rebouças e funciona de segunda à sábado, das 10h às 22h e nos domingos, das 14h às 22h.
O Museu Ferroviário abre de terça a sábado, das 10h às 18h e no domingo, das 11h às 19h.
Foi ou não foi um roteiro rapidíssimo? Mas deu pra aproveitar muita coisa, então, não tem desculpa para dar uma voltinha mesmo que o tempo seja apertado.
Para reservar outros passeios com nossos parceiros, entre nesse link.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular para uso fora do Brasil e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Salve esse roteiro relâmpago clicando no pin.
Todo mundo tem falado tanto desse passeio a Morretes que estou curiosa pra fazer. E o jardim botânico deve ser lindo. Sempre tive vontade de conhecer.
Acho que valeu muito a pena fazer o passeio de trem e desacelerar um pouco. Foi um dia muito relaxante, assim como quando visitamos o jardim. Programe-se!
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Adorei o post! Curitiba é uma cidade incrível para se visitar 🙂
É uma capital bem tranquila e gostosa de visitar, Camila. Fomos muito bem recebidos por lá.
Quem sabe voltamos para aproveitar mais sem tanta pressa, rs.
Obrigada por nos acompanhar!
Muito bom o roteiro, mas como curitibano fico até envergonhado! Acredita que até hoje não fiz este passeio de trem!?Já desci a pé, pela trilha do itupava, milhares de vezes, mas de trem, ainda não fui! 😮
Kkkk, é assim mesmo Itamar, a gente sempre acaba deixando o que está mais perto pra depois.
Mas sei que uma hora você arruma um tempinho na agenda, só não esquece de contar pra gente o que achou.
Obrigada pela visita!
Curitiba sempre a aparecer no meu timeline. Acho que é o destino a dizer-me que preciso de ir conhecer. Já tinha lido o seu passeio a Morretes e achei o lugar um charme também
Que bom que voltou aqui no blog para ver o nosso roteiro em Curitiba, Ruthia, quem sabe não é mesmo um sinal pra você se programar, rs.
Pense nisso.
Obrigada por nos visitar!
Tantas sugestões boas para aproveitar os dias em Curitiba. Já tomei notas de algumas para quando visitar.
Que bom que te ajudou Carla, espero que contribua na sua programação.
Esse é mesmo um roteiro clássico e meio que obrigatório na primeira visita à capital paranaense.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Conheci Curitiba mês passado e me encantei com a cidade. Só não deu tempo de fazer o passeio de trem a Morretes. Fica para próxima.
Pra fazer esse passeio tem mesmo que reservar um dia, Viviane. Mas assim você já tem um bom motivo pra voltar, rs.
Obrigada por nos acompanhar!
Que saudade de Curitiba! Tenho muito que voltar e seu post só fez aumentar a minha vontade. Fiz o passeio de trem a Morretes e gostei muito. Achei lindo também. Amei as fotos.
Então concordamos Lulu, o passeio de trem é uma delícia. Deve ser interessante fazer o percurso inverso também, voltando de trem por Morretes para ver o pôr do sol. Mais uma dica.
Obrigada por nos visitar!
Puxa, quanta coisa você conseguiu fazer em apenas dois dias. Preciso ainda fazer o passeio a Morretes, espero que na próxima vez dê tempo. Parabéns pelo post.
Obrigada Amilton, tentamos reunir aqui de uma forma mais organizada uma proposta de roteiro para facilitar a vida dos viajantes. Que bom que te inspirou a voltar e a experimentar novas rotas.
Valeu pela visita!
A próxima vez que for a Curitiba quero fazer o passeio de trem até Morretes, sempre leio comentários positivos.
Acho que você vai gostar Leo, a paisagem é bonita e a gente tem tempo para contemplar o passeio com calma.
Obrigada pela visita!
Sou louca pra fazer a viagem de trem em Curitiba. Deve ser lindo ao vivo!
Nós gostamos bastante Roberta. É uma forma de ver a paisagem de maneira mais contemplativa, sem correria.
Quando fizer esse passeio, conta pra gente.
Obrigada por nos acompanhar!
Eu também sempre viajo á trabalho e aproveito qualquer tempinho vago para turistas!
Acho Que o roteiro de 2 dias ficou ótimo e abrangeu bastante coisa!
Os parques de CTBA são um escândalo de lindos.
Tem também a torre OI, que tem uma vista de 360° pra cidade! Bjs
A gente tem que associar o útil ao agradável né?! Rs.
Não fui à torre, já é mais uma dica pra quando voltar com a família completa.
Bjs e obrigada por nos visitas!
qual agencia indica para o passeio em Morrets?
Oi Camila, fizemos orçamento com duas agências e escolhemos a que tinha o melhor preço, mas que foi recomendada pelo próprio hotel em que nos hospedamos, por isso achamos seguro.
E pelo que vimos lá, todas oferecem o mesmo serviço, o passeio com o almoço incluído (veja todos os detalhes aqui), por isso a opção é pesquisar o melhor preço.
Obrigada pela visita!