O Museu do Círio, em Belém do Pará
O espaço integra o Complexo Feliz Lusitânia
Escolhemos começar nossa série de posts sobre Belém do Pará por esse museu dedicado à festa religiosa mais importante e bonita da cidade.
O Museu do Círio pode passar despercebido no bairro da Cidade Velha. Por isso atenção porque ele fica numa portinha com uma placa modesta na entrada, vimos por acaso e por sorte.
Mas valeu a pena entrar. O colorido logo na recepção nos insere na riqueza cultural da Festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
O acervo reúne cerca de duas mil peças que retratam a devoção popular da maior manifestação religiosa do Pará e uma das maiores do Brasil e do mundo, celebrada desde 1793 e tombada como patrimônio cultural imaterial brasileiro.
São objetos da arte sacra do século XIX, o artesanato de miriti (ou buriti), uma palmeira encontrada em várias regiões, até ex-votos, resultado das graças atendidas pelos fiéis, como um vestido de noiva e uma carteira de trabalho gigante.
Também estão preservados os mantos usados pelas imagens de Nossa Senhora de Nazaré, guardados desde a década de 1980.
A disputada corda carregada durante a procissão desde 1855 também faz parte da mostra, que mistura história, cultura e artesanato.
A memória dos aspectos culturais do Círio está exposta através das fitinhas com o nome da santa, compondo o colorido da mostra.
A diversidade da festa ganhou um espaço de destaque numa das salas do museu, num protesto contra preconceito e a homofobia.
E claro que não poderiam faltar as mais variadas réplicas da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
O interessante é que todos os anos a coleção do museu é renovada após a romaria do Círio de Nazaré, no segundo domingo de outubro, por meio de doações dos devotos.
O Museu do Círio foi criado em 1986 e reinaugurado em 2002 como parte do Complexo Feliz Lusitânia, na Cidade Velha.
O espaço é pequeno, então reserve pelo menos uma hora para a visita no seu roteiro pelo bairro.
Serviço:
O Museu do Círio fica na rua Padre Champagnat, na Cidade Velha e funciona de terça a sexta, das 10h às 17h. Nos finais de semana e feriados o horário é das 9h às 13h.
Os ingressos custam apenas R$ 4, a meia entrada para estudantes. Crianças até 7 anos, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e acompanhante não pagam.
As terças-feiras a entrada é gratuita.
Acompanhe nossas dicas de roteiro e de hospedagem em Belém do Pará aqui. Para reservar passeios com nossos parceiros, entre nesse link.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular para uso fora do Brasil e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Para salvar essas informações sobre o Museu do Círio, clique em um dos pins.
Muito legal o Museu do Cirio, e que bacana que todo ano ele recebe novas peças, permitindo assim seguir a contar a história da romaria.
Interessante né, Andrea?! E são os próprios devotos que doam as peças que ajudam a contar a história dessa festa que é patrimônio não apenas dos paraenses, mas também de todos o brasileiros.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Visitar o Museu do Cirio deve ser muito interessante para turistas católicos, é muito importante pra cidade, né? Boa dica!
Acredito ser um passeio muito rico culturalmente, independente da religião, Gabriela. O museu reúne muito bem fé com a cultura e arte.
É visualmente muito colorido e bonito, adoramos conhecer.
Obrigada por nos acompanhar!
A festa do Círio de Nazaré realmente é um patrimônio cultural brasileiro e fiquei feliz por sabe que há um Museu do Círio – perfeito para os turistas entenderem um pouco dessa tradição tão forte em Belém.
O legal é que dá pra sentir um pouco do tamanho e da importância dessa festa o ano todo, Cintia.
Mesmo pra quem não vê a festa, pode visitar o museu, que consegue representar muito bem o quanto o Círio é rico culturalmente e lindo de se ver.
Obrigada pela visita!
Que maravilha esse museu do Círio, hein? E a festa deve ser linda. Tenho vontade de acompanhar um dia. Gostei do preço, bem acessível!
Enquanto não chega o dia de ver o Círio de perto, a gente vai conhecendo mais dessa festa no museu, Anna Luiza.
E além do valor ser super acessível, dia de terça o acesso é gratuito. Não tem como perder.
Obrigada por nos visitar!
Que legal – taí um lugar que quero MUITO conhecer, espero q em breve – Pará! Não sei se pegaria a época do Círio, mas pelo menos o museu tem q visita né?
Imagino que na época do Círio a cidade esteja bem concorrida, Fer, mas ainda bem que tem o museu pra gente ter uma ideia da grandiosidade dessa celebração.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
eu adorei esse museu, conta um lado bem cultural e religioso de belem!
O Museu do Círio representa muito bem a diversidade cultural do Pará e vale muito a pena incluir no roteiro na cidade, Angie.
Um espaço para aprender também sobre a fé do povo paraense.
Obrigada por nos acompanhar!
Que interessante, não tinha ouvido falar deste museu do Círio em Belém. Gosto de museus pequenos, acho que acabamos aproveitando bem o acervo.
Foi uma surpresa descobrir o Museu do Círio, no centro histórico de Belém, Márcia.
Um acervo muito singelo que demostra a fé a riqueza cultural do povo do Pará, adoramos.
Obrigada pela visita!
To louca pra visitar o Pará. Adorei esta tua dica do museu do Círio! Tenho que marcar logo está viagem para o Pará!
Se o Pará tá na sua lista, Suriàn, então fica de olho nas dicas dessa nova série de posts aqui no blog que começou com o Museu do Círio.
Tem um monte de atrações legais vindo por aí.
Obrigada por nos visitar!
Lindo o Museu, tenho muita vontade de conhecer Belem, e esse museu será parada obrigatoria 🙂
Também achamos o espaço muito bonito, colorido e alegre. Simples e ao mesmo tempo de uma grande riqueza cultural, vale sim conhecer, Michele.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Não conheço a Festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré mas, embora não seja uma pessoa religiosa, acho esse património riquíssimo e a preservar. O Museu do Círio parece bem interessante. Dica anotada
A mistura entre cultura popular e fé está muito evidente em Belém, Ruthia, A festa do Círio é um ótimo exemplo disso.
Uma celebração perfeita para conhecer mais sobre o povo do Pará. E o museu soube demonstrar muito bem essa manifestação através do seu acervo.Vale visitar.
Obrigada por nos acompanhar!
Não sabia do Museu do Círio, em Belém do Pará. Tenho muita vontade de acompanhar a festa do Círio de Nazaré e acho linda essa tradição e religiosidade. Sem dúvidas incluirei o Museu do Círio em meu roteiro. Muito obrigada pela dica.
Disponha, Luciana, a festa do Círio é muito importante para os paraenses, mas se não der pra ir para as celebrações, o museu tá lá pra nos mostrar parte da tradição.
Foi muito bom ter tido essa oportunidade.
Obrigada pela visita!
Eu não sabia da existência desse Museu do Círio. Ótima dica. Quando voltar em Belém, vou visitar!
O Museu do Círio é uma graça e reúne um acervo muito interessante sobre essa que é a festa religiosa de Belém, Angela, é uma visita muito legal de fazer.
Obrigada por nos visitar!