Passeio guiado pelo centro histórico de Florença
Na capital da Toscana, o caminho das residências dos Medici conta a história de progresso da cidade
Fomos convidados pelo Musement para conhecer um dos seus roteiros em Florença, na Itália. Essa plataforma online oferece várias atividades como passeios, guias para museus, shows e eventos de arte.
Escolhemos o tour que faz um passeio pela história da família Medici através de suas residências pelo centro histórico da cidade, Patrimônio Mundial da Unesco e a maior concentração no mundo de monumentos e obras de arte ao ar livre.
O roteiro também passa pelo corredor Vasari, um caminho suspenso que liga estrategicamente alguns prédios da cidade.
Nesse post vamos mergulhar na história dessa família que foi tão importante para colocar Florença no mapa da arte mundial e do poder econômico da Toscana.
Quem foram os Medici?
A história dos Medici se confunde com a de Florença. Essa família esteve no centro do poder do mundo ocidental durante os séculos XIV e XV, num momento de grande desigualdade social e econômica.
Os Medici ficaram muito ricos graças as práticas bancárias e levaram à criação da classe média.
Eles também usaram sua influência e recursos para financiar a arte, contribuindo de forma decisiva para alavancar a produção no Renascimento.
Graças ao patrocínio dos Medici, Florença é hoje referência mundial na arte e é considerada o berço do Renascimento, com um um patrimônio artístico e cultural inestimável.
O passeio
Encontramos a guia Alexsandra na Piazza San Lorenzo, em frente à Basílica de San Lorenzo, também conhecida como a igreja da família Medici, porque sua obra foi patrocinada por eles e onde alguns dos Medici estão sepultados.
A guia logo nos conta que a igreja é um projeto de Filippo Brunelleschi, também responsável pela cúpula ou Duomo da igreja de Florença.
Da praça seguimos para o Palazzo Medici Riccardi, a primeira residência a família na cidade. Foi ali que Michelangelo Buonarroti viveu assim que foi adotado pela família para desenvolver sua arte.
Na fachada vemos o escudo da família e os arcos que foram fechados por Michelangelo. O artista também foi o responsável por criar nessa fachada um tipo de janela que ficou comum na Itália, essas duas do térreo.
Perto dali, conhecemos o prédio onde o jovem Leonardo da Vinci residiu. A placa na fachada indica que ali viveu o morador ilustre.
Logo ouvimos os sinos da Santa Maria del Fiore, a Catedral de Florença. Nos dirigimos para a Piazza del Duomo, onde fica a igreja, para conhecer mais sobre as atrações do lugar.
Começamos pelo Batistério, construído antes mesmo da Catedral.
Com formato octagonal, o Batistério de São João começou a ser erguido por volta do século quarto.
O formato remete ao oitavo dia, o tempo da Ascensão de Cristo, um símbolo da vida eterna, dada pelo batismo.
A principal atração aqui é umas das três portas do prédio, a Porta do Paraíso, obra de Ghiberti entre 1425 e 1452.
Feita de bronze, a porta é toda enfeitada com cenas do Velho Testamento e é na verdade uma réplica fiel da porta original, que está no Museo dell’Opera del Duomo.
A porta tem 5,20 metros de altura, 3,10 de largura e 11 centímetros de espessura.
O artista ainda deixou sua marca colocando a própria imagem e do filho exatamente no centro da porta, no local de abertura, para sempre ser visto.
Em seguida nos voltamos para os detalhes da imponente fachada da Catedral de Florença, decorada com as cores da Itália através do mármore vermelho de Siena, o branco de Carrara e o verde de Prato.
Com muitos detalhes esculpidos na fachada e em suas portas, a Catedral é uma das maiores obras-primas góticas e do início do Renascimento italiano.
Com construção iniciada o final do século XIII e concluída em 1359, a Catedral de Florença foi a maior da sua época na Europa e uma das maiores igrejas do cristianismo, com capacidade para 30.000 pessoas.
Atualmente a igreja, que tem 160 metros de comprimento e 43 metros de largura, só fica atrás da Basílica de São Pedro no Vaticano, da Catedral de São Paulo em Londres , da Catedral de Sevilha e da Catedral de Milão.
Outro detalhe importante da Catedral é a sua cúpula vermelha, que demorou 15 anos para ser finalizada.
A obra inovadora de Brunelleschi tem 45 metros de diâmetro e 100 metros de altura e era a maior do mundo até então.
O conjunto de construções da praça é completado com o Campanário de Giotto, a torre do sino, que tem 85 metros de altura e 414 degraus.
Continuando nosso passeio pelo Centro Histórico de Florença, chegamos à Igreja de Orsanmichele, a “Horta de São Miguel”.
O antigo mercado de grãos virou igreja em 1380 ou 1404. não se sabe ao certo.
A fachada tem 14 nichos que abrigam estátuas de santos. Entre os artistas que criaram as obras estão Giambologna, Donatello e Verrocchio.
Porém as esculturas que vemos são cópias, mas as originais podem ser apreciadas no museu de Orsanmichele, no andar superior da igreja.
