Imagens do Aleijadinho no MASP
A exposição é uma das que abrem o programa do museu em 2018
A primeira viagem da nossa filha à São Paulo foi rápida, mas na programação não poderia faltar uma visita ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.
E nessa manhã de arte e encantamento no MASP encontramos a exposição Imagens do Aleijadinho, que abre a programação do museu este ano.
Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738 -1814), atuou profissionalmente durante o ciclo do ouro em Minas Gerais, do século 18 ao início do século 19.
Nessa primeira mostra dedicada à obra do artista no MASP estão expostas 37 esculturas que pertencem a acervos de museus, igrejas e coleções particulares, além de fotos, mapas e gravuras que fazem referência à figura, à obra ou ao contexto do mestre mineiro.
Foi marcante ver de perto obras que receberam influências da arte barroca e rococó europeia e da visualidade africana e popular criadas pelo autor que ficou imortalizado, entre outras coisas, por trabalhos na igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, pelos Passos da Paixão de Cristo e pelos Profetas em Congonhas.
A manhã no MASP continuou no segundo andar, no acervo permanente do museu. São mais de 10 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.
O MASP tem o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, com peças expostas em cavaletes de cristal, uma inovação do primeiro museu moderno no país, fundado pelo empresário Assis Chateaubriand, em 1947.
Essa importante coleção reúne obras que a gente já viu muito em livros de arte, como o quadro Os Retirantes, de Cândido Portinari.
Para fechar esse curso introdutório ao universo artístico e cultural de São Paulo, dedicamos mais alguns minutos para admirar toda a imponência do prédio do MASP, com seu vão livre projetado por Lina Bo Bardi que se tornou um marco na história da arquitetura do século 20.
Serviço:
A exposição Imagens do Aleijadinho vai até o dia 3 de Junho. O Masp funciona na Avenida Paulista, número 1578, de terças a domingos, das 10h às 18h, com bilheteria aberta até às 17h30. Já na quinta, é possível comprar o bilhete até às 19h30. Na segunda o museu é fechado e nas terças a entrada é gratuita.
Os ingressos custam R$ 35 para adultos e R$ 17 para estudantes, professores e maiores de 60 anos. Crianças até 10 anos não pagam.
Para outras dicas de roteiro e até de hospedagem em São Paulo clique aqui. Para reservar passeios com nossos parceiros, entre nesse link.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular para uso fora do Brasil e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Salve essas dicas clicando no pin.
Que programa interessante! Não pode pedir mais quando se junta arte e gastronomia num só dia!
União perfeita né Janete?! Uma manhã contemplando arte e depois um delicioso almoço num ótimo japonês, pra que mais? Foi um dia muito feliz.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Que exposição interessante! As obras de Aleijadinho são lindas. O MASP é um ótimo programa em Sampa. Adorei o post.
Muito bonita e interessante mesmo, Lulu. Principalmente para quem ainda não teve o prazer de visitar Minas e ver o trabalho do artista de perto.
Que bom que gostou do post.
Obrigada por nos acompanhar!