O passeio ainda não terminou, mas você pode conferir o vídeo da primeira parte desse roteiro, que também está disponível no nosso Canal no Youtube.
De volta ao nosso passeio pelo caminho das residências dos Medici, vamos até à Piazza della Signoria, o centro civil de Florença.
Aqui fica o Palazzo Vecchio, outra magnífica moradia da família Medici.
A frente do palácio é decorada com várias obras, como a fonte de Netuno, com o rosto de Cosimo de Medici, a estátua do próprio Cosimo a cavalo e a réplica do Davi da Galleria dell’Accademia.
Outras obras estão expostas na Loggia dei Lanzi, uma espécie de galeria a céu aberto na praça.
Entre as esculturas, estão “Perseu com a cabeça de Medusa”, de Benvenuto Cellini e a versão esculpida em mármore do “Rapto das Sabinas”, de Giambologna.
Passamos ainda pela Galleria Uffizi que em seu acervo, reúne obras como “O Nascimento de Vênus”, de Botticelli e “A Adoração dos Magos”, de Leonardo da Vinci.
Mas a sua fachada também está toda decorada com esculturas de grandes mestres como o próprio Leonardo da Vinci, Michelangelo e Galileu Galilei.
Começa aqui o roteiro sobre o Corredor Vasari.
Projetado por Giorgio Vasari, o mesmo que construiu o prédio da Galleria Uffizi, o corredor foi encomendado pelo Grão-duque Cosimo I em 1565 e levou apenas cinco meses para ser concluído.
Com 1 km de extensão, o objetivo do corredor era ligar os escritórios dos Médici no Palazzo Vecchio, a atual Galleria Uffizi (que antes era um prédio de escritórios para magistrados, juízes, técnicos e comerciantes de Florença), com o Palazzo Pitti, última residência da família.
Graças ao corredor, os Medici podiam atravessar a cidade de norte a sul, sem serem vistos pelos cidadãos, mas de olho em todo mundo pelas janelas ao longo do percurso. Engenhoso, heim?!
E como esse caminho suspenso liga as duas margens do rio Arno, passamos também pela Ponte Vecchio.
O mercado de carnes de Florença que funcionava na ponte foi substituído por joalherias, já que o mau cheiro do açougue incomodava os Medici quando eles passavam pelo corredor, na parte de cima da ponte, rs.
No meio da ponte fica o busto de Benvenuto Cellini, considerado o ourives e escultor mais importante de Florença.
Desse ponto, podemos ver a ponte de Santa Trinità, projetada por Michelangelo.
Atravessando a ponte, o corredor passa ainda pela Igreja Santa Felicita, onde os grand duques da Toscana podiam assistir a missa de camarote, literalmente.
O Corredor Vasari termina na terceira e última residência dos Medici, o Palazzo Pitti, que hoje funciona como museu e ponto de turístico, assim como os Jardins Boboli, dentro do palácio.
Aqui também terminou nosso roteiro que misturou a história dessa importante família com a de Florença, uma cidade belíssima que respira história e arte.
Também tem vídeo da segunda parte desse tour pelo Centro Histórico de Florença, dá o play.
Serviço
A visita guiada dura em média 2 horas. Para grupos com mais de 15 participantes, são disponibilizados fones de ouvido.
Esse roteiro é oferecido todos os dias em inglês , italiano , francês , espanhol , alemão e português.
Crianças de até 6 anos não pagam e de 7 a 12 anos, tem uma taxa reduzida.
O valor é de € 25 por pessoa.
Tudo pode ser comprado pela internet e na hora do passeio é só apresentar o voucher no próprio celular.
Simples e sem demora.
O passeio guiado do Família que Viaja Junto pelo Centro Histórico de Florença foi uma cortesia do Musement.
Mais passeios do Musement você encontra neste site.
Essa viagem foi realizada com a assessoria da Atlas Turismo.
Acompanhe nossas dicas de roteiro e de hospedagem na Itália aqui.
Planeje agora mesmo a sua viagem. Use os links dos nossos parceiros para contratar seu seguro de viagem, alugar um carro, adquirir um chip de celular para uso fora do Brasil e escolher a sua hospedagem.
Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar trazendo informações de qualidade para você e sua família. Até o próximo post!
Para salvar esse roteiro pelo Centro Histórico de Florença, é só clicar em um dos pins.
Simplesmente amei conhecer Firenze/ tá na lista para voltar.
Florença merece muitas viagens, Suzana, há muito pra se ver.
E se tivermos a ajuda de uma guia profissional, tudo fica ainda mais encantador.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Sensacional esse passeio que vocês fizeram pelo centro histórico de Florença! E penso que com o auxílio de um guia, passeios como esses se tornam bem otimizados e mais proveitosos! Gostei de saber da existência do Musement que oferece esse tipo de serviço!
Os roteiros do Musement são muito interessantes, Deyse, especialmente para quem viaja com crianças. Queria fazer vários, rs, tem um até com degustação de gelato especialmente pros pequenos, legal demais.
E o melhor é que pegamos uma guia da cidade, o que tornou o passeio ainda mais rico.
Obrigada por nos acompanhar!
Florença é uma cidade muito rica em história e arte, adorei o roteiro proposto, pois dá um panorama geral antes de entrar nos locais.
Sim, Andrea. O roteiro associou as principais atrações ao contexto em que elas surgiram.
Sem falar que conhecer as curiosidades e as contribuições da família Medici para a história de Florença tornaram o passeio ainda mais interessante.
Obrigada pela visita!
Que show essa visita guiada! Uma aula de história in loco – que privilégio poder estar no lugar onde tantas coisas aconteceram, tantas lindas obras de arte e arquitetura. Fiquei encantada!
Viajar é mesmo uma oportunidade de aprender mais, Cintia, conhecer pessoas, outras culturas. Somos muito gratos pela chance de ter visitado cada lugar em que estivemos, voltamos sempre mais repletos de vida.
Esse passeio foi mais um dos momentos maravilhosos que vivemos, um passeio cheio de aprendizado e beleza.
Obrigada por nos visitar!
Que saudades me deu de Florença, já visitei a cidade em duas oportunidades e adoraria voltar. É uma das minhas cidades prediletas no mundo, amei o tour guiado, foi uma verdade aula de história e arte. O post ficou super completo, com informações importantíssimas para qualquer visitante que se interesse pela cidade, mesmo que virtualmente. Parabéns!
Que maravilha, Gisele, Florença merece mesmo muitas visitas.
Tivemos uma oportunidade incrível de conhecer muito sobre essa cidade incrível com a ajuda de uma profissional, uma passeio que nos trouxe muito aprendizado.
Obrigada pela visita!
Pelo caminho das residências dos Médici, o tour mostra o magnífico Cento Histórico de Florença, das grandiosas obras de arte também a céu aberto. Não por pouco que esse conjunto de belezas faz de Florença o berço do Resnascimento! Ótimo blog!!
É isso mesmo, Tamara, Florença é o berço desse movimento maravilhoso da arte que foi o Renascimento.
E conhecer tudo isso com a ajuda de um olhar profissional foi magnífico, as crianças adoraram e nós também.
Obrigada por nos visitar!
Que bacana essa plataforma – Musement, não conhecia! Viajei com vocês por cada cantinho do Centro histórico de Florença, cada lugar mais lindo que o outro.. sou apaixonada por história 😘
Foi a nossa primeira experiência com o Musement, Aline e gostamos muito dos roteiros que eles oferecem, são muito interessantes para crianças também.
Que bom que gostou do passeio, para quem aprecia História, como nós, é mesmo maravilhoso.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Um crime eu só ter estado, até hoje, um dia em Florença… senti que há tantoooo para ver. Essas fotos do post mostram que tenho mesmo de voltar, mal termine esta loucura do covid-19.
Um dia é mesmo muito pouco para Florença, Rui. A cidade é tão rica em História e arte que merece mais tempo.
Saímos da Itália pouco antes do covid-19 e somos gratos por termos tido a oportunidade de conhecer esse destino incrível sem problemas. Já queremos voltar, rs.
Obrigada por nos acompanhar!
Parabéns.
Fez uma excelente explanação da viagem a Florença.
Já estive lá más não sabia da história da família Médici.
Não conheci tudo más agora com esse roteiro fiquei anciosa para retornar.
Família que viaja junto vocês são nota 1000.
A gente sabia pouco sobre os Medici, Socorro, nem imaginávamos como eles foram tão importantes não apenas para Florença e a Toscana, como também para a Itália.
Viajar é sempre um aprendizado das mais variadas formas.
Obrigada pela visita!
Eu também amei conhecer Florença e sua história. Acho super válido fazer um city tour pela cidade e conhecer as principais galerias e museus.
Nesse caso, um tour a pé mesmo Dani, rs, já que em Florença os passeios acontecem com belas caminhadas.
É uma cidade pra ser apreciada nos mínimos detalhes.
Obrigada por nos visitar!
Fazer um passeio guiado em destinos históricos, como Florença, faz toda a diferença para conhecer a cidade!
Adorei essa sugestão de tour! Dica anotada para quando for a Itália.
Obrigado!
Pode ter certeza, um guia em Florença é um super diferencial, Murilo.
Amplia nosso olhar e conhecimentos sobre um lugar tão rico em arte e História.
Obrigada por acompanhar a nossa família!
Nossa, que sonho conhecer Florença! Adorei a ideia de um passeio guiado, só assim mesmo para absorver tudo ao nosso redor. Obrigada por compartilhar!
Verdade Marcela, com a guia que tivemos, nossa viagem à Florença ficou ainda mais completa. Valeu demais.
Obrigada por nos acompanhar!
Que demais este passeio guiado por Florença, tenho mta vontade conhecer e agora q já sei deste tour, vou usar ele quando for. Adoro passeios guiados, sempre trazem mtas informações incríveis! Obrigada por compartilhar!
Conhecer uma cidade como Florença com um guia é a melhor forma de vivenciar o lugar, Suriàn.
Os tours oferecidos pelo Musement são perfeitos pra isso, você vai adorar.
Obrigada pela visita!